|
Entrevista |
São Paulo, 14 de março de 2017 |
ENTREVISTA - Rogério de Oliveira, de Guarulhos:
"O bom dirigente sempre terá compromisso"
|
Durante a greve dos Servidores de Guarulhos, Rogério foi extremamente ativo nos protestos por valorização |
Representar uma das maiores categorias de Servidores Públicos do Estado de São Paulo não é uma tarefa fácil. Porém, o entrevistado da semana garante um bom trabalho com belos resultados para o fucionalismo da cidade. Estamos falando de Rogério de Oliveira, secretário-geral do STAP (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos).
Com 15 anos de experiência no setor público e aos 47 anos de idade, Rogério tem todas as qualidades que um bom dirigente sindical precisa para ter sucesso em sua gestão. Com muito trabalho no Sindicato, o companheiro concilia muito bem a carreira sindical com os cuidados de casa para sua esposa Elaine e seus filhos Lorrani e Arthur. Confira a entrevista com Rogério a seguir!
LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!
|
Rogério de Oliveira é secretário-geral do STAP
(Sindicato dos Servidores de Guarulhos) e
Servidor no município há mais de 14 anos |
1) Conte um pouco de suas origens e família.
Sou filho de nordestinos. Minha mãe é semialfabetizada e meu pai analfabeto. Mesmo com meu aprendizado e de meus irmãos, ele nunca nos permitiu que um de nós o enssinasse a ler e escrever ao menos o básico. Como a grande maioria de brasileiros do Nordeste tive uma infância difícil e comecei a trabalhar bem cedo para poder ajudar minha família em casa. Na época, eu ia para a feira vender temperos.
2) Quais serviços exerceu antes do setor público?
Meu primeiro emprego em um estabelecimento foi aos 9 anos. Era em um supermercado da cidade que morava. Fui empacotador e depois repositor. Mais tarde, me tornei Office-boy em uma empresa de transporte de cargas rodoviárias. Ainda fui auxiliar de expedição e digitador. Então, comecei a cursar enfermagem, já que era uma área que desejava atuar, e consegui trabalhar em hospital e clínica particular. Depois disso, fui para o funcionalismo no ano de 2002.
3) E o que te motivou a ser Servidor?
O maior motivo foi a estabilidade financeira. Eu era uma coluna para meus irmãos menores e precisava de uma garantia. Eu via as informações sobre o setor público e parecia ser a melhro solução. Prestei concurso na cidade de Guarulhos em 2001 e fui aprovado, assumindo o cargo de Auxiliar em Imobilização Ortopédica no ano seguinte.
4) Qual foi sua impressão sobre o funcionalismo?
Antes de ingressar efetivamente a impressão que eu tinha era de um trabalho fácil, que não haveria tanto esforço e seria bem remunerado com benefícios e direitos garantidos. Percebi que o cenário era outro. O Servidor trabalhava muito, enfrentava muitos descasos, assédio e injustiças, além de lutar para que direitos e obrigações básicas fossem cumpridas pela Prefeitura mensalmente.
5) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Após um ato completamente prejudicial do Governo em retirar o adicional noturno dos trabalhadores do meu setor, eu reuni todos os companheiros para reivindicar os direitos. Decidimos procurar o Sindicato para ter auxílio e o suporte necessário.
Fomos bem atendidos e construímos uma boa relação com entidade. Tempos depois eu já participava ativamentes das ações pelo funcionalismo.
|
|
|
Rogério está sempre presente nas ações efetivas quando o assunto é defesa e avanços para o setor público |
6) E como se tornou dirigente?
Me tornei muito ativo no STAP. Também fiz parte da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do HMU (Hospital Municipal de Urgência), onde sempre ajudava os Servidores. Com o passar do tempo eu fui convidado para fazer parte da Chapa 1 "Ação e Reconstrução" em 2008. Nossa Chapa venceu a eleição e desde então sou dirigente em Guarulhos com muito orgulho.
7) Quantos Servidores representa e o que o Sindicato significa para a categoria?
Aqui são 28.000 Servidores Públicos. O Sindicato representa
o pilar central da força nas ações da categoria. São muitas necessidades em um número tão alto de trabalhadores. Muitos vezes são estados críticos que acontecem com alguns companheiros e através do STAP conseguimos auxiliar, defender e lutar por mais valorização e para que os direitos trabalhistas sejam garantidos.
8) O que um dirigente precisa ter?
Principalmente compromisso, tanto com o Servidor, que busca auxílio e suporte, quanto com o Sindicato, agindo em equipe para avançar sempre. Dessa forma, o dirigente estabelece uma boa relação com a categoria e se firma no cargo como verdadeiro defensor. Além disso, deve ter seriedade nas discussões com o Governo para não ceder aos desmandos contra o funcionalismo.
9) Como conheceu a Fesspmesp?
Foi depois que ingressei no Sindicato. O delegado do STAP, Denilson Bandeira, que também é diretor de comunicação da Federação, nos apresentou á entidade em todos os aspectos de trabalho. Nos tornamos filiados e passamos a acompanhar de perto o belo trabalho da Fesspmesp na defesa do Servidor. Desde então, lutamos em conjunto com a maior Federação do Brasil. |
|
|
Com grande ousadia, o dirigente tem feito um belo trabalho no STAP em prol do funcionalismo do município |
10) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
O companheiro Aires é uma pessoa muito diferenciada. Como líder da Fesspmesp conseguimos perceber a visão de futuro que ele tem em suas decisões em prol do funcionalismo. Sua responsabilidade e transparência garantem todo o sucesso de seus trabalhos pelos Sindicatos filiados. Com certeza iremos avançar muito durante seu madato pela Federação e Confederação.
11) Deixe uma mensagem para os Servidores de Guarulhos.
Digo aos Servidores que acreditem no Sindicato. Todos aqui são pessoas sérias e que anseiam pelas mesmas coisas da categoria, pois dirigente também é Servidor Público. Saibam que estamos sempre prontos para atender suas demandas, lutar por suas batalhas, se alegra com suas conquistas e prestar todo o suporte em tempos difíceis. O STAP sempre defenderá o funcionalismo.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br |
|
Quando Servidor, Rogério trabalhava na cidade de Suzano e, nas últimas eleições, participou do pleito sindical |
|
|