Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 24 de novembro de 2015
ENTREVISTA - Vali Barbosa, de Tietê: "A confiança
do Servidor reflete em ganhos para toda a categoria"

Vali recebe homenagem pelo bom trabalho em defesa da categoria durante Congresso das Mulheres, em 2014

Nesta semana entrevistamos uma companheira que já está conosco há muitos anos. Trata-se de Vali Aparecida Borges Barbosa, presidente do Sindicato dos Servidores de Tietê e Jumirim (SINDISSTJ). Ela, que foi a fundadora da entidade, falou conosco sobre sua experiência na vida sindical e, principalmente, sobre os ganhos obtidos nos últimos anos.

Vali tem 63 anos e é mãe de dois filhos, avó de cinco netos e bisavó de dois. Com uma família grande e também uma enorme responsabilidade de gerir não só o lar, mas uma entidade, ela conta com o apoio da Federação para garantir ganhos concretos para o funcionalismo público.

Confira a entrevista na íntegra logo abaixo!

Vali é exemplo de trabalho e dedicação mesmo aos 63 anos. Há 10 anos à fente do Sindicato, conseguiu ganhos expressivos para a categoria
1) Como surgiu o interesse em fundar o Sindicato?
Ingressei no funcionalismo em 2003 e logo identifiquei a carência da categoria. Não havia nenhuma representação para lutar por ganhos ou qualquer melhoria nas condições de trabalho. Depois de organizar uma equipe de confiança e conseguir um local, fundamos finalmente em 5 de abril de 2005 o SINDISSTJ. Foi uma mudança significava que conseguimos provocar na vida do Servidor.

2) Dê algum exemplo das primeiras mudanças.
De imediato reivindicamos a mudança do regime de CLT para estatutário. Com isso, conseguimos um acréscimo médio de 50% nos salários dos trabalhadores das mais diversas áreas. Foi um primeiro passo que abriu portas para uma série de conquistas.

3) No decorrer dos anos seguintes, quais conquistas que você destaca?
Conseguimos abrir mesas de negociação com a Administração, algo que nunca existiu. A Prefeitura dava aumento se quisesse e quando quisesse. Isso agora mudou, pois conseguimos definir o mês da data-base e com isso garantir que os Servidores tenham assegurado todo ano o reajuste salarial. Além disso, logo de início, garantimos que as Faxineiras de rua tivessem assegurado o direito a receber o adicional de insalubridade pelo desempenho de suas atividades.

4) A Campanha Salarial de 2015 foi vitoriosa?
Sim, sem sombra de dúvidas. Em tempos de recessão econômica conseguimos garantir um reajuste salarial de 7,68%, acima da inflação do período que foi 6,41%. Não precisamos ir às ruas, pois a conversa, apesar de longa, foi satisfatória. A categoria aprovou o índice apresentado e com isso tivemos um dos melhores reajustes da região.

5) Sabemos que o Jurídico deve ser sempre bem atuante. Como tem sido na sua gestão?
Tem sido atuante desde o início das nossas atividades, pois só o diálogo muitas vezes não é suficiente. Dou dois exemplos mais recentes: o primeiro em que nosso Jurídico conseguiu a garantia do pagamento do vale-transporte para o funcionalismo, algo inédito na história da cidade e, depois, conseguimos a reintegração de Servidores demitidos sem qualquer justificativa.


Guerreira incansável, sempre ajuda os companheiros. Em eventos ou eleições, Vali é uma das mais animadas

6) Foi divulgado na sexta (20) a decisão judicial favorável ao Sindicato sobre o FGTS.
Essa talvez seja a maior conquista dos últimos anos. Esperávamos ansiosos por esta decisão. Ela saiu na sexta e hoje (23), após análise do nosso departamento Jurídico, podemos divulgar para todos. O Servidor tem direito a receber seu Fundo de Garantia pelo tempo de trabalho enquanto CLT. Tem companheiro que vai poder comprar seu carro, quitar sua casa, enfim. O dinheiro não é da Caixa Econômica Federal (CEF), é do trabalhador!

Claro que ainda cabe recurso por parte da CEF, mas estamos otimistas de que não haverá demora e a Justiça será feita. Finalmente o Servidor poderá reaver um dinheiro que é dele. Estamos de portas abertas para conversar com cada um e esclarecer as dúvidas que com certeza nesse momento devem ser muitas. Vamos divulgar isso amplamente, mas estou passando em primeira mão.

7) Essa divulgação conta com quais meios para propagação?
Temos uma página no Facebook onde podemos alcançar um número grande de pessoas de uma só vez e desse modo garantir que a informação seja propagada. Recentemente também desenvolvemos um informativo impresso falando sobre o nosso trabalho (saiba mais aqui). Mas nosso maior meio de divulgação ainda é o cara a cara com os companheiros. Temos ido à base periodicamente conhecer todas as necessidades do setor e informá-los sobre novidades.

8) A aproximação com a base é uma prioridade?
Sem sombra de dúvida. Tenho o apoio de toda a diretoria para que semanalmente possamos visitar alguns postos de trabalho. Isso assegura que estejamos sempre por dentro das demandas mais urgentes e que consigamos apurar denúncias apresentadas com total assertividade. Faço questão de participar dessas visitas e que o trabalhador saiba que possui uma forte representação.



Vali é presença certa nas atividades da Federação. Com sua experiência participa das principais decisões

9) Você também representa a cidade de Jumirim. Como se divide entre os municípios?
Conto com o apoio de uma diretoria competente que está sempre presente na cidade. Quando eu não posso estar lá, acompanho o desempenho das atividades da sede de Tietê. Tem sido desafiante mudar a realidade de pessoas que antes não tinham ninguém por eles e que agora tem .

10) Falando em apoio da Federação, como tem sido suas atividades dentro dela?

Tem sido bem movimentada! Todos os meses temos alguma eleição para participarmos, uma greve que necessita de apoio ou reunião para deliberar temas de importância para a categoria. É um trabalho que exige um preparo grande de nós dirigentes. Só temos fortalecido nossas entidades ao procurar o melhor para a Fesspmesp.

Deixe uma mensagem para os Servidores.
Eu peço aos Servidores de Tietê e Jumirim que continuem acreditando nesta diretoria. Agradeço o voto de confiança que vocês me deram na última eleição. Não fiquem de fora das assembleias, debates e encontros. É importante o coletivo estar unido para que juntos alcancemos grandes ganhos para todos. Conto cada vez mais com a unidade dos Servidores.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja cnosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Com uma diretoria forte e organizada, Vali atua na defesa dos Servidores. Trabalho duro possibilita conquistas

Confira mais notícias

 
Aires Ribeiro fala da organização do setor público no Servidor em Destaque. Assista na íntegra
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores