Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 22 de setembro de 2015
ENTREVISTA - Eudinei Cabral inicia projeto que visa eleger vereadores que representem o funcionalismo

Cabral é presidente do Sindicato de Paulínia e permanece unido aos outros dirigentes na busca por melhorias

Fortalecer a luta do Servidor por meio de uma representatividade mais efetiva nas Câmaras de Vereadores de todo o Estado. Essa é mais uma iniciativa da Federação para auxiliar no árduo trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos em defesa do funcionalismo. Ter representantes nas casas legislativas que realmente se importem com a categoria tem sido um dos principais objetivos do nosso presidente Aires Ribeiro.

A coordenação e a busca por lideranças sindicais que possam disputar a eleição para vereador em 2016 estão a cargo do companheiro Eudinei Cabral de Oliveira, Secretário de Relações Políticas da Fesspmesp e presidente do STSPMP (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia). A experiência sindical do companheiro será de extrema importância na identificação e preparação dos nossos representantes na disputa.

A iniciativa tem por objetivo contar com representantes que realmente entendam e defendam os direitos e interesses do Servidor público municipal. Em nossa entrevista, de maneira clara e objetiva, Cabral explica como a eleição de vereadores pode ajudar a categoria.

Saiba o que pensa nosso diretor na entrevista a seguir!

Eudinei Cabral participa das ações da Federação
e colabora com a criação e desenvolvimento de projetos para as entidades filiadas
1) Qual a importância para os Sindicatos que representam os Servidores municipais de ter candidatos a vereador?
Tudo começou ano passado (2014) com a candidatura do companheiro Tadeu Cohen, de Campinas. Entendemos que o setor público, no nosso caso o municipal, precisa ter representantes realmente engajados com nossas lutas e que realmente defendam nossos direitos. A forma como o funcionalismo é visto hoje é muito desleal, ineficiente e de certo modo até denigre a categoria. Todos os setores têm representantes nas Câmaras de Vereadores. Nós, do setor público não. Durante as campanhas todos os candidatos falam que vão defender e lutar pelos interesses do Servidor. Após a eleição, eles ganham e se esquecem de que nós existimos. Por isso, a importância de termos nossos próprios representantes.

2) Mas não é difícil conciliar a atividade sindical com a política?
Não nesse caso, pois após a definição de quais companheiros irão participar da disputa faremos encontros para orientar sobre os caminhos a serem seguidos para que o sindicalista não se confunda com o político. Nossos representantes, após eleitos, têm de fortalecer a unidade sindical e defender a luta dos Servidores em busca de melhores condições de trabalho, valorização da categoria, salários mais dignos, entre outras reivindicações. Queremos representantes políticos, que ao mesmo tempo não fujam de suas raízes e se transformem em políticos profissionais.

3) O que esperar de um dirigente sindical caso seja eleito?

Em primeiro lugar muito trabalho, como deve ser. Depois, que ele seja nosso verdadeiro representante. Atualmente é uma covardia. Somos a maior categoria de trabalhadores do País e não temos representatividade política. Não é à toa que são aprovados diversos projetos na câmara que desfavorecem o funcionalismo e que pouquíssimo é exposto em favor da classe. Eleger sindicalistas para o Legislativo municipal é uma das maneiras de começarmos a consertar essa distorção e de expor ainda mais as necessidades dos nossos trabalhadores.


Cabral acredita que o funcionalismo necessita de vereadores da categoria que tenham vivência no Sindicalismo

4) Além de representatividade o que os sindicalistas eleitos vereadores podem proporcionar a mais para a categoria?
O fortalecimento da nossa luta. Com representantes no Legislativo o Servidor público municipal se torna mais forte. Terá voz ativa em um dos principais setores da sociedade. Hoje estamos reféns dos Executivos e dos prefeitos. Com representantes na Casa responsável por fazer as Leis acredito que o Servidor sairá fortalecido e com mais possibilidades de vitórias nas negociações. É indiscutível a necessidade de reforma política e nossa classe não está fora deste contexto. Precisamos equiparar nossas forças para, enfim, negociarmos de igual para igual.

5) Então Servidor deve votar em Servidor?

Com certeza. Chega de apoiar políticos que não vão lutar por nossa causa. É hora de darmos um basta. Todo presidente de Sindicato deve reconhecer e saber que é referência em sua cidade. É claro que isso trará ainda mais responsabilidades, não só com seus associados como também com a sociedade. Representar esses dois importantes seguimentos como vereador é uma boa maneira de retribuir a confiança que recebem para estar no cargo.

6) Como está o trabalho até agora? Muitos sindicalistas já se apresentaram como possíveis candidatos?
Estamos amadurecendo a ideia há um bom tempo. Mas o trabalho de campo, efetivo, começou há pouco. Recentemente, em encontro organizado pela Fesspmesp, conversei com algumas lideranças que já colocaram seu nome à disposição. É um processo longo e vamos desenvolvê-lo ao longo das reuniões que estão sendo realizadas pelas Macrorregiões.

7) Como é feita a escolha dos candidatos?

Não tem escolha. Estamos trabalhando para identificar dirigentes de Sindicatos que tenham interesse em representar a categoria na disputa. A Fesspmesp dará apoio e capacitação para todos que decidirem entrar na disputa. Entendemos que cada Sindicato filiado à Federação deveria lançar ou indicar um candidato. Quanto mais opções nós dermos à população mais oportunidades teremos de sair vitoriosos.

8) Como convencer o Servidor a votar e a apoiar um candidato representante do Sindicato?
O Servidor sabe o que é melhor para a categoria. Por isso, acredito que quando souber que um dirigente ou que alguém que tem apoio do Sindicato está concorrendo a vereador, dará seu voto de confiança. É o nosso futuro que está em jogo e está na hora de mostrarmos que também sabemos fazer política partidária. Com a força e a união do setor tenho certeza que sairemos ainda mais fortalecidos casos consigamos eleger nossos próprios representantes para os legislativos municipais.


CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Confira mais notícias
 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores