Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 3 de novembro de 2015
ENTREVISTA - Tadeu Cohen trabalha pelo fortalecimento do STMC e da Macro 2

Quase vinte anos de vivência no funcionalismo público despertaram a gana por melhorias no dirigente sindical

Um líder por natureza. Assim podemos definir Jadirson Tadeu Cohen, coordenador do STMC (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Campinas) e coordenador da Macro 2 da Federação. Completando cinquenta e três anos de vida nesse dia três de novembro, Tadeu é funcionário público há 18 anos e carrega no DNA a essência da luta em defesa do trabalhador.

Aguerrido, é exemplo de dedicação entre os Servidores do Estado e, como coordenador da Macro 2, tem ajudado a difundir projetos e detectar as carências dos companheiros nas regiões paulistas. Isso tem possibilitado melhor direcionamento de recursos e apoio para os Sindicatos filiados.

Em um bate papo descontraído conosco, Tadeu Cohen fala de sua ascendência no sindicalismo, as dificuldades enfrentadas pelo setor público, a paixão por fotografia e a necessidade de formação de novas lideranças. Confira a entrevista na íntegra!

Tadeu veste a camisa e enfrenta qualquer Administração quando o assunto é defender o Servidor público da cidade de Campinas
1) Como começou sua militância sindical?
Sou funcionário da Prefeitura de Campinas há 18 anos. Vim do Oeste do Pará em busca de melhores condições de vida para meus familiares. Assim como grande parte dos moradores de regiões mais humildes, sempre achei que o Sudeste seria o local ideal para começar uma nova vida. Em Campinas encontrei o ambiente ideal. Comecei no movimento sindical como representante de um local de trabalho, algo muito comum na década de 1980. Naquele tempo servíamos de elo entre o Sindicato e os trabalhadores.

2) Fazia trabalho de base?
Exatamente. Atualmente ainda existe essa função, mas no passado era mais intenso. Fazíamos o corpo a corpo com os companheiros e ajudávamos o Sindicato na hora de divulgar suas ações ou na mobilização para uma greve, por exemplo. Tínhamos o dever de conscientizar os companheiros sobre nossos direitos e a real função da entidade. Depois de muito tempo fui convidado pela direção para integrar a chapa que saiu vencedora na eleição seguinte. Desde então sempre participei ativamente das atividades desenvolvidas até me tornar coordenador.

3) Qual a importância do movimento sindical atualmente?
É de extrema relevância. Costumo brincar que Sindicato é como polícia. Quando está perto ninguém gosta, mas quando precisamos reconhecemos sua importância. Além disso, o trabalho sindical é o suporte de toda relação trabalhista. Somos responsáveis pela conscientização dos Servidores sobre seus direitos e auxiliamos na luta em busca de salários mais dignos e melhores condições de trabalho. Sem Sindicato as relações de trabalho seriam fragilizadas e o lado patronal sempre sairia vencedor.

4) Como é a relação do STMC com os Servidores?
Excelente. Sempre deixo claro que o Sindicato não é da diretoria, e sim dos Servidores. Por isso, temos trabalhado muito para capacitar e conscientizar nossos associados. Os Servidores de Campinas, principalmente os que estão na base da pirâmide e, consequentemente os que mais precisam, são conscientes e sabem que sem um Sindicato atuante correriam o risco de não ter seus direitos respeitados.


Sempre empenhado, juto à diretoria da Federação o dirigente conquistou melhorias diversas para a categoria

5) Trabalhadores mais preparados fortalecem o movimento?
Certamente. Além de fortalecer ajudam no surgimento de novas lideranças para difundir o trabalho. Acredito que não só a classe sindical, mas todo o País passa por uma carência de novas lideranças. O trabalhador precisa de novos líderes para defendê-lo. Por isso, acho fundamental a iniciativa da Federação de criar as 4 Macrorregiões. Com essa nova ferramenta podemos, não só mapear os problemas enfrentados pelos nossos companheiros, mas também garimpar novas lideranças.

6) Dividir forças para governar?
Sim. Sabemos que isso pode gerar um pouco de ciúme, disputa e vaidade, no início. Mas também precisamos causar senso de responsabilidade nos dirigentes. A Federação está crescendo muito, graças ao bom trabalho desenvolvido em favor dos filiados. Com a descentralização das tomadas de decisões, a entidade tende a se fortalecer ainda mais. Os envolvidos nesse processo precisam entender que tudo que está sendo feito é em defesa de um projeto maior chamado Fesspmesp.

7) Como funcionam as Macrorregiões?
Nós, coordenadores, somos responsáveis por mapear os problemas e ajudar na busca de soluções para os Sindicatos filiados. Para isso, nós da Macro 2, realizamos visitas semanais - encontros que tem sido muito positivos. Temos conseguido agilizar as demandas e atender de forma satisfatória nossos companheiros. Antes, uma entidade localizada nas regiões distantes do centro do Estado tinham mais dificuldades de serem atendidas. Com as Macros isso acabou. Agora o atendimento é rápido e sem tantas burocracias.


As lutas contra a privatização e contra o abuso de poder da Prefeitura se intensificaram nos últimos anos

8) Você foi candidato a deputado estadual em 2014. Qual a importância para o funcionalismo público ter representantes nas Casas Legislativas?
Representatividade. Se você fizer um estudo chegará à conclusão que todo parlamentar eleito defende determinado segmento da sociedade. Então porque nós, Servidores Públicos, que somos a maior categoria de trabalhadores do País, não podemos? E não é para termos privilégios, mas sim para termos representantes nas discussões sobre assuntos que afetam a categoria. Atualmente carecemos dessa representatividade e, somente com a eleição de vereadores, prefeitos, deputados, senadores e, até quem sabe, presidente da república que venha do serviço público teremos nossa função devidamente reconhecida.

9) Voltando para Campinas. Cite as principais conquistas do Sindicato nos últimos anos?
Foram muitas. Mas posso destacar três que foram relevantes e beneficiaram toda a categoria. Primeiro a melhoria das condições de trabalho do Servidores com a criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Há cerca de 10 anos era grande o número de acidentes. Hoje, os trabalhadores estão mais seguros para desempenhar suas funções. Em segundo lugar destaco o abono de R$ 120 que conseguimos incorporar no salário dos aposentados e Servidores inativos. E em terceiro a redução da jornada para 36 horas semanais. Enquanto o País e o mundo lutam pela redução para 40 horas, os trabalhadores de Campinas já desfrutam do benefício.

10) Recentemente vocês conseguiram uma importante vitória contra a Prefeitura. Comente.
Sim. Após muita pressão conseguimos que a Prefeitura extinguisse o contrato com a Mixcred, empresa que administrava o vale alimentação da categoria. Esse era um dos maiores contratos da Prefeitura, cerca de R$ 162 milhões por dois anos de contrato. Em pouco tempo recebemos mais de duas mil reclamações. O problema vinha constrangendo os trabalhadores que não conseguiam efetuar compras em vários lugares, por eles não aceitarem mais o cartão da Mixcred. Agora acabou, mas deixamos claro que queremos transparência; só isso.

A liderança da Macrorregião 2 conta com um coordenador motivado para visitar Sindicatos e mapear desafios

11) Além de ser um sindicalista atuante você também é amante da fotografia. Explique como conciliar essas duas coisas.
Com muita determinação e com a proteção de Deus. Me apaixonei pela fotografia após o nascimento do meu segundo filho, há cinco anos. Desde então me dedico a aperfeiçoar esse novo desafio. Acredito que a fotografia é a melhor maneira de você expressar sua visão das coisas. Tenho entre 35 mil e 40 mil fotografias desse período arquivadas e continuarei a conciliar, pois, apesar de ter descoberto mais tarde, a fotografia assim como o sindicalismo, corre em minhas veias.

12) Deixe uma mensagem para os Servidores de Campinas.
Parabenizo a todos os Servidores de Campinas e também nossos parceiros da Macro 2. Sei que cada companheiro dá o máximo para que possamos oferecer um serviço de qualidade e excelência para a população. Reconheço todas as dificuldades enfrentadas em todas as esferas, principalmente nos setores de Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura. Porém, felizmente contamos com Servidores dedicados e que se desdobram para ultrapassar esses problemas. É por esse batalhador que continuamos nosso trabalho em defesa da categoria, classe tão importante para a estrutura da Administração municipal que não tem o reconhecimento merecido.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja cnosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Confira mais notícias

 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores