|
Entrevista |
São Paulo, 29 de março de 2016 |
ENTREVISTA - Fernando Galvão de Guaíra: "Nosso maior desafio é combater o assédio e perseguição" |
Relação transparente e sincera garante o sucesso dessa dupla que bate de frente e não tem medo de cara feia |
Como proposto no início de março, finalizamos nossa meta em entrevistar vice-presidentes de Sindicatos filiados à Fesspmesp. Por entendermos a importância dos companheiros, agradecemos a cada um que de forma direta dedicaram um tempo para nos contar um pouco de sua trajetória pessoal e profissional em prol do funcionalismo de seu município.
Para finalizar a série, entrevistamos o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaíra, Fernando Galvão Peres. Aos 38 anos, o dirigente concilia o trabalho como sindicalista, Servidor, esposo e pai de dois filhos. Além disso, à noite, como objetivo de complementar a renda, presta serviços como desenhista arquitetônico.
Filho de Servidores municipais, formado em Técnico de Segurança do Trabalho e Edificações, Fernando nos conta sobre como iniciou e vem desenvolvendo seu trabalho ao lado de Rodrigo Borghetti, presidente da entidade.
CONFIRA NOSSA CONVERSA!
|
Fernando Galvão Peres é filho de Servidores e descobriu nas atividades dos pais seu talento
em defesa dos principais anseios da categoria |
1) Por que decidiu ser Servidor público?
Aos 22 anos, eu trabalhava como serigráfico e tinha em casa o exemplo de meus pais, ambos Servidores municipais. Entendi que o trabalho no setor público seria, no momento a melhor escolha em razão da estabilidade propiciada. Foi quando passei em um concurso e, em 2000, me tornei Servidor.
2) E qual foi o seu cargo?
Meu primeiro cargo foi Auxiliar de Serviços Diversos. Entrei com muita disposição para realizar todas as tarefas da melhor maneira possível e contribuir para o bom andamento do meu setor, inclusive da cidade.
3) Como foi sua introdução no sindicalismo?
Fazia parte da rotina do meu cargo, sempre percorrer os diversos setores. Consequentemente, comecei a dialogar com os companheiros e passei a conhecer os problemas de cada departamento. Por meio das conversas, também fiquei por dentro de grandes injustiças contra a categoria e precisava fazer algo.
4) As reclamações eram constantes?
Sem dúvida. Muitos trabalhadores estão inconformados com o descaso e autoritarismo dos administradores. Comecei a levar essas e outras reivindicações para o Sindicato a fim de resolver os problemas. Mostrei para a diretoria da época que algo precisava ser feito logo.
5) E quando começou a fazer parte diretoria?
Após seis anos de serviço público, em 2006, fui convidado pela antiga diretoria para participar de uma chapa. Aceitei de pronto e acabamos vitoriosos. Desde então, meu envolvimento com a categoria só aumentou e, na última eleição, tive a oportunidade de selar meu compromisso realizando trabalho conjunto com o companheiro Rodrigo, sendo seu vice-presidente.
6) E como é sua relação com o presidente Rodrigo?
Temos muito em comum. Estabelecemos uma relação muito transparente e sincera. Lutamos juntos pelas mesmas causas e assim vamos matando um leão por dia para defender os direitos dos Servidores. Isso tem fortalecido muito nosso movimento. Não importa a situação eu e o Rodrigo estamos sempre juntos para lutar em prol da categoria.
7) E os principais anseios dos Servidores de Guaíra?
Como em todas as cidades, temos uma pauta extensa, até porque os problemas são muitos também aqui em Guaíra. Porém, a luta por maior valorização e reconhecimento, implantação correta de hora-extra, insalubridade e Plano de Cargos, Carreiras e Salários estão entre nossas prioridades.
8) Na sua avaliação, quais são os maiores desafios do funcionalismo?
Nossos maiores desafios são combater o assédio e as perseguições por parte da Administração. Guaíra é uma cidade pequena e, infelizmente, muitas vezes os Servidores são ameaçados. O Sindicato é contra essa prática e temos lutado com muito empenho para erradicar esses problemas. Jamais vamos aceitar o assédio moral e perseguições. Vamos pra cima da Prefeitura, mesmo! |
|
|
Atuante e participativo, Fernando se empenha com muito orgulho em todas atividades relacionadas ao Servidor |
9) Quais as principais dificuldades para realizar um bom trabalho à frente da entidade?
Enfrentamos um quadro político muito conturbado em nossa cidade, onde dois partidos brigam pelo poder e quem paga o pato são os Servidores. Mas eu diria que ambos os partidos praticam ações muito semelhantes. Por meio da burocracia entre outras coisas, eles omitem documentos, dificultam o acesso do Sindicato e exercem forte opressão a fim de coagir o funcionalismo. Sem contar que os dirigentes não são afastados para trabalhar pelo Sindicato.
10) E quais são as ações do Sindicato para contra-atacar?
Por meio de diversas mídias estamos trabalhando juntos aos Servidores sobre a conscientização e importância de se unirem e lutarem conosco para tornar nossa entidade cada vez mais forte e representativa. Esses veículos, alguns deles, ajudam a divulgar nossas Campanhas Salariais. Cremos que a comunicação é muito importante para combater injustiças e gerar resultados positivos.
11) Comente alguma vitória mais recente da entidade.
Mesmo com todos empecilhos colocados pela Administração, conseguimos pleitear e conquistar o recálculo e o devido pagamento de horas-extras e adicionais por tempo de serviço. Além disso, nosso jurídico impetrou ação na Justiça pedindo o pagamento de hora-extra de outros 70 Servidores no período de cinco anos. Acredito que sairemos vitoriosos também.
12) Como vê o papel da Federação no apoio ao seu Sindicato?
É muito importante todo o aparato e suporte que recebemos da Fesspmesp. Tanto da comunicação, quanto do jurídico, apoio em greves são de extrema valia. Temos orgulho em participar de uma Federação comprometida e atuante. Sempre quando precisamos eles estiveram aqui ao nosso lado lutando contra o autoritarismo e cobrando melhores salários para os Servidores de Guaíra.
13) Como imagina o funcionalismo de Guaíra daqui dez anos?
Vejo uma categoria sem medo de buscar seus direitos e sem dúvida mais fortalecida. Com melhores salários e benefícios, inclusive ao do Sindicato. Temos feito um ótimo trabalho de organização e orientação. Temos levado conhecimento ao Servidor e explicando a importância de cada um ficar por dentro dos seus direitos e jamais desistir de nenhum deles.
14) Deixe uma mensagem para os Servidores de Guaíra?
Companheiro(a): vamos juntos fazer um verão mais bonito. Precisamos unir forças para combatermos junto o mau que tenta nos oprimir. Nunca se esqueçam que existe um Sindicato comprometido com seu bem-estar e avanços. Venha fazer parte da nossa família. Junte-se a nós. Esteja ao lado de uma diretoria combativa e uma entidade forte, que tem lado: o lado do trabalhador.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com |
|
Março 2014 - Chapa 1, do Sindicato dos Servidores de Guaíra, comemora vitória. Foram 80% dos votos válidos! |
|
|