Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 26 de outubro de 2015
ENTREVISTA - Rafael Ribeiro dedica-se à apresentação da Fesspmesp para ampliar número de filiados

Rafael Ribeiro é diretor do Sindicato de Pontal e atua em diversas ações da Federação e de seus membros

Como representantes do funcionalismo assumimos a responsabilidade de permanecer em constante contato com a categoria, para unir informações sobre suas reais necessidades e ainda planejar criteriosamente ações que favoreçam a classe.

Para assumir a frente das lutas sindicais, que não são poucas, e obter vitórias concretas, nossos dirigentes, por muitas vezes, abrem mão do convívio familiar e de seus interesses particulares para empenhar-se na defesa do coletivo. Nosso entrevistado dessa semana é exemplo disso.

Casado, Rafael Ribeiro, que é diretor do Sindsempo (Sindicato dos Servidores Públicos de Pontal) e delegado da Fesspmesp, participa ativamente de nossas ações. Aos 27 anos, o dirigente divide seu tempo entre a apresentação da Federação para novas parcerias, o auxílio aos companheiros e o funcionamento da entidade de origem.

Confira a entrevista na íntegra!

Aos 27 anos, Rafael se divide entre as
viagens de apresentação da Fesspmesp e a defesa dos Servidores da cidade de Pontal
1) O que o motivou para seguir carreira no sindicalismo?
Iniciei minha carreira como Servidor público em 2008, atuando na área de processamento de dados na cidade de Pontal. Eu entrei para o funcionalismo imaginando que faria alguma diferença considerável para o setor público e aos primeiros meses de trabalho já estava indignado com as injustiças que ocorriam com os trabalhadores da categoria. Comecei a fazer vários planos e percebi que tinha vocação para trabalhar pelo coletivo. Logo me aliei à uma chapa e aos poucos fomos conquistando nosso espaço.

2) Sobre essas injustiças, vocês não tinham um Sindicato atuante na região?
Nós tínhamos um Sindicato que simplesmente se negava a atender aos pedidos da categoria e por muitas vezes ignoravam o Servidor. Em diversas situações, percebi que os meus colegas ficavam perdidos, sem ter a quem recorrer e sem entender o porquê de várias mudanças que ocorriam em nosso ambiente de trabalho.

3) Por que acha que o Sindicato cruzava os braços?
Além de ser dirigido por familiares dos gestores da Prefeitura, acredito que eles estavam voltados para a criação de alianças políticas e não estavam dispostos a pôr essas parcerias em risco. Na época, lembro que vários membros que estavam à frente da entidade visavam suas candidaturas como vereadores e etc. Diante disso quem se lembraria do Servidor ou aceitaria indispor-se com a Prefeitura? Não tinha o menor nexo.

4) O que fez para mudar a situação?
Eu bati de frente por inúmeras vezes com os líderes sindicais e ao perceber que nada mudaria, agi com inteligência na oposição. Fui convidado para participar de uma chapa, auxiliei os companheiros no levantamento de todas as necessidades dos Servidores e na divulgação dos objetivos da chapa, além de mostrar todas as arbitrariedades que poderíamos corrigir.


O delegado expõe os recursos oferecidos pela Fesspmesp e amplia o número de filiados. Estamos fortalecidos!

5) Conseguiram vitória na primeira eleição?
Tivemos sucesso logo de cara e percebemos que o descontentamento dos funcionários públicos era maior do que imaginávamos. Fomos os primeiros opositores e ganhamos com 40% de votos, a mais do que a direção da época. Essa vitória ocorreu em março do ano passado.

6) Quando assumiram a entidade, como estava o seu funcionamento?
Nos deparamos com um quadro de verdadeira precariedade. Tínhamos uma dívida de quase 15 mil e pouquíssimos recursos para cobrir as despesas cotidianas. Contávamos com pouco mais de 200 filiados e como a liderança anterior nunca agia em favor da classe, estava difícil conquistar a confiabilidade dos Servidores.

7) Como solucionaram esses problemas?
Arregaçamos as mangas e iniciamos as visitas de base para recolher informações sobre o que os Servidores realmente necessitavam. Após esse levantamento demos início às reivindicações junto à Prefeitura e ao notar nosso empenho, os trabalhadores começaram a se associar aos montes à nossa entidade. Em pouco tempo dobramos nossa lista de filiados e conseguimos quitar todas as nossas dívidas.


Atento às negociações com a Administração, o diretor conta com nosso auxílio jurídico e com cursos diversos

8) Conte-nos mais sobre essas reivindicações.
A Prefeitura oferecia um abono salarial com valor fixo para todos os seus funcionários. Não considerava diferença nos pisos da categoria e nem os fatores inflacionários previstos por lei. Fizemos uma greve e conseguimos por meio de muita luta e união, extinguir esse sistema e exigir que fossem adotados os reajustes salariais. Também vetamos o nepotismo entre os administradores e até no Sindicato. Nossa confiabilidade aumentou ainda mais.

9) Hoje em dia, qual o principal desafio para a liderança de Pontal?
Temos tantos objetivos que fica difícil falar do principal. De cara já destaco a importância em facilitar as negociações com a Prefeitura que está sempre relutante para nos atender. Em seguida posso destacar o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) que está sendo priorizado não só pela nossa entidade, mas por todo o funcionalismo.

10) Sobre sua atuação na Fesspmesp, o que destaca de suas visitas às outras entidades?
Estamos apresentando o trabalho da Federação e a aceitação tem sido muito positiva. Tanto que estamos somando aliados às nossas batalhas e nos fortalecendo cada vez mais com novas filiações. É gratificante ser convidado para apresentar nossos projetos por entidades que admiram e reconhecem a seriedade do nosso trabalho. Também consigo ampliar nossa visão sobre as carências do funcionalismo no Estado e até mesmo no País.

Junto à diretoria da Federação, Ribeiro viaja pelo Brasil, buscando aprimorar conhecimentos no âmbito sindical

11) Essas visitas fazem parte do funcionamento da Macrorregião?
Com certeza. Nossa macro prevê as visitas aos Sindicatos, filiados ou não. Efetivamos a divulgação da Fesspmesp e realizamos um mapeamento mais preciso das necessidades da categoria e de seus dirigentes. Essa movimentação nos trará enormes benefícios e agilizará nosso trabalho. Também fazemos uma reunião mensal com as lideranças da Federação para traçar novas metas e discutir a representatividade nesses setores. Já estamos prosperando.

Deixe um recado aos Sindicatos que ainda não se filiaram.

Dispomos de diversos benefícios que vão desde as orientações básicas ao gerenciamento de orçamento e legalização, até o apoio maciço na realização de greves e das mais diversas mobilizações. Agimos em equipe para fortalecer o coletivo de todo o Estado e não medimos esforços para concretizar os avanços. Gosto de frisar que a família Fesspmesp abriga a todos sem distinção por tamanho da cidade ou número de contribuintes. Um sempre está amparando o outro. Vivi isso na pele quando fizemos a greve em Pontal e saímos vitoriosos. Venham conferir o nosso trabalho!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja cnosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Confira mais notícias

 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores