Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 9 de agosto de 2016
ENTREVISTA - José Gerson, de Embu Guaçu: "Nosso trabalho vai trazer dias melhores para os Servidores"

Dirigente parte para o embate contra intransigências do prefeito Clodoaldo e exige respeito com os Servidores

Nascido e criado na cidade de Embu Guaçu, José Gerson Gomes Cabral desempenha excelente trabalho à frente do Sindicato dos Servidores Municipais de Embu Guaçu. Com forte presença na base, é conhecido pelo funcionalismo por sua disposição em lutar pelos anseios da categoria. Gerson, como é conhecido, enfrenta lutas diárias para combater as mais variadas injustiças.

O entrevistado da semana é firme em seu posicionamento e prioriza o diálogo. Apesar disso, não tem medo de bater de frente com a Administração Municipal para defender os Servidores. Há cerca de dois anos o Sindicato é protagonista de inúmeros embates por conta das intransigências praticadas pelo prefeito Clodoaldo. O líder destaca também que conta com uma diretoria sólida e preparada.

Ele não abre mão de estar sempre ao lado de sua bela esposa Rosemeire Cabral, que é conselheira tutelar na cidade, e sua princesa Steffany Cabral, fruto dessa relação bem-sucedida e parceria certa nos momentos de maior dificuldade. Segundo o dirigente, sua base familiar permeada por amor, carinho e confiança, é a chave para se manter sempre motivado e perseverante em suas atividades.

CONFIRA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA:

José Gerson Gomes Cabral é o combativo líder
do Sindicato dos Servidores de Embu Guaçu.
Luta por mais valorização da Administração
1) Conte um pouco da sua infância.
Venho de uma família simples. Sempre moramos em Embu Guaçu. Como a maioria da população local, tive uma infância saudável e consegui aproveitar ao máximo essa fase. Com 12 anos já sentia o desejo de trabalhar e ter minha própria renda, queria suprir as vontades de consumo. Aprendi desde sempre que o trabalho mantém o homem e é fundamental para o crescimento pessoal. Mas só aos 15 anos tive meu primeiro emprego formal como cobrador de ônibus.

2) Quais profissões já exerceu?
Antes de entrar na Prefeitura, como já citei, trabalhei como cobrador de ônibus, pois aos 15 anos surgiu essa oportunidade e abracei com muita alegria. Permaneci por alguns anos na função, mas acabei optando pela mudança. Tirei minha carteira de habilitação e me capacitei profissionalmente para trabalhar como motorista de perua escolar. Depois disso, decidi migrar para a construção civil e trabalhar neste setor.

3) Por que decidiu entrar no serviço público?
Para falar a verdade aconteceu por acaso. Na construção civil eu não tinha vínculo empregatício. Como já tinha casado, comecei a pensar em algo mais sólido. Certo dia, olhando um jornal vislumbrei abertura de concurso aqui na cidade. Prestei para Motorista Escolar e, em 2001, fui convocado para começar.


4) Como iniciou seu envolvimento com o meio sindical?

Oito anos após ingressar no funcionalismo recebi o convite para participar de uma eleição como 1º suplente de diretoria. Aceitei o desafio e fomos às eleições. Obtivemos sucesso e ganhamos. Dentro das minhas limitações, contribui da melhor maneira possível nesse período. Em 2012, em novo pleito, tive a oportunidade de participar como vice. No entanto, o presidente decidiu disputar uma cadeira na Câmara e se afastou da entidade. Assumi a presidência e exerço o cargo até hoje.


Gerson não foge à luta e sempre promove encontros com a categoria, além de apoiar os Servidores em tudo

5) Quando assumiu, como era situação do Sindicato?
A situação não era uma das melhores. Embora fizesse parte da diretoria tinha certo conhecimento, pois meu presidente anterior já havia herdado o Sindicato numa situação precária e com muitos desafios para superar. Algumas coisas ele já tinha melhorado, porém aproveitei a oportunidade para mudar muitas outras e colocar a casa em ordem. Desde então, nos organizamos ainda mais e nos preparamos para atender melhor os trabalhadores. É um processo contínuo até a perfeição.

6) Quais os projetos futuros da atual diretoria?
Nosso principal projeto é alavancar o sonho de ter nossa sede própria. Além disso, também planejamos ter o Clube do Servidor. Sabemos ser algo ainda pouco distante da nossa realidade devido à baixa arrecadação, mas não vamos nos abater com as dificuldades, pois somos maiores.
Ao meu lado tenho valorosos companheiros que fortalecem nossa luta a cada dia. Os diretores André Dorizotti, Maurício Morando e Anderson Roberto são meu braço direito no Sindicato.

7) Como é a relação da entidade com a Administração Municipal?
É péssima. Não temos acordo com o prefeito, ele não abre as portas para dialogar conosco. Quando se fala em Sindicato dentro da Administração, a resposta é não. Batem as portas em nossa cara. A alternativa é avançar por meio da pressão. Usamos carro de som, realizamos manifestações, encaminhamos denúncias no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público (MP). Essa é a única maneira de debater as demandas da categoria, pois ele não respeita o funcionalismo.

8) Como foi a Campanha Salarial deste ano?
Parece piada. O prefeito concedeu 0,5% de repasse. Começamos a realizar uma forte mobilização da categoria e caminhávamos para uma greve geral. Fui até chamado pelo MP para junto ao prefeito rever esse percentual. Durante o encontro não houve acordo. Com muita choradeira e falta de compromisso, ele conseguiu convencer que não tinha condições de ampliar o índice. Graças à péssima gestão do administrador, o funcionalismo, mais uma vez, ficou com todo o prejuízo.


A liderança é muito conhecida na cidade e querida por todos trabalhadores pela sua constante presença na base

9) Quais benefícios o Sindicato oferece aos Servidores associados?
Temos um cartão que funciona como um cartão de crédito, em que os trabalhadores podem usar na região e obter desconto direto na folha. Além disso, possuímos um consultório odontológico em nossa sede e realizamos cerca de 150 atendimentos mensais, entre Servidores e dependentes. Também oferecemos suporte Jurídico para assuntos trabalhistas. A meta é ampliar as parcerias.

10) Cite as principais metas da entidade.
A prioridade é avançar no Plano de Carreira para todos os setores. Com nossa luta conseguimos transformar para melhor o Plano da Educação, mas em contrapartida, a Prefeitura ainda insiste em dificultar o diálogo para os demais profissionais. Também queremos oferecer um plano de saúde geral e decente para atender os companheiros, além de melhorar os ganhos salariais. Esperamos que o próximo gestor faça diferente e não dificulte a vida da categoria que mantém a cidade.

11) Como conheceu a Fesspmesp?

Meu grande companheiro Adalberto Félix, presidente licenciado do Sindicato dos Servidores de Itapecerica, já havia se filiado à Fesspmesp e me apresentou os benefícios e propostas. Inicialmente fiquei meio com o pé atrás. Mas depois de dialogar com o tesoureiro Cláudio Aparecido dos Santos (Ted) tive a certeza de que era o melhor a fazer. Inclusive já recebi a visita do presidente Aires Ribeiro, mas aguardo outro encontro para batermos um papo e traçar novas estratégias de combate.

12) Deixe uma mensagem para os Servidores de Embu Guaçu.
Companheiros: dias melhores virão. Contém conosco na luta por um funcionalismo mais justo. Temos dado nosso melhor para conquistar ganhos concretos, e não nos intimidamos com as dificuldades impostas pelo Governo. Sobretudo, precisamos que acreditem e juntem-se a nós, seu legítimo representante. Juntos somos mais fortes e vamos garantir novas conquistas para o setor.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

ARQUIVO - Presidente Aires e assessor Eduardo entregam nosso jornal ao companheiro e reafirmam parceria

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada - Aires vai
a Lorena conhecer o trabalho
do Chiquinho - líder do Sindicato
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores