Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 18 de fevereiro de 2016
Lentidão da Justiça atrasa processos e prejudica Guardas Civis Municipais de Americana

Atentar ao princípio da celeridade e economia processual deveria ser uma das principais regras a ser seguida pelos tribunais de Justiça do país. Infelizmente, em muitos casos, essa determinação contida no ordenamento jurídico brasileiro não é seguida pelos Magistrados. Um exemplo claro é a situação vivida pelos Guardas Civis Municipais de Americana, que há mais de um mês esperam por uma simples decisão para regularizar a situação que os impede de receber o adicional de risco e o descanso semanal remunerado.

A expressão simples se caracteriza ao considerarmos que o voto do relator do processo foi favorável à categoria. O próximo passo da Justiça é tomar o voto dos outros Magistrados do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. É aí que está o problema.

DECISÃO - O Jurídico da Federação, sob a coordenação do Dr. Jamir Menali, há mais de um mês tenta, sem sucesso regularizar a situação da categoria. Nesse período, foram adiadas três audiências que poderiam ter colocado fim à espera. Embora o relator do processo já tenha revogado a liminar da Prefeitura, julgando irregular a ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pela Administração, os Servidores continuam sem poder receber os benefícios previstos em lei. Com a decisão do relator, cada Servidor tem direito a valores que variam de R$ 1.800 a R$ 2.000, retroativos a junho de 2015.

DESRESPEITO - Dr. Jamir acredita que um Judiciário mais ágil reduziria os custos e diminuiria o tempo de tramitação dos processos. "Infelizmente nós, que somos operadores do Direito, temos muitas dificuldades para concluir processos, relativamente simples, devido à morosidade da Justiça. Essa lentidão acaba onerando as ações no país. Os Servidores públicos ainda tem o respaldo do jurídico dos Sindicatos. E o trabalhador comum? Vai recorrer a quem? Temos que mudar essa realidade, pois processos mais rápidos reduzem o custo para o Estado e dão respostas mais rápidas à sociedade que tanto as espera".

JUSTIÇA - Árduo defensor do trabalhador, Dr. Jamir é contrário ao ditado popular de que "Justiça tarda mas não falha". Nosso advogado entende que a lei existe exatamente para atender e preservar o direito de todos, dentro do prazo previsto. "Justiça tardia não é Justiça, por isso, trabalho para que a lei seja cumprida à risca", finaliza.

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Dr. Jamir Menali é advogado da Federação e procurador da CSPM (Confederação dos Servidores Municipais)

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada surge com proposta inovadora e vem para fortalecer a ação sindical
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores