Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 1° de dezembro de 2015
ENTREVISTA - Claudinei aposta na união com Servidor para fortalecer Sindicato em Fernandópolis

Claudinei é forte liderança na cidade de Fernandópolis. Foi reeleito presidente com cerca de 73% dos votos

A reeleição com 73% dos votos válidos para presidir o Sindicato por mais quatro anos é a principal demonstração da aprovação do trabalho realizado por Claudinei Antônio Senha, em Fernandópolis. Com seu jeito calmo e determinado, o líder dos Servidores municipais conseguiu o apoio da categoria com uma administração transparente e totalmente voltada para a defesa do trabalhador.

Servidor público desde 2001, Claudinei se destaca pela perseverança e dedicação na luta pela categoria. Ao assumir a entidade, em 2012, encontrou um Sindicato totalmente desorganizado e sem representatividade. Hoje, após quatro anos de mandato, conseguiu reaproximar o Servidor da entidade e resgatar a dignidade dos trabalhadores.

Nesse segundo mandato, uma das principais metas de Claudinei é fortalecer a entidade. Para isso, conta com o apoio e participação dos associados. "É muito importante essa parceria. Juntos somos mais fortes e conseguiremos atingir com mais facilidade os nossos objetivos". A seguir, conheça um pouco mais sobre o trabalho realizado em Fernandópolis.

Confira a entrevista na íntegra!

Desde o início do trabalho no setor público, em 2001, Claudinei se destaca pela perserverança
e coragem na luta em defesa dos Servidores
1) Como iniciou sua participação no sindicalismo?
Comecei na Prefeitura em 2001, após passar em um concurso de pedreiro. Percebia as necessidades dos companheiros e um Sindicato totalmente omisso. Por isso, em 2007 tentei minha primeira eleição, mas não tive êxito. Em 2011 consegui vencer e felizmente fui reeleito no último dia 19 de novembro com 73% dos votos para um mandato de mais quatro anos. Agora é continuar o trabalho que tem dado certo.

2) Enfrentou muitas dificuldades?
Dificuldades sempre existem e na vida sindical não é diferente. Quando assumi, o Sindicato estava sem dinheiro e sem credibilidade. A entidade estava sendo usada como massa de manobra e o Servidor não gosta disso. Batalhamos muito para mostrar que tínhamos uma nova mentalidade de trabalho e que tínhamos chegado para lutar pelos direitos dos trabalhadores, em defesa das suas lutas e direitos.

3) O Sindicato tinha muitos problemas?
Praticamente só tinha problemas. Tivemos muito trabalho no primeiro momento. Era inativo, sem documentação e sem registro, ou seja, não tinha legitimidade para representar o Servidor. Foram quase dois anos de luta para acertar a situação e legalizar a entidade. Quando assumi a categoria enfrentava 36% de perda salarial. Hoje, a situação já melhorou bastante. Não é o ideal, mas é melhor do que encontrei.


4) E como você conseguiu mudar essa imagem?

Fazendo o que meus pais me ensinaram: falando a verdade. Acredito que respeito você conquista com trabalho, transparência e sem falsas promessas. Mostrei para os trabalhadores a precária realidade do setor e meu modo de trabalhar para modificá-la, mesmo que aos poucos. A partir daí, surgiram resultados satisfatórios em uma reeleição com 73% dos votos válidos. Pude comprovar a valorização do nosso trabalho por uma categoria que aprova nossas ações.

5) Como tem sido o trabalho desenvolvido pela diretoria?
Muito difícil. O momento de dificuldade financeira que o país atravessa afeta diretamente no trabalho que desenvolvemos. As Prefeituras alegam estarem quebradas e não querem atender as reivindicações dos trabalhadores. Mesmo assim, por meio de muitas negociações e verdadeira insistência, temos nos esforçado para conseguir algumas vitórias para os Servidores.


Liderança incontestável da categoria, Claudinei participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo Sindicato

6) Poderia enumerar algumas dessas vitórias?
Sim. Em 2014 mudamos a data do dissídio. Antes era em abril e passou para janeiro. Este ano conseguimos 9% de reajuste para a categoria, um dos maiores no Estado de São Paulo, pois, além de repor a inflação possibilitou ganhos reais para todos os trabalhadores. Também houve o reajuste no valor do 14º salário que antes era baseado no mínimo nacional. Após muita luta conseguimos que o valor pago aos trabalhadores passasse a ser baseado no piso do salário mínimo do município, que atualmente é de R$ 963,50.

7) Comente como é o relacionamento entre a entidade e a categoria.
Tem sido o melhor possível. Os Servidores entenderam que nosso trabalho é feito sempre em busca de algo melhor para eles. Com isso temos conseguido uma aproximação e cumplicidade muito positiva entre a entidade e os trabalhadores. Quem lucra certamente é a categoria, que ganha forças diante de uma representação mais significativa.

8) Como está o projeto de reestruturação de cargos e salários do funcionalismo?
Infelizmente isso já virou lenda na cidade. O Servidor não acredita mais em um PCCS digno, depois de tantas promessas não cumpridas pela Prefeitura. Mas sei que o projeto está em análise e deverá passar por algumas modificações antes de ser reenviado para a Câmara Municipal. Desde já deixo claro que não é o ideal. Não é o que a categoria espera. Para contemplar nosso anseios precisamos mudar muita coisa no texto apresentado mas vamos fazendo isso gradativamente.


O bom trabalho desenvolvido ajuda a fortalecer a luta da categoria e reforça representatividade dos Servidores

9) A parceria com a Fesspmesp tem sido positiva?
Uma da melhores coisas que fizemos. Graças ao apoio da Federação conseguimos legalizar a documentação do Sindicato. Eles também nos dão total apoio em todos os nossos desafios, e ainda nos auxiliam por meio dos cursos de capacitação. Estamos retribuindo ajudando a divulgar o trabalho na região e apontando possíveis parceiros que podem se filiar.

10) O Sindicato faz parte da Macro 4 da Federação. Em quê isso interfere na entidade?

Fazemos parte de mais esse importante projeto na luta em prol do serviço público. Aqui na região essa iniciativa do presidente da Fesspmesp, Aires Ribeiro, está sendo muito elogiada. Desde a implantação da Macro em São José do Rio Preto nossas demandas começaram a ser atendidas com mais agilidade. Isso facilita nosso trabalho, acelera os resultados e ajuda a fortalecer a luta.

Deixe uma mensagem para o Servidor de Fernandópolis.
Gostaria de agradecer a todos os Servidores e aos nossos parceiros da Federação pelo apoio durante a eleição. Foi um pleito difícil, porém muito gratificante. Também quero deixar claro para os trabalhadores que podem contar com o Sindicato para o que precisarem. Sempre trabalhamos e continuaremos trabalhando com idoneidade e transparência. Para continuarmos o trabalho contamos com o apoio e a participação de todos os associados, pois juntos ficaremos mais fortes e chegaremos mais longe em nossos objetivos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja cnosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Diretoria foi reeleita para mais um mandato de 4 anos. Trabalho é reconhecido e aprovado pelos trabalhadores

Confira mais notícias

 
Aires Ribeiro fala da organização do setor público no Servidor em Destaque. Assista na íntegra
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores