 |
Editorial |
São Paulo, 17 de março de 2016 |
Perspectivas para 2016 - Acesso à informação |
Chegamos ao mês de março e com ele também vem o terceiro e último editorial do presidente Aires Ribeiro da série sobre as perspectivas para 2016. Na sua última análise, ele falou sobre a importância dos dirigentes estarem atentos a receita do seu município. Apesar do caos econômico vivido em todas as partes, é preciso estar atento: se houve aumento na arrecadação sem grande elevação de custos, por que negar o aumento ao Servidor? Fiquem atentos nas dicas apresentadas.
LEIA A ORIENTAÇÃO NA ÍNTEGRA
Continuando nossa análise de 2016, quando sentarmos com as Administrações, as palavras serão sempre as mesmas. Vão nos falar que a Folha de pagamento está ultrapassando a lei de responsabilidade fiscal, portanto, não será possível qualquer reajuste. Estamos num ano difícil etc... Já prevendo todo este discurso, temos de estar preparados com as seguintes informações ou cobrá-las para que sejam apresentadas:
1) Ter pleno conhecimento do número de Servidores lotados;
2) Quantos desses Servidores são concursados;
3) Quantos são os trabalhadores temporários, comissionados ou eventuais;
4) Verificar se há pagamentos por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) ou organizações sociais;
5) Custo de horas extraordinárias;
6) Qual o peso na folha das gratificações e comissões;
7) Análise da estrutura administrativa (secretarias e prédios);
8) Análise salarial da região;
9) Análise do crescimento da despesa com aumento do quadro de funcionáriose colaboladores.
Tendo estas informações sobre controle, com certeza acharemos alternativas para repor a inflação e conseguir algo de aumento real. O dirigente sindical não pode se deixar levar pelo canto das Administrações. É preciso cavar todas estas informações. Tanto das despesas com folha, quanto receitas. Tenho certeza que vão encontrar muita coisa.
Vamos ao trabalho!
Boa sorte a todos!
Aires Ribeiro é presidente da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais), da nova Confederação dos Servidores Municipais e tesoureiro do Sindicato dos Servidores de Americana (SSPMA). Clique aqui e saiba mais sobre a Confederação |
|
|