|
Entrevista |
São Paulo, 12 de janeiro de 2016 |
ENTREVISTA - Valdomiro Sutério, de Mogi Guaçu - "Dirigente qualificado é combativo e promove ganhos" |
À frente da batalha dos Servidores de Mogi Guaçu desde 1988, Mirinho atem-se às mudanças na legislação |
Nosso quadro semanal de entrevistas retornou na última semana após um recesso que acompanhou as festas de final de ano. Dia 5 entrevistamos o Carlos Henrique Oliveira, coordenador da Macro 4 de São José do Rio Preto. Agora nós vamos até a Macro 2 - Campinas conhecer mais um experiente dirigente, conhecido por todos e muito admirado por sua garra e determinação dentro do seu Sindicato e da Federação.
O entrevistado dessa edição é o companheiro Valdomiro Sutério, o Mirinho. Ele tem 51 anos e é presidente e um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mogi Guaçu e Região (Sindiçu). A extensão de base abrange as cidades de Estiva Gerbi, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.
Mirinho é casado e tem duas filhas. Está no serviço público há mais de 30 anos e seu cargo na administração é Assistente Administrativo. O sindicalista, em conversa com nossa equipe, contou um pouco da sua vivência no funcionalismo e de suas valorosas experiências. Vale a pena conferir!
|
Funcionário público há mais de 30 anos, o presidente Mirinho é secretário de finanças da Fesspmesp e representante de seis municípios |
1) Como surgiu o Sindicato e qual o seu envolvimento na fundação?
O Sindicato teve início a partir de um desejo meu e de vários colegas insatisfeitos com a pouca atenção dada pela Administração. Com isso nós fomos a luta e fundamos em 1988 a entidade. Fui o primeiro presidente pelo período de dois anos. Retornei à liderança novamente em 2010 para fazer, mais uma vez, um sindicalismo forte e representativo. Trouxe algumas pessoas da minha época e colocamos pessoas novas para agregar ideias à nossa diretoria.
2) Essa mesma equipe foi reeleita?
Nós vencemos o pleito realizado em dezembro de 2014 com 96,5% dos votos válidos. A posse ocorreu no dia 22 de maio de 2015. Meu compromisso em nome de toda a diretoria foi o de intensificar as ações por mais conquistas e é exatamente o que temos feito. Temos nos desdobrado para atender todas as demandas das cidades que representamos e até aqui temos tido êxito em tudo, acionando constantemente o Jurídico sempre que se faz necessário.
3) Como faz para representar seis cidades ao mesmo tempo?
Temos em cada cidade uma subsede onde alguns de nossos diretores está sempre à disposição para atender aos Servidores. Como não é possível que eu esteja em todas ao mesmo tempo, nos reunimos semanalmente para debater as demandas de cada local e definir estratégias de ação. Mesmo assim eu tenho visitado constantemente a base de Mogi e de todas as outras cidades que são nossa extensão. |
|
|
Valdomiro acredita na qualificação dos dirigentes para enfrentar as batalhas travadas contra a Administração |
4) Comente as ações realizadas nos últimos anos.
Temos conseguido todo ano a reposição salarial, o que já tem garantido pelo menos a reposição da inflação e desse modo não ocasiona perdas ao Servidor. Além da manutenção do poder de compra temos garantido ganhos reais e lutamos com afinco para que o plano de saúde não seja extinto. Até agora essas ações foram vitoriosas. Para completar, com base nas nossas negociações foi implantado o plano odontológico que beneficia os mais de 4.500 trabalhadores de Mogi.
5) Houve algum conflito marcante com a Administração?
Sim, sempre há. Acontece que nós prezamos pelo diálogo em todas as negociações e, quando ele não dá resultado, temos de agir mais energicamente. Foi assim em 2011 quando precisamos realizar uma greve geral que mobilizou toda a categoria de Mogi. A Administração não ia permitir nenhum reajuste e, após forte pressão, recuou e incorporou um abono de R$ 100,00 nos vencimentos.
6) Como ficou a última negociação em Mogi?
Mantivemos a cesta básica fornecida em produtos e obtivemos um reajuste de 8,42%. Este índice está acima de várias cidades da região, onde infelizmente algumas não conseguiram nem repor a inflação. Para nós esse valor representa o esforço de toda uma equipe, dedicada a conseguir o máximo para o trabalhador. É exatamente isso que temos alcançado a cada dia: mais respeito, valorização profissional e mais dinheiro no bolso do trabalhador.
7) O que destaca sobre o foco da Federação na qualificação do dirigente?
Acredito que deve haver maior acesso a profissionais técnicos. Precisamos estar sempre atentos à legislação, Estatutos, e enfim, coisas básicas para uma negociação eficiente. A Federação faz sua parte, porém acredito que ainda precisamos de muito mais. Entidades que disponibilizem para as lideranças sindicais cursos nos mais diversos temas, com pessoas gabaritadas para tal. |
|
|
Experiente e focado no progresso, o líder multiplica seus conhecimentos para outros membros da Federação |
8) A atuação do Sindicato dentro da Federação tem sido ativa?
Sim, com certeza. Por conta de problemas de saúde, algumas vezes eu não consigo ir pessoalmente. Porém meus diretores estão sempre mobilizados em greves de Sindicatos vizinhos, nas eleições organizadas pela Fesspmesp e em eventos da nossa Macro. Tenho feito o possível para estar neles e tenho fé que em 2016 poderei estar ainda mais próximo de todos os meus colegas.
9) Dentre suas atividades, qual te dá mais alegria?
Olha, acredito que tudo me traz satisfação. Mas estar na base com os companheiros é algo que me motiva muito. Poder ver de perto que nossas ações resultam em ganhos concretos e mudanças positivas para suas carreiras não tem preço. Tenho apreço por poder ir o máximo de vezes até os locais de trabalho e fico feliz em ver o número de trabalhadores visitando nossa sede e ficando cada vez mais próximos de nós se multiplicar.
Deixe uma mensagem para os companheiros
Eu desejo de coração um feliz 2016 para todos os meus amigos, colegas de trabalho, familiares e Servidores que me ajudam a construir um Sindicato mais ativo e eficaz no dia a dia do funcionalismo. Temos sido fortes e desse modo garantido muitos ganhos. Confesso que é preciso mais. Precisamos que o trabalhador tenha consciência do seu poder. Servidor é o prestador de serviços da sociedade e, portanto, merece ser respeitado ao máximo e não se submeter a quaisquer desmandos. Juntos somos mais fortes!
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com |
|
Ao lado do presidente Aires, Mirinho é forte aliado da Federação. Liderança unida e preparada que dá certo! |
|
|