Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 21 de março de 2017
ENTREVISTA - Rivaldir Rosendo, de Caçapava:
"Empenho e compromisso é o nosso lema"

Rivaldir Rosendo tem contribuído para o crescimento e melhoria do funcionalismo de Caçapava em sua gestão

Jovem, destemido e recém-filiado à nossa Federação. São características que resumem o dirigente entrevistado desta semana. Rivaldir Rosendo Alves é presidente do Sindserv Caçapava (Sindicato dos Servidores Públicos de Caçapava) e Servidor público desde 2007 no município. Recentemente a entidade se filiou à Fesspmesp e já obteve conquistas importantes para o funcionalismo.

Já são dez anos de setor público, e seis fazendo parte do Sindicato efetivamente. Rivaldir é casado e concilia sua carreira com os cuidados com a esposa Janaína e seus três filhos: Fhael, Aíssa e Ana. Além disso, ainda encontra tempo para dar aula de Karatê, uma paixão antiga que ele carrega desde a adolescência. Falamos muito sobre a vida do companheiro e você confere a conversa a seguir.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Rivaldir Rosendo Alves é presidente do Sindserv
Caçapava (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) com dez anos de atuação no setor
1) Conte um pouco de suas origens e família.
Sou paraibano, nasci na cidade de Mari e vim pra Caçapava, aos 10 anos de idade. Aqui, com meus pais e minha irmã, tivemos um começo difícil, mas conseguimos nos estruturar e ter uma educação muito boa, mesmo em escola pública, pois quem faz a escola é o aluno e não o contrário. Aos 13 anos conheci a arte marcial que sou apaixonado e treino até hoje, o Karatê. Hoje dou aula gratuita em projeto social em dois bairros de nossa cidade para as crianças jovens e adultos da comunidade. Uma forma de tirar as crianças das ruas, afastá-las das drogas e das atitudes ilícitas e contribuir para a formação do cidadão de bem.

2) Quais serviços exerceu antes do setor público?

Sempre ajudei em casa desde cedo. Aos14 anos limpava chácaras para ganhar uns trocados. Comecei minha atividade profissional registarda no quartel em 1997 como soldado do Exército Brasileiro por três anos. Depois fui trabalhar em fábrica como metalúrgico e por fim cheguei ao funcionalismo em 2007.

3) E o que te motivou a ser Servidor?
Como o emprego em fábrica é sempre rotativo, e a maioria dos trabalhadores vive com medo de demissão, procurei a estabilidade no serviço público. Consegui passar no primeiro concurso público que prestei em 2006 e fui chamado ao cargo em 2007 como Agente de Campo para combater a Dengue.

4) Qual foi sua impressão sobre o funcionalismo?
Tive a certeza de que o Servidor público não consegue fornecer um serviço de qualidade para a população se for tratado com "chicotes" pela Prefeitura. Vi a oportunidade de fazer algo em favor da coletividade, do bom andamento do trabalho e conseguir melhores condições de trabalho. Passei a conhecer de perto a situação dos companheiros e procurar formas que pudessem reverter o quadro.

5) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Foi durante nossa greve histórica de 2011 que durou treze dias e conseguimos o apoio até da população de nossa cidade. Depois que acabou a mobilização, a qual conseguimos a maioria da pauta de reivindicações daquele ano, fui convidado pela presidente do Sindicato na época para fazer parte da diretoria. Começava ali minha tragetória sindical que perdura até os dias de hoje.


Do trabalho de base ao ensino das artes marciais na cidade, o dirigente se destaca pela dedicação no que faz

6) Quais conquistas da entidade em sua gestão você destaca e quais projetos futuros?
Conquistamos a data base, primordial numa Campanha Salarial, nosso vale-alimentação passou de R$ 120,00 para R$ 290,00, insalubridade e periculosidade para vários setores e outros ainda estão em processo. Também conseguimos o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. Nosso projeto para o futuro é adquirir uma sede própria e um aumento real no salário do trabalhador este ano, visto que as gestões anteriores do município não atenderam aos reajustes necessários.

7) Quantos Servidores representa e o que o Sindicato significa para a categoria?
Represento mais de 1800 Servidores, dos quais 937 são associados do Sindicato. É uma responsabilidade muito grande e fico muito lisongeado pela confiança que a categoria deposita na minha gestão. Sei que o trabalho é duro e que sempre temos que manter o foco nas melhorias e conquistas para todo o funcionalismo. Me sinto confiante e determinado a continuar nessa batalha diária na defesa de todos os trabalhadores de Caçapava. Estamos engajados nessa missão.

8) O que um dirigente precisa ter?
Força de vontade, comprometimento, companheirismo, dedicação, respeito, humildade e acreditar no coletivo, na união, no compromisso com o trabalhador. Todas essas características fazem parte da essência do funcionalismo. Sozinho, um dirigente não consegue fazer nada. Temos que saber que trabalhamos por famílias de várias tipos e tamanhos. Nossa responsabilidade sempre é imensa.

9) Como conheceu a Fesspmesp?
Foi em um momento chave para melhoria no Sindicato. Nossa entidade passava por problemas de documentação, registro suspenso e diversas invasões de base. Então, meu grande amigo Padre Vito, do Sindicato de Aparecida, me falou sobre a Federação e suas ações com os filiados. Tampos depois o assessor Sidnei Aires fez uma visita em nossa sede e ofereceu ajuda. Conseguimos o apoio necessário e revertemos nossa situação. Neste momento nos filiamos a Fesspmesp.


Membro da Regional Vale do Paraíba, Rivaldir se une aos demais dirigentes da região na luta por mais direitos

10) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
Como o conheci recentemente, ainda tenho muito o que saber do seu trabalho. Mas, o pouco tempo que conheço o presidente Aires, percebo a capacidade e o comprometimento que ele tem com todos os Sindicatos filiados, a conversa é sempre franca e objetiva. A experiência dele nos auxiliou demais no Sindicato e com certeza é da mesma forma nas demais entidades. Ele está de parabéns

11) Deixe uma mensagem para os Servidores de Caçapava.
Aos Servidores municipais de Caçapava deixo meu agradecimento pela confiança e prometo o empenho para que possamos manter nossos direitos e buscar novos avanços. Mesmo diante da crise que nosso País enfrenta não vamos tolerar desculpas por parte da Administração referente a não atender nossas reivindicações. O Sindicato nunca ficará inerte a qualquer que seja a atuação da Prefeitura que possa prejudicar nossos direitos. Esperamos um bom andamento nas negociações da Campanha Salarial desse ano com a nova gestão. Um grande abraço e permaneçam firmes!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Com a filiação à Fesspmesp, nossa assessoria deu todo o suporte ao companheiro para ter a Certidão Sindical

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada nº 50 - São Lourenço da Serra recebe a visita do nosso líder Aires Ribeiro
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores