Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 20 de outubro de 2015
ENTREVISTA - Toninho do Caps promete
administração forte e transparente

Toninho deixou claro que os Servidores terão voz em seu mandato e que o trabalho do Sintrasp será ampliado

Antonio Rodrigues dos Santos, o Toninho do Caps, foi empossado no último dia 16, na presidência do Sintrasp (Sindicato dos Trabalhadores de Osasco e região). O líder, que nem bem assumiu, trabalha há anos para fortalecer ainda mais a categoria. Com uma diretoria experiente e capacitada, promete uma administração forte e transparente na luta em defesa do Servidor.

Como meta, Toninho busca manter e expandir as conquistas, além de continuar o trabalho em busca de novas vitórias que beneficiem o funcionalismo. Para isso, o dirigente utilizará toda a experiência adquirida ao longo de sua carreira como Servidor público, sempre atuando para beneficiar a classe.

Em uma conversa agradável e descontraída, Toninho do Caps conta como entrou para o sindicalismo, resumindo suas lutas ao longo dos anos e seus projetos para o futuro. Ele ressalta: "Esta é uma das etapas mais importantes e desafiadoras da minha vida. Mas com trabalho e seriedade tenho certeza que honrarei a confiança de todos aqueles que confiaram em nossa proposta de trabalho". Confira a entrevista na íntegra!

Toninho é casado, pai de cinco filhos e avô.
É sindicalista do bem e forte liderança não
só em sua cidade, mas em todo o País
1) Como você entrou para o sindicalismo?
No ano de 2000 participei da criação de uma associação para lutar pelos interesses da categoria. Naquele momento, o Servidor de Osasco sofria com todo tipo de injustiças e perseguições. Sem contar as condições de trabalho desfavoráveis e o desrespeito generalizado. Entendi que era o momento de participar efetivamente da luta por melhorias para os meus companheiros do setor.

2) O movimento sindical mudou muito nesses último anos? Como você avalia isso?
Podemos dizer que sim e que não ao mesmo tempo. Sim, porque temos conseguido vitórias que no passado seriam muito difíceis. O surgimento de novas maneiras de comunicação, em especial as redes sociais, tem ajudado muito no sentido de divulgar nossas reivindicações e pressionar os gestores a nos atenderem. Atualmente, conseguimos nos comunicar com um número grande de companheiros em poucos segundos. No passado, para atingirmos uma pequena parte da categoria, demorávamos meses.

3) E em qual sentido não houve mudanças?
Nas questões que envolvem as necessidades dos Servidores. Nossas reivindicações atuais são as mesmas do passado. Infelizmente, em pleno século XXI ainda temos que lutar por reconhecimento, salários dignos e boas condições de trabalho. Nesse ponto o tempo passou, mas a mentalidade dos prefeitos não.

4) Quais seus planos agora que assumiu o Sintrasp?
Eu e a diretoria eleita trabalharemos para fazer um trabalho diferenciado. Nossa intenção é democratizar ainda mais o atendimento para o Servidor. Já estamos trabalhando para ampliar todos os serviços de assistência ao associado e fazer com que as negociações por melhores salários e direitos sociais continuem, de maneira precisa e ainda mais satisfatória.


O novo presidente do Sintrasp participa de diversos cursos de capacitação e mobilizações em várias cidades

5) O Servidor pode contar com alguma novidade já no início deste mandato?
Muitas. E uma delas estará em prática nos próximos dias. Fechamos parceria com um profissional de Segurança e Saúde do Trabalho. Ofereceremos atendimento para nossos associados para que possam tirar dúvidas e contar com acompanhamento especializado em doenças dessa natureza. Com essa iniciativa vamos colaborar com a preservação e manutenção da saúde do trabalhador.

6) Mais alguma novidade irá impactar diretamente o Servidor?
Também daremos ênfase ao setor de comunicação. Não adianta trabalhar e realizar coisas positivas se o Servidor não ficar sabendo. Além de informar a categoria de todas as nossas ações, queremos que participem para nos ajudar na busca de soluções para os principais problemas do setor. Temos de aproveitar os benefícios proporcionados pela Internet, que são inúmeros, e pelas redes sociais para unir e fortalecer a unidade sindical.

7) O que esperar do Sintrasp nos próximos seis anos?
Um Sindicato forte e uma administração transparente na luta em defesa do Servidor. Um dia após minha posse reuni meus diretores e já começamos a implantar essa nova metodologia de trabalho. O trabalhador quando nos procurar deve se sentir em casa. Estamos na direção certa para servir e proporcionar o máximo de melhorias possíveis para a categoria. O Sindicato é dos Servidores, nós somos apenas os operadores do mecanismo.


A vitória da Chapa 1 mostra que a diretoria está no caminho certo e está aberta para desenvolver novos projetos

8) Isso significa uma diretoria mais próxima do trabalhador?
Sim. Estamos definindo as funções que serão delegadas a cada diretor para divulgarmos posteriormente aos Servidores. Deixaremos as pessoas bem informadas sobre quem cuida do que. De agora em diante todos terão funções e serão responsáveis por determinados atendimentos aos nossos associados. Isso inclui uma presença mais forte na base. Temos que trazer o Servidor para perto e para isso temos de ir ao seu encontro.

9) Quais os principais pontos a serem trabalhados nesse início?
Todas as demandas são prioridades. Porém temos assuntos que merecem destaque como a implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) para toda a categoria, a incorporação do abono complementar ao salário e a luta por um piso salarial condizente com a realidade do município. Atualmente, apesar da sua importância econômica, Osasco tem um dos menores piso salarial da região.

10) Que problemas você espera encontrar?
Todos os tipos possíveis. Fomos eleitos exatamente para isso: solucionar os problemas enfrentados pela categoria. Sei das dificuldades que enfrentaremos, mas estou preparado para enfrentá-las. Quanto a isso, o Servidor de Osasco e Região pode ficar tranquilo, pois continuaremos com uma luta forte e determinada em defesa de seus direitos.

Membros da diretoria empossada na sexta (16) comemoram o início da nova gestão pelos próximos seis anos

11) Deixe um recado para os Servidores de Osasco.
Peço a todos os nossos colaboradores que confiem no Sindicato e levem suas reclamações e sugestões para nossa diretoria. Estamos iniciando um trabalho para promover a valorização da categoria e o fortalecimento da luta do Servidor. Defender nossos direitos, buscar melhores condições de trabalho e lutar por valorização pessoal e financeira serão bandeiras que estarão hasteadas em todos os setores de nossa administração.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja cnosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Confira mais notícias

 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores