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Entrevista São Paulo, 10 de janeiro de 2017
ENTREVISTA - Manoel Índio, de Piratininga: exemplo
de serenidade e excelente capacidade de gestão

Mais conhecido na cidade como Índio, Manoel é um dos grandes exemplos de ótima gestão e competência

Abrimos a primeira entrevista do ano com uma liderança de grande destaque no funcionalismo. Natural de Bauru, Manoel Bueno Cardoso Júnior, mais conhecido como Índio, é presidente do Sindicato dos Servidores de Piratininga. Aos 41 anos, traça uma carreira pujante na luta pelo setor público prezando, sempre, pelo diálogo e bom relacionamento com a Prefeitura e Câmara Municipal.

Graduado em recursos humanos, o dirigente utiliza sua formação para auxiliar os Servidores e lutar por mais valorização e reconhecimento. Para isso, conta com apoio incondicional de sua esposa e também Servidora, Ana Cláudia Cardoso, que exerce o cargo de Professora do ensino especial e infantil. Além disso, também é filho de um Servidor estadual, um Policial Militar reformado.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Manoel Bueno Cardoso Júnior é presidente do
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
de Piratininga. Lider nato e querido por todos
1) Conte um pouco sobre sua história de vida.
Nasci na cidade de Bauru e vim muito pequeno a Piratininga. Venho de uma família muito simples em meio a mais oito irmãos. Tivemos uma educação nos moldes disciplinares do militarismo, mas temos muito orgulho dos nossos pais, pois nos ensinaram a sermos pessoas do bem. Aos 11 anos ingressei na Legião Mirim e comecei a me tornar um verdadeiro cidadão. Dois anos depois, iniciei minhas atividades profissionais como legionário na biblioteca municipal.

2) Trabalhou em quais setores como legionário?
Após sair da biblioteca fui trabalhar na tesouraria da Prefeitura, depois na contabilidade e na sequência fui para o almoxarifado. Foram anos de aprendizado, com líderes muito especiais. Na Legião também tinha uma banda marcial, na qual eu fazia parte. Outra observação interessante era a existência de hierarquia dentro da instituição. Ingressei como Soldado e alcancei o posto máximo com a patente de Sargento.

3) Como e quando ocorreu sua entrada no funcionalismo municipal como concursado?
Em 1993 prestei concurso para Auxiliar de Serviços Gerais e fui aprovado. Mas quando assumi, na prática, acabei exercendo outras funções, entre elas o cargo de Escriturário. Depois, assumi a chefia no setor de Materiais e Patrimônio e permaneci por mais dois anos. Em seguida fui convidado a assumir a Tesouraria. Já em 1997, na Garagem, chefiei o setor de transporte.

4) Houve mais alguma outra atividade exercida na Prefeitura?
Em 2004 retornei para o Paço Municipal como Escriturário e também como Secretário da Junta de Serviço Militar, onde é realizado o alistamento. Em 2009, fui transferido novamente para a Garagem e exerci a função de chefe dos Transportes e depois de mais dois anos me tornei diretor de serviços externos. Em 2013, fui nomeado pelo atual prefeito, Sandro Bola, como responsável pelo Transporte.

5) Como iniciou sua militância e se tornou dirigente sindical?
Em 1997, participei da fundação do Sindicato junto ao companheiro José de Sousa, presidente que deu origem ao nome da nossa Área de Lazer. Sempre soube da importância da entidade representativa para lutar pelos companheiros e acompanhar de perto as iniciativas da Prefeitura. Permaneci membro participativo da instituição até o ano de 2001 quando algumas coisas mudaram.


Índio é um sindicalista engajado e comprometido com o real avanço do funcionalismo na cidade de Piratininga

6) E como ocorreu seu retorno ao Sindicato?
Em novembro de 2013 pedi ao prefeito o afastamento no Transporte para poder disputar a eleição do Sindicato. No mês seguinte, tudo ocorreu da maneira como esperávamos e em janeiro assumi o mandato vigente até 2017. Desde então, passei a abraçar cada vez mais a causa e temos ampliado o diálogo com a Prefeitura a fim de assegurar direitos e melhorar os benefícios para o Servidor.

7) Qual era a situação real da entidade quando assumiu seu mandato?
Tivemos, literalmente, que colocar a casa em ordem. Contratamos uma equipe jurídica para nos auxiliar com a regularização de toda a documentação e Receita Federal. Com total empenho da minha competente diretoria, conseguimos reativar nosso CNPJ, implantamos uma sede decente, fechamos convênios e parcerias, reerguemos a entidade. Um trabalho duro que levou dois anos.

8) Como é o trabalho de base realizado pelo Sindicato junto ao funcionalismo?
Bom, no período da manhã, normalmente, reservo um tempo para ir ao encontro dos Servidores e visitar a cada dia um setor diferente, conhecer seus problemas, anseios e debater soluções. É algo que faço com muito prazer, pois entendo a necessidade de intermediar e ouvir suas reivindicações. Sinto o quanto essa iniciativa é importante e demonstra nossa real preocupação com o bem-estar dos companheiros. Na prática, tudo isso reflete no desenvolvimento diário das suas funções.

9) Que benefícios o Sindicato oferece aos Servidores associados?
Nossa meta é sempre buscar as melhores alternativas e proporcionar um pouco mais de conforto, lazer aos trabalhadores. Pensando nisso, oferecemos convênio odontológico com desconto em folha, também fechamos uma parceria com um Clube de Férias, conquistamos descontos exclusivos por meio de um acordo com o comércio local e disponibilizamos uma excelente Área de Lazer.


Sempre presente na base, o dirigente conquistou total aprovação da categoria e realiza um trabalho impecável

10) Qual sua avaliação sobre o trabalho realizado pela Federação?
Em primeiro lugar é muito gratificante ver o quanto a Fesspmesp trabalha pelo Servidor e também pelas entidades. Em 2014 fomos convidados pelo companheiro de Marília, o Mauro Cirino, para participar de um encontro de lideranças na Praia Grande. Depois que conhecemos a Federação passamos a acompanhar de perto o excelente trabalho realizado e parabenizo toda a equipe pelo ótimo trabalho. Avalio como uma das mais importantes entidades representativas do setor público.

11) Como foi a reinauguração da Área de Lazer dos Servidores?
Dia 7 de janeiro, reabrimos o espaço da Área de Lazer dos Servidores e contamos com a presença de pessoas de muita estima, como a do presidente Aires Ribeiro, do prefeito Sandro Bola, dos vereadores Major Jorge Luís, Maria Cristina, Rafael Gasparello, Halim Farha e também do delegado, Dr. Dinair José da Silva. Foi uma grande honra contar com tais presenças num momento tão solene.

12) Deixe uma mensagem para os dirigentes sindicais filiados à Federação.
É uma grande satisfação fazer parte de uma entidade como a Fesspmesp. Vamos todos continuar a busca pela manutenção dos direitos e a luta conjunta contra o corte de benefícios e iniciativas unilaterais prejudiciais ao setor. Se dermos as mãos, com muita garra, força e fé em Deus, podemos ir longe. Desejo a todos os dirigentes sindicais e Servidores um 2017 de sucesso e realizações.

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Junto ao presidente Aires Ribeiro (centro) e Mauro Cirino (à direita) Índio celebra a fundação da Área de Lazer

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