Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 17 de maio de 2016
ENTREVISTA - Edna Barbosa, de Campinas:
"Com a união do coletivo a vitória é certa"

Sempre atuante, Edna Barbosa não mede esforços para ajudar os companheiros que fazem parte da Macro 2

O serviço público vem de berço na vida de nossa entrevistada da semana. Edna Barbosa é diretora de organização do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Municipal de Campinas (STMC). É braço direito do coordenador da entidade, Jadirson Tadeu Cohen Paranatinga, onde atua com total comprometimento em prol da categoria no município.

Mãe de dois filhos, Edna se divide para conciliar a família com sua dedicação ao desenvolvimento do funcionalismo, através de seu trabalho constante e determinado há 24 anos. Uma trajetória de luta e conquistas permanentes são marcas registradas no currículo da companheira. Ela conversou com nossa equipe de comunicação e você confere agora a entrevista na íntegra abaixo.

Edna Barbosa é uma dirigente extremamente
carismática. Porém, quando necessário, ela
combate alguns péssimos administradores
1) Edna, como entrou para o funcionalismo?
Minha mãe foi por longos anos Servidora municipal. Então minha vocação veio por meio da influência dela. Depois que ela se aposentou, foi me incentivando a ingressar na carreira e seguir seus passos. Daí eu decidi prestar concurso e fui aprovada como Agente Operacional. Desde então, não sei mais fazer outra coisa, como tão somente viver pelo sindicalismo, em especial para o funcionalismo municipal.

2) Qual era sua profissão antes de ser Servidora?
Meu primeiro emprego foi como auxiliar de produção em uma fábrica. Entrei na empresa com 14 anos e permaneci até os 21. Quando me casei, passei a dedicar-me inteiramente à minha família e por seis anos levei a vida como dona de casa. Percebi que aquilo não era para mim. Me organizei, arregacei as mangas e mergulhei de cabeça no funcionalismo. Estou trilhando esse caminho até hoje.

3) Como chegou até a diretoria do Sindicato?
Sempre fui muito ativa desde que assumi o cargo como Agente Operacional, mas não pensava em ser dirigente. Porém, através de um convite feito por uma ex-diretora, ela insistiu para que eu participasse da chapa. Decidi ingressar e, por fim, ganhamos o pleito. Tornei-me diretora de organização e me orgulho dessa decisão. Aprendi muitas coisas e a cada dia evoluo na luta permanente em prol dos Servidores.

4) Conte um pouco como é seu trabalho na entidade?
Periodicamente estou na base e dialogo com cada Servidor. Ao constatar alguma situação, tento ajudar da melhor forma possível. São causas trabalhistas e pessoais e, como nos preocupamos com o bem-estar dos trabalhadores, procuramos uma maneira de contribuir. Além disso, estou sempre auxiliando nosso coordenador Tadeu Cohen, o qual me atribui funções específicas e de confiança. Posso afirmar que amo meu trabalho e não consigo me imaginar fazendo outra coisa.


Edna é presença de grande valia em pleitos e mobilizações; ela leva com muita seriedade todos os desafios

5) Quais os maiores desafios enfrentados no funcionalismo?
Creio que num contexto geral e não só em Campinas, mas como no Brasil todo, seja a efetiva valorização do Servidor. Conquistar boas condições de trabalho e salário digno é um grande desafio, principalmente quando a Administração não está disposta a negociar. Num âmbito mais macro, acredito que todo o funcionalismo anseia pela regulamentação do direito de greve, emperrado em discussões por falta de consenso das Centrais Sindicais.

6) Como avalia o funcionalismo em Campinas?
Temos um histórico com grande protagonismo e precedentes aqui na região. Em Campinas, o funcionalismo é muito forte. Contamos com o apoio de toda a categoria que vai à luta e fortalece os movimentos organizados pela nossa diretoria para garantir ganhos concretos. Não damos mole para
a Prefeitura, porém priorizamos sempre o diálogo. Trabalhamos de forma ordenada e o planejamento é nosso ponto forte para avançarmos. Sabemos que ainda temos muito para conquistar em nossa entidade, mas estamos repletos de vigor e disposição de luta.

7) Quais os principais ganhos para categoria?
São muitos, entre eles posso destacar o vale-refeição dos companheiros, que atualmente é um dos maiores do Estado, no valor de R$ 780,00. Além disso, conquistamos em 2013 o auxílio nutricional de R$ 120,00 para os aposentados. Outra grande conquista é a redução da carga de trabalho, onde todos passaram a trabalhar 36 horas semanais e, para finalizar, implantamos o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) para toda a categoria, ganho esse que foi muito comemorado.

8) Como andam as negociações da Campanha Salarial?
No momento, estamos participando de várias mesas de negociação com a Administração por imposição da Justiça, já que a Prefeitura resolveu dificultar as coisas este ano. Mas a cada novo encontro avançamos em nossas reivindicações e nos mantemos firmes e empenhados. Certos da vitória, cremos que a luta não será em vão, pois sabemos o quanto o Servidor precisa ser valorizado.


Por meio dos trabalhos da Macrorregião 2, Edna Barbosa consegue estender suas ações além de sua entidade

9) Como é o seu trabalho com o companheiro Tadeu Cohen?
Extremamente produtivo. Aprendo muito com ele, pois o Tadeu é uma grande liderança sindical e está sempre disposto a ensinar, além de ser uma pessoa muito simples e de fácil convivência. Sua experiência, amor e dedicação são contagiantes, por isso procuro fazer meu melhor em todas as ações que me são delegadas. Somamos muitas vitórias e essa parceria tem dado certo.

10) Como conheceu a Federação?
Foi através da nossa eleição em 2010, em que a Fesspmesp foi nossa oposição. Posteriormente, tomamos posse e ficamos muito curiosos em conhecer de perto o trabalho do presidente Aires Ribeiro. Desde então nos unimos e, hoje, estamos juntos na luta em favor do funcionalismo, do mesmo lado. Estamos satisfeitos em fazer parte desta família.

11) Qual importância da Fesspmesp?
Fundamental, pois exerce um papel de grande importância na luta pelo setor público. O respaldo e estrutura oferecidos aos Sindicatos trazem resultados positivos e contribuem para o fortalecimento das entidades. É importante citar o engajamento e preocupação dos dirigentes na organização dos trabalhos. Campinas é uma das quatro Macrorregiões estabelecidas para estruturar a região e, por meio dela, também posso deixar minha contribuição para o crescimento da categoria.

12) Deixe uma mensagem para os Servidores.
Servidores: nunca desistam dos seus direitos e venham para luta com muita garra e determinação. Confiem em nossas lideranças que estão sempre à disposição e determinadas a buscar o melhor e enfrentar todas as barreiras. Com a união de todos a vitória é certa.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Representantes da Macro 2 Campinas fortalecem trabalho na região e conquistam novos filiados. Edna esteve lá

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - destaca estado de greve nas cidades de Osasco e Serra Negra
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores