|
Entrevista |
São Paulo, 2 de setembro de 2015 |
ENTREVISTA - André Fabiano Landucci conta sua história de incansáveis lutas e de perseverança |
O coordenador André Fabiano Landucci efetua importante trabalho junto à equipe do Sindicato de Cosmópolis |
Trabalhar com orçamento reduzido ou quase nulo, negociar incansavelmente com a prefeitura e não obter retorno algum e ainda assim criar planos estratégicos para beneficiar o funcionalismo não é uma tarefa fácil para ninguém. O que faz toda a diferença no âmbito sindical é como os dirigentes lidam com estes desafios e se todos estão realmente dispostos a arregaçarem as mangas.
Exemplo de seriedade e comprometimento, nosso entrevistado da semana, André Fabiano Landucci é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Cosmópolis e atua no setor público desde 1994. Frente à coordenação da entidade, Landucci contou para nós sua trajetória de lutas em favor da classe.
Confira o perfil do dirigente na íntegra!
|
No serviço público há mais de 20 anos, André encara desafios e diz que declínio orçamentário não é problema para quem quer de fato trabalhar
|
1) Como se tornou funcionário público?
Iniciei meus trabalhos no funcionalismo em 1994. Comecei como mecânico de manutenção. Notei que não só a minha categoria, mas os funcionários públicos em geral, enfrentavam uma situação de verdadeiro descaso com os empregadores – a prefeitura. Passei a me aprofundar mais nos assuntos trabalhistas e fiz amizade com pessoas que realmente estavam dispostas a mudar nossas condições.
2) Como entrou no meio Sindical?
Entrei em 1998, quando um grupo de colegas me convidou para formar uma chapa, pois, eu já auxiliava na coordenação de ações Sindicalistas. Participamos de uma eleição, com duas chapas e vencemos. A partir daí assumi o compromisso de trabalhar em favor da minha classe, na busca por melhorias e avanços. Decidi me dedicar integralmente ao meu trabalho na entidade. Tive de abrir mão do meu trabalho em manutenção, mas não me arrependi de nada - agora consigo mudar muitas coisas que julgava injustas.
3) Como estava a entidade quando entrou para a diretoria?
Nós sempre lidamos com um quadro precário quanto aos recursos financeiros, mas confiávamos em nosso trabalho, já que nossa equipe era batalhadora e determinada. Investimos no aprimoramento de nossa equipe, com o auxílio da Federação, e sempre demos um jeito de nos mantermos e de levantar as verbas necessárias para a execução do nosso trabalho. Aos poucos ampliamos nosso quadro de filiações e nossas ações se fortificaram cada vez mais.
4) Qual foi o principal desafio encontrado por sua equipe?
Creio que nosso principal desafio foi a realização de uma greve em 2001, onde buscávamos uma remuneração mais justa para os servidores. Queríamos a recomposição salarial e por vinte e um dias de paralisação nos reunimos com a prefeitura para incansáveis negociações. Elas não resultavam em nada e a tensão no funcionalismo só aumentava. Diversos vereadores e companheiros Sindicalistas uniram-se a nós e, depois de muita briga, conquistamos pequenos ajustes e desistimos da greve. Eles nos fizeram repor os dias paralisados e até realizaram descontos na folha de quem não repôs as horas perdidas. Creio que hoje em dia esse quadro seria diferente, mas ficamos satisfeitos na época. |
|
|
Com o apoio da Fesspmesp, o dirigente conseguiu negociar melhorias junto à prefeitura. Parceria que dá certo! |
5) Qual a principal vitória adquirida para o Servidor?
Para mim a conquista do vale-alimentação em 2011 foi uma das mais comemoradas pelos servidores. Nós reivindicamos e negociamos com prefeitura por muitos meses, até que garantimos este benefício, mais do que merecido ao trabalhador. O que mais nos deixa feliz, é que iniciamos com apenas R$60,00 de vale que hoje transformamos em um recurso de R$400,00 para compra mensal de alimentos. É um direito básico que faz toda a diferença para funcionário que trabalha duro em benefício do coletivo.
6) Como é a relação com a prefeitura da cidade?
Apesar de termos enfrentado várias situações de discórdia durante a greve e até turbulências diante de certas irregularidades encontradas, não posso dizer que eles sejam totalmente omissos ou que não nos respeitem. Somos todos profissionais e tentamos periodicamente dialogar, buscando melhores acordos para o funcionalismo. Sempre teremos nossas diferenças, pois, trabalhamos com objetivos distintos. Como entraremos em acordo e como diminuiremos estas divergências é o que realmente importa.
7) Quais benefícios oferecidos aos sócios?
Temos um departamento jurídico que está à disposição do funcionário, as terças e sextas-feiras. Sempre incentivamos nossos filiados a esclarecerem suas dúvidas e a fazerem denúncias quanto aos assédios e irregularidades sofridas no ambiente de trabalho. Também dispomos de convênio odontológico com custo totalmente reduzido, que auxilia no tratamento e prevenção de doenças. |
|
|
Buscando enriquecer seus conhecimentos Landucci participa de cursos e debates promovidos pelas entidades |
8) O que pleiteia para o futuro do Sindicato?
Nós temos vários planos que certamente vão aprimorar nosso trabalho como entidade e beneficiar o funcionalismo em geral. Entre eles, em longo prazo, desejamos a obtenção de uma sede própria. Para um futuro mais próximo, aguardamos o resultado de uma ação, movida por nossa entidade para obrigar os gestores a executarem o plano de avaliações funcionais. Essas avaliações deixaram de ser feitas e são muito importantes, uma vez que avaliavam o desempenho e a assiduidade dos servidores em suas funções, e diante dos resultados realizavam o aumento de 2% na folha de pagamento. Essa gratificação atua como reconhecimento de um trabalho bem feito e é um direito do colaborador. Vamos pressionar e garantir que isso seja respeitado.
Depoimento
Quero fazer um apelo aos servidores de Cosmópolis e deixar claro que o Sindicato não pode fazer nada sozinho. É impossível representar as necessidades dos Servidores sem realizarmos contato constante e sem agirmos em verdadeira parceria. Indiferente de se filiar à entidade ou não, peço a todos os trabalhadores do serviço público que se unam a nós e que participem de nossas atividades. Afinal, todos sairão beneficiados. Agradeço toda a equipe da Fesspmesp que nos acudiu nos momentos mais turbulentos e reforço que podem contar comigo para o que precisarem.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com |
|
Entrevistado decidiu dedicar-se em tempo integral ao serviço sindical e, apesar das lutas, não se arrependeu |
|
|