Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 8 de dezembro de 2015
ENTREVISTA - Adalberto, Itapecerica: "Quadruplicamos o número de sócios graças ao trabalho sério"

Presidente Adalberto de Itapecerica da Serra enfreta os problemas de frente e não tem medo de retaliações

Dezembro chegou e com ele sempre temos a impressão de que tudo vai se acalmando para as festas de final de ano. Mas isso não acontece no meio sindical. Os dirigentes não param um minuto até o recesso que, na maioria das vezes, começa poucos dias antes do Natal. É o caso do nosso entrevistado dessa semana, Adalberto Félix Rocha.

Adalberto é casado e pai de um filho. Preside o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica da Serra desde 2009 e foi reeleito em 2013 para o seu segundo mandato. É motorista da rede municipal desde 2005, completando agora em dezembro 10 anos de serviço público sempre em consonância com as necessidades do setor. Ele conversou com nossa equipe sobre o seu trabalho e dividiu as principais experiências conosco.

Vale a pena conferir!

Líder sindical desde 2009, Adalberto traz em
sua bagagem importantes e vitoriosos
confrontos com os gestores municipais
1) Como você se tornou sindicalista?
Em 2008, a Associação dos Funcionários Públicos já existia, eu e um grupo de Servidores participamos da eleição da diretoria da associação, onde éramos chapa única, nos deixaram ganhar a eleição porque a entidade estava cheia de dívidas e problemas.Foi uma transição tranquila e que abriu caminho para grandes desafios de mudança para a vida do Servidor.

2) Quais foram os primeiros desafios?
Primeiro tivemos de mostrar para a Administração que não estávamos de brincadeira e apresentar nosso trabalho. Depois foi uma árdua tarefa convencer os trabalhadores a confiarem no nosso trabalho. Os Servidores, assim como trabalhadores de outras categorias, são "desconfiados" de entidades sindicais, mas superamos isso de forma incrível. O trabalho sério e o empenho de toda a diretoria fez com que o quadro associativo, passasse de 400 para 2.200 associados em apenas seis anos.

3) Explique para nós como foi essa aproximação com o Servidor.
Temos periodicamente ido até a base conversar com os companheiros. No início das atividades íamos diariamente. As vezes mais de uma vez até no mesmo posto para esclarecer dúvidas, buscar novas associações e apurar denúncias. Continuamos esse trabalho com uma equipe que está atenta para atender a categoria da maneira mais ágil possível, buscando soluções aos problemas detectados. Geramos assim até certa intimidade com os trabalhadores, que não tem mais receio de confiar detalhes do seu trabalho à nossa equipe. Essa confiabilidade foi conquistada com nossa transparência e principalmente com nossa convivência.

4) Como tem sido a apuração das denúncias?

Para vocês terem uma ideia, só no período 2014/2015 foram cerca de 500 ações que impetramos contra a Administração por atitudes incorretas contra o Servidor. Temos apurado as denúncias com bastante rapidez e quando não conseguimos resolver de forma amigável somos obrigados a partir para as vias judiciais, onde temos sido vitoriosos. Desde que assumi o Sindicato não tenho tolerado casos de assédio moral, por exemplo, passarem impunemente. Vamos pra cima!

5) A assessoria jurídica é gratuita nestes casos?
Sim. Todos os sócios possuem assessoria jurídica gratuita para causas trabalhistas e cíveis. Estendemos esse benefício para causas criminais especialmente para os Guardas Municipais (GCMs). Entendemos que não podemos penalizar os companheiros que, em grande parte, precisam desse apoio que não é dado pela Administração. Por isso nossa assessoria jurídica é uma das mais amplas da região e totalmente grátis para os sócios.


Servidores contam com um presidente presente e atuante. Adalberto faz questão de estar próximo à categoria

6) Continuando na gama de benefícios, quais outros são oferecidos?
Os sócios têm acesso aos convênios médico e odontológico com preços bem abaixo do mercado. Também fizemos uma parceria que trouxe o atendimento odontológico para dentro de nossa sede, que conta com um consultório exclusivo de atendimento. Na parte de lazer nós firmamos acordo com colônias de férias parceiras que oferecem descontos exclusivos aos associados.

7) Temos visto cada vez mais eventos voltados para o Servidor. Como funciona em Itapecerica?
Este ano organizamos dois: a Festa da Criança e o Baile do Servidor. Fizemos ambos no mês de outubro com essa diferenciação para poder agradar todos os públicos. Com a chegada da nossa Área de Lazer própria em 2016 temos planos de realizar outros eventos voltados para a categoria em datas especiais. Mas ainda são planejamentos que serão debatidos com a diretoria.

8) Fale mais sobre a Área de Lazer e quando será inaugurada.
A primeira fase será concluída no primeiro trimestre de 2016 e contará com piscina, lanchonete e salão de jogos. Faremos uma inauguração especial e com certeza convidaremos os companheiros da Fesspmesp para estarem conosco, comemorando mais nessa conquista. Não estamos fazendo mais do que devolver para o trabalhador o dinheiro que ele investe no Sindicato através de ações que de fato beneficiam o trabalhador.


Na Federação, Adalberto acompanha ações de perto. Prestativo, não nega apoio aos líderes de outras entidades

9) E as negociações com a Administração, como tem sido?
Temos tido muitos conflitos e tensos atritos. Realizamos este ano uma greve geral, onde inclusive, tivemos todo apoio da Federação (saiba mais aqui). Após muita luta conseguimos reajuste de 6,58% nos salários e 35% no cartão alimentação, que passou de R$ 90,00 para R$ 120,00. Estou articulando com a diretoria como faremos as negociações para o próximo ano e realizaremos assembleias para deliberar os temas.

10) Quanto a comunicação com os Servidores, vocês utilizam quais formas?

Nós não só estamos constantemente na base, como também produzimos inúmeros informativos durante o ano. Temos realizado todo ano uma revista (clique aqui e leia na íntegra) para fazer uma prestação de contas para o Servidor - iniciativa que tem sido muito elogiada pela classe. A edição aborda temas de interesse da categoria, como os reajustes aplicados, as conquistas e as lutas para os próximos meses.

Deixe uma mensagem para os Servidores
Hoje o Sindicato está forte graças a confiança depositada pelo funcionalismo. Também temos tido o grande apoio da Fesspmesp, a qual somos filiados há quase um ano, mas que tem se mostrado muito mais dinâmica e ativa do que a anterior que fazíamos parte. Também estamos agora com a Confederação dos Servidores (CSPM) e a Pública - Central do Servidor. Não estamos sozinhos. Convido a todos para construir um futuro melhor para a nossa cidade, já que atuamos em um setor tão importante para a sociedade. É através desse árduo trabalho que contribuiremos para o desenvolver de um município melhor.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja cnosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Diretores de Osasco, Itaquaquecetuba e Ribeirão Pires contaram com o companheiro para conquistar avanços

Confira mais notícias

 
F3 (FESSPMESP em 3 Minutos) destaca as ações mais recentes da Federação. Assista ao vídeo!
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores