Home Home Home Home Home Home Home

Editorial São Paulo, 6 de dezembro de 2017
Respeitamos a autonomia dos Sindicatos filiados

Para fortalecer uma parceria, antes de tudo é preciso ter uma boa harmonia entre as partes. Já trabalhou em um lugar onde não existe diálogo e um passa por cima da autonomia do outro? Quando isso acontece, termina algo que nem começou. Ou seja, as chances de um relacionamento saudável vão para o ralo. Posso dar um exemplo recente e que ilustra bem isso: a ingerência de uma outra confederação no trabalho do STAP Guarulhos (Sindicato dos Servidores) e também da CSPM.

Acima de tudo deve prevalecer a legitimidade das entidades e a legalidade da representação das mesmas. Quem tem hoje em primeiro plano essa seguridade é o Sindicato. Se ele não conseguir resolver, entra a Federação, caso ela se omita, entra a figura da CSPM. A CSPB não tem legalidade da representação dos Servidores de Guarulhos, portanto não tem representatividade para o setor.

A entidade, não sabemos "publicamente" como e o porquê, se envolveu em um problema ocasionado pela Prefeitura de Guarulhos ao demitir os trabalhadores em cargo de comissão sem pagar seus direitos trabalhistas. A coisa se agrava, pois em nenhum momento a CSPB procurou o STAP para saber o que ocorreu e quais as medidas adotadas. Essa ingerência gera um desgaste para todos
os envolvidos, pois não trará a solução para o trabalhador e atrasa o processo de negociação
legítima que o Sindicato fará com a Administração e que contará com apoio total da Federaçãp.

A CSPM (Confederação dos Servidores Públicos Municipais) e a Fesspmesp estão em união para apoiar todos envolvidos neste caso. E só iremos agir, seja com representantes no local, ações por parte do nosso Jurídico, se a entidade nos sinalizar que tudo bem. Interferir em algo que primeiramente diz respeito apenas ao trabalho deles é desrespeitar sua representatividade e atrasar suas atividades. Nosso papel é ajudar, visar o bem para os trabalhadores de uma forma que não atrapalhe os mesmos.

Reitero que estamos de portas abertas para auxiliar sempre que preciso e, neste caso do STAP, já estamos em um trabalho conjunto para reverter esta situação. Através do diálogo iremos conseguir avançar em prol dos trabalhadores, que merecem seus direitos. Com respeito e trabalho sério, as demandas vão ser solucionadas. Isto vale para qualquer situação e qualquer organização. Nós da Fesspmesp nos orgulhamos de ter as portas sempre abertas e respeitar os limites de todos.

Respeito é a primeira palavra para construir um bom relacionamento!

Aires Ribeiro é presidente da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais), da nova Confederação dos Servidores Municipais e tesoureiro do Sindicato dos Servidores de Americana (SSPMA). Clique aqui e saiba mais sobre a Confederação

Aires Ribeiro é presidente da Federação e líder da CSPM (Confederação dos Servidores Públicos Municipais)

24/11/2017 - Não é hora de se acomodar. É PRECISO MUDAR!
26/10/2017 - Nossa palavra de ordem é RESISTÊNCIA!
13/7/2017 - A Nação brasileira continua VIVA!

 
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações

Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores