Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 9 de setembro de 2015
ENTREVISTA - Funcionalismo conta com Lourival Neri para árduo trabalho em defesa do setor da saúde

Diretor de saúde participa ativamente das reuniões de capacitação sindical, promovidas por nossa Federação

Para defender o funcionalismo com garra e verdadeira dedicação, precisamos contar com o auxílio de companheiros batalhadores e de pulsos fortes, que não se intimidem com os administradores municipais e até mesmo outros oportunistas e opressores que estamos cansados de nos deparar.

A cidade de Mauá pode contar com a seriedade e a firmeza do diretor Lourival Neri de Pontes para defender não só os Servidores da área da saúde, mas também para lutar em favor da comunidade que necessita destes serviços e que nem sempre tem representatividade junto ao poder público.

Em entrevista ao Fesspmesp o ex-militar Lorival, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mauá, nos contou sobre sua vivência no âmbito sindical e seus principais desafios.

Confira o bate-papo na íntegra!

Após anos de dedicação ao exército militar e ao serviço federal, Lourival Neri de Pontes assumiu a luta em defesa dos direitos do funcionalismo

1) Conte-nos sobre sua experiência no serviço público.
Trabalhei na polícia do exército de 1978 até 1982 e posteriormente me tornei funcionário do serviço federal. Em 1985 entrei para o serviço público. Comecei prestando serviços na saúde - a princípio como motorista de ambulância - e me identifiquei muito com a área. Me formei em enfermagem e atuando nos municípios de São Paulo, especialmente em Mauá, passei a conviver mais de perto com os problemas e as necessidades da comunidade.

2) Como o Sindicalismo passou a fazer parte de sua vida?

Como em 2003 eu me desdobrava em três empregos e em três municípios diferentes, um companheiro já da área sindical acreditou que eu tinha experiência suficiente para representar meus colegas da saúde, somando meus conhecimentos ao Sindicato. Embora na época eu não acreditasse muito no movimento sindicalista, topei o desafio, pois, não consegui ignorar as necessidades da categoria. Entrei como diretor de saúde e permaneço na função, desde então.

3) Quando assumiu a função junto ao Sindicato, qual foi o principal desafio?
Nosso principal desafio, até os dias de hoje, é a luta contra a terceirização de mão de obra. Ela tem tomado todo o país e não é só a saúde que se vê prejudicada. A população sofre cada vez mais com os descasos do governo que tende a lavar as mãos perante todas as suas necessidades básicas. Para você ter uma ideia, nossos Servidores buscam por reconhecimento e valorização há anos, porém, a vez é de quem vem de fora. O programa "Mais médicos" é exemplo disso. Quem depende de hospitais públicos não consegue sequer manter os tratamentos já que o remanejamento de funcionários é constante, o que impede o devido acompanhamento.


Com o apoio de dirigentes de outros municípios, Lourival traça estratégias e apresenta nas comissões de Mauá

4) Quais são os impactos negativos deste programa?
Veja bem, estamos acompanhando toda trajetória dos nossos trabalhadores que se aprimoraram em diversas áreas da saúde e quando buscaram uma oportunidade de servir à sua própria comunidade, se depararam com as portas dos hospitais fechados para Servidores brasileiros. Se olharmos até de maneira leiga para o histórico do quadro de funcionários dos hospitais de Mauá, notaremos que, embora a população tenha crescido exorbitantemente, o número de trabalhadores está estagnado há anos. Saúde é coisa séria, porém, nossos administradores fingem não enxergar isso. Éramos exemplo em cirurgias e agora nossos hospitais mal garantem atendimento digno.

5) Como o Sindicato reage perante as injustiças ocorridas na saúde?
Estamos sempre buscando alternativas junto ao poder público e até mesmo judiciário para garantir não só permanência e melhoria de trabalho aos nossos Servidores, como também pressionamos as autoridades para a realização de novos concursos públicos. Participamos ativamente de diversas comissões e traçamos importantes metas para beneficiar o funcionalismo e a população. Acho que não basta reclamar. Já passou da hora de mudarmos a política pública e nós, como representantes da classe e membros da comunidade, vamos agir na busca de melhores condições para todos.


Com a seriedade que o serviço público e seus trabalhadores merecem, o dirigente participa de inúmeros debates

6) E quais soluções vocês propõem?
Como comentei, não basta estar indignado com o descaso das autoridades com a saúde e cruzar os braços diante dos problemas. Além de manter pulso firme nas cobranças, estamos com um projeto que trará dois médicos para realizarem atendimentos em nossa sede para os Servidores. Estamos fazendo os últimos ajustes financeiros para colocar esse plano em prática, mas creio que no início do ano já conseguiremos tirá-lo do papel.

7) Como avalia o crescimento econômico da cidade?
Nós enxergamos o desenvolvimento de Mauá com bons olhos, porém, é frustrante notar que a cidade se desenvolva tanto na área do comércio em geral, aumente rápida e constantemente sua população e esqueça-se de investir em quem realmente presta serviços para os munícipes. Ainda suprimos as necessidades de moradores das cidades vizinhas e mesmo assim não vejo esta cidade valorizar o funcionalismo. São essas diferenças que nosso Sindicato busca diminuir.

8) Quais são os benefícios oferecidos aos sócios?
Nós temos convênio com algumas lojas da região e até com salões de beleza. Oferecemos plano odontológico, um clube para o lazer e também salão de festas para cerimônias e grandes comemorações. Todos os serviços são oferecidos com custo reduzido. Temos convênios com colônias de férias e dispomos de auxílio jurídico para os associados.


Diretor da complexa àrea da saúde, Lourival não se intimida com ameaças políticas e favorecimentos partidários

Deixe um depoimento para os Servidores

Quero deixar claro aos nossos trabalhadores que permanecemos fortes na luta contra todas as injustiças que a classe vem sofrendo nos últimos anos. Para nós é indiferente qual partido político estará no poder: vamos resistir à opressão. Você merece reconhecimento e valorização e nós não vamos descansar enquanto os administradores fecharem os olhos para nossa precária situação. Agradeço pela confiança e pela participação de todos na tomada de decisão da entidade e acredito que nossa união tende a resultar em constante progresso para todos os setores.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Município de Mauá conta com o dirigente em ações da entidade e no funcionamento das novas macrorregiões

Confira mais notícias

 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores