Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 17 de janeiro de 2017
ENTREVISTA - Antônio de Lima, de Osasco:
"Conseguimos mudar o pensamento do Servidor"

Antônio é um dirigente calado, mas de muitos conhecimentos; tem boa experiência e um espírito voluntarioso!

Esta semana o quadro de entrevista da Federação conta com uma grande figura do funcionalismo de Osasco. Há 23 anos no mundo sindical, o dirigente do Sintrasp (Sindicato dos Servidores Públicos de Osasco e Região), Antônio Aparecido de Lima, desempenha um belo trabalho na entidade, ao lado do presidente Toninho do Caps, sempre em prol de melhorias e avanços para o setor público.

Servidor concursado, Antônio é casado com Edivalda, com quem tem dois filhos, o Caio e o Gabriel. Com uma vida profissional totalmente voltada para o sindicalismo, o dirigente concilia o trabalho, que sempre exige atividades externas, com a vida familiar. Nossa equipe de comunicação teve uma boa conversa sobre a carreira do companheiro e você confere todos os detalhes na entrevista.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Antônio atua há 23 anos no mundo sindical;
na foto acima, o dirigente participa de mobilização na Capital Federal
1) Conte um pouco sobre sua história de vida.
Sou nascido em Tietê, em São Paulo, porém toda minha família faz parte da região de Boituva, Cerquilho e Conchas. Me mudei para o município de Osasco na década de 68, após a perda de meu pai. Nesse momento, minha querida mãe assumiu toda a responsabilidade da criação minha e de meus irmãos. Sou muito grato a ela pois fez parte da formação do meu caráter e me motivou a, mais tarde, trabalhar sempre pela minha família em qualquer situação.

2) Quais serviços exerceu antes do setor público?
Iniciei a vida profissional aos 16 anos trabalhando no comércio da cidade como repositor e posteriormente como conferente. Depois de quatro anos nessa área, ingressei na antiga Cobrasma S.A., uma metalúrgica da região, como auxiliar de manuntenção. Me identifiquei com o serviço e ainda passei por outras empresas, como a Lucas Diesel, Twill e Transdroga, antes de me tornar Servidor no município.

3) E o que te motivou a ser Servidor?
Principalmente o crescente número de pessoas desempregadas na época da região Oeste. Além disso, embora soubesse exercer muito bem cargos em metalurgia, o emprego nessa área estava exigindo deslocamentos para fora de Osasco, já que as empresas partiram devido às altas taxas de impostos da cidade. A cidade estava no período de transição, dando lugar ao ramo do comércio popular em geral. Com isso, em 1993, decidi prestar concurso público e fui aprovado como Atendente Administrativo. Desde então permaneço no funcionalismo e já são 23 anos de experiência e muita luta no setor.

4) Quando assumiu, qual era o cenário do funcionalismo?
Não era uma situação agradável. Comparado com a metalurgia, os salários não eram interessantes, nem mesmo pra quem já estava no serviço público. Foi uma mudança drástica. Contudo, com o passar do tempo, as coisas foram se encaixando com a união da categoria e diversos embates com a Prefeiura. Ainda estamos longe do ideal, mas pelo menos podemos dizer que é um trabalho digno.

5) Como iniciou sua militância sindical?
Começou com um convite do atual presidente do Sintrasp, Antônio Rodrigues dos Santos, o Toninho, para participar da ASSO (Associação dos Servidores de Osasco). Era uma entidade representativa da categoria já que nesse tempo o Sindicato não atuava de fomra séria na defesa do Servidor. Havia muitas divergências na atuação e nós defendíamos verdadeiramente os direitos do trabalhador.


Em Osasco, Antônio é dirigente de base; realiza ótimo trabalho junto aos demais sindicalistas do Sintrasp

6) E como se tornou dirigente sindical?
Éramos um grupo de diretores muito engajado na Associação. Com isso, após vários debates, houve a criação de uma chapa que iria assumir a liderança da nossa entidade e do Sindicato com um só. Eu fui chamado para fazer parte e, como sempre trabalhávamos em prol do funcionalismo, fomos reconhecidos e eleitos como verdadeiros representantes da categoria de Osasco.

7) Como é a relação com a categoria e a Administração?
Sempre procuro visitar as bases para tirar dúvidas dos Servidores e prestar o suporte necessário. Também registro os anseios e reivindicações para trazer ao conhecimento de toda a diretoria. Com a Prefeitura sempre priorizamos o diálogo como uma forma de aproximação. Nem sempre o gestor é alguém fácil de lidar, o que, muitas vezes, causa grandes dificuldades na negociações. Agora entramos em uma nova fase de Governo em Osasco e esperamos ter uma boa relação.

8) Como é ser um dos representantes do funcionalismo de Osasco?
Em uma cidade tão grande como essa não é uma tarefa fácil. Grande parte da categoria não sabe como é ser um dirigente que realmente defende a bandeira da categoria. Enfrentamos grandes embates com prefeitos que dizem não ter verba para melhorias, promessas do Governos que não são cumpridas, entre tantos outros problemas do setor. Por um lado, falta reconhecimento do trabalho, mas por outro fica um sentimento de trabalho cumprido quando obtemos melhorias.

9) O que um dirigente sindical deve ter?
Antes de tudo, precisa gostar do que faz. Um dirigente tem que mostrar trabalho para a categoria que representa. Se não for assim, os Servidores ficam no prejuízo. Além disso, um bom dirigente deve ter anseio por conhecimento. Estar sempre atualizado no mundo sindical, participar de cursos preparatórios para uma boa gestão e representar com sinceridade a categoria faz toda a diferença para ter uma boa gestão e obter sucesso na militância sindical por sua entidade.


Sempre prestativo, Antônio é um braço forte do presidente do Sintrasp, Toninho, e participa de várias ações

10) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
É um trabalho incontestável. Todos que conhecem bem o presidente sabem que ele procura sempre dar o melhor de si pela Federação e pelos Sindicato filiados. Creio que essa função não poderia estar em melhores mãos. Uma pessoa sempre interessada com as entidades que representa, não importa o tamanho. Não é surpresa que a maior Federação do País seja a nossa.

11) Qual importância da Federação na sua visão?
Creio que seja a base para todo Sindicato filiado. Muitas entidades, mesmo com boas estruturas, não têm onde se apoiar para travar suas lutas com administrações e acabam ficando reféns de maus patrões. Por isso, vejo a Fesspmesp, principalmente na pessoa do presidente Aires Ribeiro qie dispensa comentários, como uma grande família que auxilia prontamente as entidades necessitadas sempre que precisam de suporte. Isso faz toda diferença na hora de lutar por direitos.

12) Deixe uma mensagem para os Servidores de Osasco.
Deixo aqui minha certeza de que neste novo mandato do Sindicato conseguimos mudar o pensamento do Servidor. Acima de tudo, tivemos uma união maior da categoria, porém ainda falta muito. Vamos ter um ano árduo pós-crise e mais do que nunca precisamos do trabalhador ao nosso lado. Então convido você Servidor a se unir na luta. Peço seu voto de confiança no Sindicato para que, juntos, possamos bater de frente com as adversidades do setor e fazer valer nossos direitos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

EM 2016 - Antônio é homenageado na festa de 10 anos da Federação; há muitos anos ele colabora conosco!

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Destaque da semana vai para as seis cidades filiadas à Federação
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores