Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 19 de abril de 2016
ENTREVISTA - Silvano Matos, de Piraju - Uma vida
profissional inteiramente dedicada ao funcionalismo

Silvano é um líder sindical muito querido pelos cidadãos e Servidores; incentivos são permanentes na atuação

O entrevistado desta semana é um dirigente com trajetória de muitas lutas e conquistas. Aos 19 anos, Silvano de Matos Pereira iniciou na carreira pública como Servidor. De lá pra cá, desenvolveu dentro do funcionalismo um trabalho de sucesso, traçando assim, uma carreira completamente dedicada ao municipalismo. Comunicativo, ele realmente nasceu para trabalhar com o público.

Servidor na cidade de Itapecerica da Serra, prestou serviço por cerca de 14 anos, onde ampliou sua habilidade de ouvir e observar os anseios de seus companheiros e também a postura da Administração. Casado e pai de duas lindas filhas, decidiu partir para mais longe da Capital paulista rumo a Piraju, a fim de obter mais qualidade de vida.

Porém, seu espírito de liderança o colocou à frente da categoria e, desde então, transformou para melhor a vida de muitos funcionários da Administração. Pautado em priorizar sempre o diálogo e as boas relações se evidenciou pela iniciativa em defesa da garantia de melhores salários e benefícios para a categoria. Hoje, é uma das importantes lideranças em destaque dentro da Federação. Batemos um papo leve e descontraído com o dirigente e você verá a seguir na íntegra.

Silvano Matos Pereira se tornou Servidor aos
19 anos e permanece até hoje. No comando da entidade, soma vários ganhos para o Servidor
1) Como foi seu ingresso na carreira pública?
Antes de me tornar Servidor tive algumas atividades, mas todas informais e sem perspectivas. Morava na cidade de Itapecerica da Serra e lá trabalhei em agência funerária, loja de discos e também fui garçom. Fiquei incomodado com minha situação no mercado de trabalho e descobri que a Prefeitura havia aberto concurso. Prestei para Motorista e fui aprovado. Permaneci na Administração cerca de 14 anos e me encontrei profissionalmente.

2) Quais foram os atrativos iniciais para a carreira?
Sem dúvida foi a estabilidade. Precisava de um trabalho o qual me trouxesse mais qualidade de vida e no funcionalismo percebi essa oportunidade. Minha família me incentivou e era exatamente o que eu esperava para iniciar a carreira. Estou até hoje.

3) E como iniciou a participação no sindicalismo?
Em Itapecerica ainda não havia um Sindicato e sim uma associação a qual participei por muitos anos. No entanto, não foi lá o início da minha carreira de dirigente. Quando vim para Piraju novamente me tornei Servidor e as coisas foram fluindo naturalmente.

Então fui convidado para compor uma Chapa como vice-presidente e topei o desafio. Depois, por motivos de razões pessoais, o presidente precisou se afastar e acabei assumindo o cargo. Na eleição seguinte concorri como encabeçador da Chapa e então pude traçar novas metas e estratégias. Foi um momento muito especial, passei a ver tudo por uma ótica diferente e meu ideal em lutar pelos Servidores foi renovado. Quero ter meu nome lembrado por coisas boas.

4) A situação do Sindicato era boa quando assumiu como vice no primeiro mandato?
De jeito nenhum. Assumimos um montante considerável de dívidas e esse foi nosso primeiro desafio. Também não possuíamos sede e a estrutura era muito precária. Além disso, a entidade não tinha nenhuma credibilidade com a categoria, ninguém confiava em nossa representatividade. Também assumimos em período de eleições municipais e tudo se complicou ainda mais. No segundo mandato, já como presidente, as coisas começaram a fluir melhor.


Carismático e dedicado, o dirigente é um nome de peso na Federação e no sindicalismo do município de Piraju

5) Como foi esse recomeço. Novas ações foram criadas?
Muita coisa já tínhamos colocado em ordem e, a partir daí, começamos a desenvolver ações mais fortes e pontuais. Já estávamos mudando a cara do Sindicato e as negociações estavam acontecendo. Também conquistamos nossa sede própria e disso nos orgulhamos muito. A meta seguinte e mais importante era conquistar a Certidão Sindical.

6) E a conquista da Certidão Sindical, como foi?
Foi quando surgiu a Fesspmesp em nossa trajetória. Com muito empenho e apoio do assessor técnico da Federação, Cláudio Bertollo, esse desejo se tornou realidade. Após 23 anos com a documentação incompleta, passamos a ser os legítimos representantes da categoria e a luta ganhou mais força. Dos 900 Servidores, hoje mais de 600 são sócios do Sindicato e com isso obtemos o direito sobre a Contribuição Sindical, a qual nos ajuda demais a manter os projetos.

7) Quais foram as conquistas estruturais do Sindicato?
Somos donos da própria sede e hoje possuímos um grêmio equipado, fora da Área de Lazer com churrasqueira e salão de jogos. Além disso, pudemos adquirir um veículo novo e isso tudo faz parte do patrimônio do Sindicato, Casa do Servidor de Piraju.

8) Quais são os principais ganhos conquistados para a categoria?
Reduzimos a jornada de 44 para 40 horas semanais; instituímos a licença-prêmio para portadores de determinadas doenças; licença-maternidade de 180 dias; licença adoção; insalubridade de 40% e folga nos fins de semana para os Coletores de resíduos; falta abonada; incentivo como 14º salário para os Agentes de Saúde; regularização de entrega de EPI's; aumento real depois de 14 anos nos salários; um cartão convênio para os Servidores que movimentam cerca de R$ 180 mil por mês no comércio da cidade; além de muitas outras coisas.

9) Como é a relação com a Administração Municipal?
Priorizamos o diálogo e assim vamos conquistando novos avanços. A conversa é sempre a melhor alternativa para solucionar problemas e alcançar objetivos. Sobretudo, deixamos claro o poder de mobilização da categoria na luta contra injustiças, mas antes sempre estaremos prontos para um bom combate. As Prefeituras precisam ver os Sindicatos como parceiros e não inimigos e vice-versa.


O dirigente destaca a importância de estar amparado por entidades combativas e comprometidas com o setor

10) Contam com apoio de representantes da Câmara Municipal?
Sempre que possível contamos com apoio de um ou outro parlamentar. Mas ainda existem alguns raros, os quais deixam muito a desejar. É o caso do vereador Alex Villas Boas, que se referiu em um de seus últimos discursos no plenário aos Sindicatos como câncer da sociedade. Lamentável, mas estamos tomando as devidas providências para impedir a disseminação dessa postura vergonhosa.

11) Como está a Campanha Salarial 2016?
Ainda não fechamos o índice, porém estamos na luta para conquistar a reposição inflacionária e impedir um ano de perdas para categoria. Esperamos uma solução imediata dos governantes sobre a crise política e financeira a qual todo o País enfrenta. Isso afeta diretamente a vida da população e, em contrapartida, o Servidor municipal, o qual depende de diversos fatores para ter seus salários.

12) Qual o papel da Fesspmesp em sua gestão?
Fundamental, pois o apoio que recebemos até hoje nos deu respaldo para agirmos com coerência e amparados por quem realmente se importa com seus filiados. Além disso, também nos juntamos à Confederação dos Servidores (CSPM) e à Central Pública, nas quais o presidente Aires Ribeiro também atua. Sabemos que estamos sob a cobertura de entidades e pessoas comprometidas com o desenvolvimento e fortalecimento do setor público.

13) Deixe uma mensagem para os Servidores de Piraju.
Não percam a fé em nossa cidade, País e em nossos representantes. Precisamos unir a sociedade e lutar a favor de melhorias em todos os setores e esferas. Nosso Sindicato tem o compromisso garantir sempre os melhores salários e condições de trabalho, além de combater qualquer injustiça aos trabalhadores. Venham à sede nos fazer uma visita e conhecer um pouco do nosso trabalho. Precisamos de vocês para fazermos do Sindicato uma entidade cada vez mais forte e combativa.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Abril 2015 - Presidente Aires Ribeiro e o vice José Flamínio entregam Certidão Sindical ao companheiro Silvano

Confira mais notícias

 
F3 completa 20 edições e se destaca como melhor informativo web para sindicalistas filiados
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores