Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 10 de novembro de 2015
ENTREVISTA - Camila Bortolotto, de Leme:
"Nossa luta transformou a vida do Servidor"

A Diretora do Sindicato de Leme recebeu Cristina Gomes de Itapira e Roseli Pereira de Mogi Guaçu na sede

Nosso quadro de entrevistas completa um ano essa semana. Neste período entrevistamos dezenas de líderes sindicais que compõem a base de filiados da Fesspmesp. Conhecemos melhor as suas histórias, lutas e conquistas para o Servidor. Hoje conversamos com a sindicalista Camila da cidade de Leme, que contou à nossa equipe como vem desenvolvendo seu trabalho a frente da entidade.

Camila Bortolotto Moriyama tem 35 anos e há três comanda o Sindicato dos Servidores de Leme, fundado em 1994. Tem um filho - sua maior alegria - e é professora da rede municipal de ensino desde 2002. Formou-se em Direito em 2004 e começou a exercer a profissão em 2007. Apesar de sua juventude, possui em seu currículo grandes experiências no meio sindical. Acompanhe!

Camila tem 35 anos, professora e advogada, e tem um filho. "Conciliar trabalho, família e militância tem sido um excelente desafio".
1) Como iniciou carreira dentro do Sindicato?
Foi algo bem natural. Em 2009 fui convidada pela diretoria a prestar assessoria jurídica à entidade e resolvemos mudar a situação do Servidor. Já estávamos há dois anos sem reajuste salarial e isso tinha de acabar. Organizamos assembleias e deflagramos a maior greve que Leme já viu. Foram 40 dias parados.

Apesar de não conseguirmos o reajuste, nós garantimos que não descontassem os dias parados dos salários dos grevistas e levamos à tona casos de assédio moral, falta de material e condições deploráveis de trabalho. Também foi definido, a partir de então, que tudo seria resolvido por via judicial. Entramos com um processo contra a Administração e, alguns anos depois, saímos vitoriosos.

2) O processo coincidiu com sua entrada na presidência. Conte-nos como foi essa mudança.
Em 2013 disputei a presidência do Sindicato pela Chapa 1 e conseguimos a vitória. No mesmo ano tivemos outra vitória histórica que foi justamente a decisão judicial que obrigou a Administração a negociar o reajuste salarial, negado há cinco anos, com a entidade. Com isso, nosso primeiro ano de mandato foi marcado por essa grande e desafiadora conquista.

Nossa proposta de renovação começou de dentro para fora. Cerca de 50% da diretoria foi renovada e começamos um trabalho de contato permanente com a base. Isso desencadeou uma série de propostas de melhorias para o Sindicato e para o trabalhador. Ampliamos o departamento jurídico de um para três advogados, que cuidam de causas administrativas e trabalhistas para os sócios.

3) Esse olhar diferenciado para o jurídico foi um diferencial que deu resultado. Qual mais você pode citar?
Com uma melhor assistência jurídica não perdemos mais tempo com ações que antes tramitavam por anos sem resposta. Vamos atrás de soluções, sempre prezando pelo diálogo com a Administração e os gestores das Pastas de cada departamento. Assim, os sócios passaram a ter mais tempo disponível para consultar nossos especialistas, tirar dúvidas e buscar orientação.


Camila lidera diversas iniciativas que ajudam o Servidor a obter melhores ganhos, benefícios e opções de lazer

4) O número de sócios acompanhou esse crescimento do Sindicato?
Hoje 85% da categoria é associada. Um número grande que temos orgulho em dizer que foi conquistado através de muito trabalho. Só nos últimos dois anos foram muitos os que nos procuraram para fazer parte desta luta. Isso é motivo de muito orgulho para mim e a diretoria que tem feito de tudo para aproximar o Servidor do Sindicato. Uma de nossas iniciativas foi organizar a Festa do Dia do Servidor e outros eventos que promovessem nossa proximidade da classe e promovessem as novas adesões dos companheiros.

5) Qual a programação destes eventos?
Desde o ano passado temos comemorado o Dia do Servidor com um baile dançante. A aprovação da categoria fez com que repetíssemos a dose esse ano com uma participação ainda maior do que tivemos antes. Como as crianças acabam não tendo a atenção merecida neste dia, preparamos uma comemoração exclusiva para elas alguns dias antes, em 12 de outubro.

Também incluímos em nossa agenda o Chá Bingo direcionado aos Aposentados. Realizamos a primeira edição em agosto desse ano e devido ao grande sucesso já programamos, para próximo, uma programação ainda melhor. Além disso, desenvolvemos diversas palestras e cursos para a categoria conforme a demanda e as necessidades da comunidade.


Camila participa de eventos e debates. Abaixo à esquerda, ela recebe a Certidão Sindical do presidente Aires

6) Falando em cursos: e a diretoria, como se atualiza?
Sempre que possível, participamos de cursos e seminários voltados para o dirigente sindical. Para mim isso não é somente uma opção, é nossa obrigação. Temos nos organizado para não perder nenhum evento e sempre enviar um participante que compartilhe com os demais os conhecimentos adquiridos. Um dirigente sem conhecimento não consegue nem bater na porta da Prefeitura.

Sempre falo para meus companheiros de luta que se não nos atualizarmos vamos passar vergonha nas mesas de negociação. Um representante tem de entender sobre inflação, leis e estatutos, e ainda conhecer o panorama geral do País sobre outros diversos aspectos. Somos firmes, mas não podemos agir com incoerência; saber o que podemos ou não exigir é imprescindível.

7) Aproveitado o tema, compartilhe conosco como é o seu trabalho dentro da Federação.

Participo ativamente das ações da Fesspmesp desde 2014 em eleições sindicais, onde somos mesários e damos apoio ao companheiro Cláudio Aparecido dos Santos (Ted) na organização dos pleitos. Este ano passei a fazer parte da coordenação do Departamento Jurídico, Pasta de responsabilidade do Dito, de Mauá. Também passei a integrar a Operativa, em que os membros da entidade reúnem-se para decidir, entre outros temas, a programação dos eventos do próximo ciclo.

8) Deixe uma mensagem para os leitores
Através de muita luta, nós conseguimos mudar uma trágica realidade de mais de cinco anos. Peço que nunca desistam de seus ideais e lutem por eles da maneira que for necessária. Aos Servidores de Leme, quero que saibam que poderão contar sempre com o meu apoio e companheirismo. Juntos, vamos conseguir ainda mais ganhos para o funcionalismo.

Trabalho do Sindicato de Leme tem feito a diferença na vida dos Servidores. Os aposentados não ficam de fora!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja cnosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Confira mais notícias

 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores