Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 15 de dezembro de 2015
ENTREVISTA - Ana Lúcia assume mais um mandato
e promete ampliar conquistas para o Servidor

Presidente acompanhou as eleições de perto. Servidores confirmaram a confiabilidade em sua gestão com votos

"As conquistas, por mais simples que possam parecer, são prêmios que só recebemos após muito trabalho e dedicação." Essa frase define bem a personalidade da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Brodowski, Ana Lúcia de Mello Popin Ponce. Eleita para comandar a entidade pelos próximos três anos, ela se destaca pela perseverança e determinação na luta em defesa dos trabalhadores do setor público.

Em um agradável bate-papo com nossa equipe, Ana enumerou as conquistas e os desafios que enfrentou, e ainda enfrenta, após assumir temporariamente o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brodowski. O trabalho sério e o seu comprometimento ajudaram a prolongar sua permanência na presidência. Recentemente, o empenho de sua equipe foi coroado com 80% dos votos dos Servidores, em eleição que garantirá mais três anos de mandato à sua liderança.

Conheça a seguir um pouco mais sobre a vida dessa batalhadora, que vê no trabalho a chave para qualquer conquista, seja ela pessoal ou profissional. Vale a pena conferir!

Servidora desde 1986, Ana Lúcia Ponce garante que continua com a mesma determinação,
porém com muito mais garra e sabedoria
1) Como foi seu início no meio sindical?
Sou professora de educação infantil e funcionária pública desde 1986. Acompanho o Sindicato desde a sua fundação, em 1992, mas antes de assumir interinamente a presidência fui integrante de duas diretorias. Acredito que o trabalho que sempre desenvolvi em defesa do Servidor me ajudou a chegar onde estou hoje.

2) Então você começou a carreira de dirigente dentro da sala de aula?
Praticamente. Desde o início batalhei pelos direitos dos Professores. Participei ativamente da implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério e das melhorias que vieram posteriormente. Recentemente conseguimos mais uma importante vitória que foi a jornada de 1/3 extraclasse para todos os docentes. Hoje, podemos dizer que a Educação de Brodowski é exemplo de conquistas.

3) Quais os principais desafios enfrentados no início da carreira de sindicalista?
Problemas sempre existem. Mas o principal no início foi negociar com a Prefeitura o pagamento de salários e tíquetes que estavam atrasados há dois meses. Foi minha primeira batalha contra a Administração e, graças ao apoio da categoria, saímos vencedores. Foi uma experiência muito produtiva que me ajudou a amadurecer nas negociações com a Administração.

4) Você acaba de ser eleita para cumprir mais um mandato de forma oficial. Orgulhosa?

Com certeza. Mesmo quando dirigia o Sindicato de forma interina realizava todas as tarefas com a mesma alegria e determinação. Agora não será diferente. Continuarei cobrando as autoridades por valorização e respeito do Servidor público. A luta para aumentar as conquistas da categoria também é uma prioridade dessa nova gestão.

5) Quais suas principais propostas de trabalho?
Quero continuar o processo de restruturação do Sindicato. Desde que assumi, realizamos uma ampla reforma no prédio para melhor atender ao trabalhador. Queremos aproximar o Servidor da entidade. Ressalto que a participação de todos é muito importante nesse processo e prometo que esse novo mandato continuará forte na defesa dos direitos da categoria.


Ana não mede esforços para manter o contato com os Servidores e repassar seus anseios para Administração

6) O Servidor cobra há anos a reestruturação da carreira e sua valorização. Comente como está o processo.
Cobra com razão. Por isso, já enviamos à Prefeitura uma proposta para reestruturar os cargos e salários da categoria. Também estamos trabalhando para implantar o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) de toda a Administração. O Servidor dedica sua vida a trabalhar pela cidade e não consegue progredir profissionalmente. Com apoio da categoria vamos mudar essa realidade.

7) Alguns setores da Administração também reclamam da insalubridade nos locais de trabalho. O que está sendo feito?
Essa é uma luta antiga do Sindicato. Já enviamos vários pedidos para que a Prefeitura disponibilize nos locais de maior risco um especialista em Saúde e Segurança do Trabalho. Temos que mapear esses locais e, além de orientar os trabalhadores, conseguir que recebam adicional por insalubridade. Espero que no início do próximo ano essa situação já esteja resolvida.

8) Como é a relação do Sindicato com a Administração?
De respeito, mas separando os interesses em questão. Nossa diretoria tem livre acesso à todas as repartições públicas da cidade. Isso ajuda a fazermos nosso trabalho de base mais rapidamente. Desta maneira conseguimos detectar demandas e anseios da categoria para então oferecer respostas ou soluções de forma mais eficiente.

9) Poderia falar um pouco mais sobre suas conquistas à frente do Sindicato?
Foram várias, e todas muito importantes. Mas vou destacar algumas. A primeira foi a parceria com uma corretora de planos médicos e odontológicos, que está ajudando a melhorar a qualidade de vida dos nossos associados. Teve também a reestruturação do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério. Outra que foi muito comemorada foi a troca do cartão, para a bandeira Valecon que atende melhor às necessidades dos associados.


Dirigentes da Federação podem contar com o auxílio da presidente de Brodowski. Companheira apoia a todos

10) Como você define a parceria do Sindicato com a Federação?
Considero uma das principais conquistas desse último mandato. Além do apoio jurídico, pessoal e material, a Fesspmesp nos proporciona uma troca de experiências que ajuda, e muito, no nosso crescimento. Agradeço ao presidente Aires por confiar no trabalho que estamos desenvolvendo e pelo apoio que nos é proporcionado.

11) Como você consegue conciliar a vida sindical com a pessoal?
Hoje a sindical consome maior parte do meu tempo. Mas tenho a compreensão da minha família. Eles entendem que ser dirigente sindical, é algo que corre nas minhas veias. É claro que quando estou com eles aproveito o máximo possível para compensar minha ausência. Lamento as vezses, mas como estou fazendo o que gosto isso é muito gratificante.

Deixe um recado para os Servidores de Brodowski.
Quero que saibam que o trabalho que desenvolvemos no Sindicato é única e exclusivamente em defesa do trabalhador. Porém, para conseguirmos avançar nas conquistas precisamos que o Servidor confie mais no Sindicato. A participação é muito importante e legitima as cobranças. Se o Servidor não vai ao Sindicato, não sabe o que acontece na entidade e, como vai cobrar? Por isso, acredito que a participação é uma obrigação que no fundo se reverte em fortalecimento da categoria.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Equipe está atenta para mudanças na legislação trabalhista. Sintonia garante grandes avanços para a categoria

Confira mais notícias

 
F3 (FESSPMESP em 3 Minutos) destaca as ações mais recentes da Federação. Assista ao vídeo!
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores