Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 8 de setembro de 2016
Presidente Aires rebate matéria tendenciosa
do jornal O Globo sobre o funcionalismo

O jornal O Globo, das Organizações Globo (propriedade da família Marinho), repercutiu no início dessa semana uma matéria onde critica a municipalização dos serviços (clique aqui e leia na íntegra). Em outras palavras, eles afirmam que a falta de investimentos em infraestrutura nas cidades é resultado da contratação de Servidores. Uma informação equivocada e tendenciosa.

Para esclarecimentos à sociedade, Servidores e ao próprio jornal, que deixa de apontar informações valiosas para uma análise mais assertiva sobre este importante tema, nosso presidente Aires Ribeiro escreveu uma carta aberta onde fala sobre o tema. Vale a pena conferir e ver a defesa realizada pelo sindicalista que tem mais de 30 anos de luta pela dignidade do funcionalismo. Confira na íntegra!

Interessante e oportuna a matéria publicada no Jornal "O Globo" nesta segunda, dia 5 de setembro, com o título: "Gastos per capita com Servidores municipais subiram 210,5% desde 2000". O texto revela a falha da administração na escassez por parte das Prefeituras, da penúria de recursos e o sobrepeso de responsabilidades repassadas pelos Estados e pela União para seus cofres defasados.

É importante dizer que no período apontado pela reportagem, o acúmulo inflacionário foi de aproximadamente 160%, ou seja, apenas repasse constitucional da defasagem salarial das categorias atreladas à esfera municipal. Por outro lado, é relevante avançar mais nas razões pelas quais as despesas com pessoal subiram nas Prefeituras. Parte delas refletem, como lembra a matéria, um novo momento do País após as manifestações de rua em 2013, quando ficou claro que é das cidades que as pessoas esperam melhores retornos de serviços públicos para sua qualidade de vida. É na cidade onde se estabelece de fato a cidadania e isso é algo que jamais vai mudar.

A Prefeitura passou a oferecer toda sorte de reposição de pessoal para ausências existentes nos serviços compromissados de outros poderes e de responsabilidades destes outros poderes.
Seja pela transferência de Servidores municipais para órgãos do Estado presentes na cidade, e com falta de pessoal, para unidades da União com falta de pessoal, para instalações do Poder Judiciário, para serviços de zeladoria e manutenção variada em locais públicos em geral, como instituições de ensino e hospitais, apoio à segurança pública e diversas outras atividades essenciais.

A União pode não estar presente quando deveria, idem o Estado, mas a Prefeitura é o ente público local mais visível, incapaz de ignorar as deficiências locais de serviços públicos e não dar respostas ao cidadão. Assim, na busca de soluções, vai realizando contratações e terceirização, que na prática, elevam o custo per capita do Servidor, que, concursado, teria melhor racionalidade e economia.

Se por um lado assume mais despesas para garantir a expectativa do cidadão, a Prefeitura não encontra compensações por parte do Estado e da União, assim como não tem outras fontes de receitas ou capacidade de operações financeiras. A conseqüência é uma folha de Servidores com mais volume, pela necessidade social, e um nível salarial médio bem inferior das instâncias estaduais e federais, comprometendo a qualidade do que faz e de sua supervisão.

A Prefeitura é a "prima pobre" do Estado e da União. Para quem muito se repassam obrigações, responsabilidades, cada vez mais, deixando-a lidar no dia a dia com as agruras do cidadão, mas
não dão recursos de fato para fazer suas incumbências. As capitais e Brasília ficam distantes do que ocorre nos pequenos municípios e, por isso, existe essa grande perda para todos os lados.


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Presidente Aires Ribeiro ao lado do tesoureiro Ted e do assessor Araken - são mais de 30 anos de luta sindical

Confira mais notícias
 
Encontro de lideranças é destaque do F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Noticiário completa 40 edições
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores