Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 4 de abril de 2017
ENTREVISTA - Vera Lúcia, de Itapecerica da Serra:
"Nós, Servidores, não podemos nos acomodar"

Vera tem quase 25 anos de experiência e dedicação ao funcionalismo; seu trabalho no Sindicato é reconhecido

Nesta semana, nossa equipe de comunicação vai até o SFPMIS (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica da Serra) para ter uma boa conversa com a entrevistada para nosso site. Dessa vez você irá conhecer mais da Servidora Vera Lúcia Pires de Paula, diretora do Sindicato e grande defensora das mulheres no funcionalismo tanto do município quanto do Estado.

Aos 55 anos, Vera atua como Agente Administrativa no SFPMIS e é Servidora desde 92, tendo uma bagagem de quase 25 anos de funcionalismo, isso não é pra qualquer um. A companheira concilia a militância com os cuidados da sua família com cinco filhos: Vanessa, Viviane, Erick, Pâmela e Ingrid. Vera nos contou detalhes sobre sua carreira e vida pregressa e você confere a seguir!

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Vera Lúcia Pires de Paula é diretora do SFPMIS
(Sindicato dos Servidores de Itapecerica da
Serra) e defensora das mulheres no setor
1) Conte um pouco de suas origens e família.
Nasci em Ourinhos, interior do estado de São Paulo. Criada pelos meus pais, Odair Pires de Paula e Rosalina Rodrigues de Paula, tive uma infância boa e humilde, em que aprendi a trabalhar desde cedo para auxiliar minha família. Na época, eu ajudava a cuidar dos meus irmãos, que no total eram nove. Vim para a região metropolitana de São Paulo aos 7 anos de idade. Foram tempos de dificuldades, mas que ajudaram a formar meu caráter e deram experiência.

2) Quais serviços exerceu antes do setor público?

Basicamente fui doméstica. Desde os meus 12 anos já trabalhava com isso. Muitos têm preconceito com a profissão, contudo sempre a exerci com orgulho e dedicação, até porque dali vinha meu sustento e também o auxílio para minha família. Claro que sempre pensei em crescer na vida profissional e o funcionalismo me proporcionou isso tempos depois.

3) E o que te motivou a ser Servidora?
A principal motivação foi a estabilidade financeira. Ter um registro em Carteira e a garantia das leis trabalhistas era o meu objetivo. Foi então que fiquei sabendo de um concurso público e decidi me inscrever. Após a prova aguardei o resultado anciosamente e recebi a notícia que fui aprovada dias depois. No dia 15 de junho de 1992 eu assumi o cargo na Prefeitura e desde então me dedico dia a dia pelos municipes.

4) Qual foi sua impressão sobre o funcionalismo?
Muitos trabalhadores reclamavam da situação e das condições do trabalho. Realmente vejo os desmandos que existem em muitas cidades com os Servidores. No entanto, pelo menos no setor em que eu estava as coisas funcionavam bem. Posso dizer que superou minhas expectativas. Ser funcionário público é exaustivo, contudo sempre foi gratificante, pelo menos pra mim.

5) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Antes da fundação do Sindicato em Itapecerica existia a Associação dos Funcionários Públicos que, basicamente, era a entidade representativa da categoria. Nela eu já atuava como diretora, visto que na base sempre procurei auxiliar os colegas de trabalho e lutar por direitos e valorização quando necessário. Então, quando o SFPMIS foi criado, o presidente Adalberto me convidou para continuar na diretoria da entidade e eu aceitei o desafio. Hoje defendo a categoria e em especial as mulheres.


Pela Fesspmesp, Vera faz parte da competente equipe de eleições, atuando como mesária nos pleitos sindicais

6) Quais desafios a mulher enfrenta no funcionalismo na sua opinião?
Creio que, atualmente, não existem grandes dificuldades. O funcionalismo é um grande exemplo da igualdade que já existe entre os gêneros masculino e feminino. São os mesmos direitos no setor, os mesmos deveres em cada cargo e, no caso de dirigentes, a mesma cobrança. O desafio maior é conquistar espaço e, aos poucos, isto vem acontecendo na base e nos Sindicatos também.

7) O que um dirigente sindical precisa ter na sua opinião?
Primeiro tem que gostar do que faz, pois não é um cargo qualquer. Existem trabalhadores e famílias que dependem do bom trabalho e gestão do diretor. Depois disso existem alguns adjetivos que definem o bom dirigente como determinação, voz ativa, compromisso e pulso firme contra maus patrões e prefeitos coronéis. Com isso, o Servidor se sentirá seguro e bem representado.

8) Como é o trabalho com as mulheres de Itapecerica?
Temos uma pasta especial que cuida das atividades com as companheiras. Cada dia mais nos aproximamos das Servidoras do Sindicato. Recentemente realizamos o 1º Encontro de Mulheres Servidoras de Itapecerica da Serra (veja a matéria) e foi um completo sucesso. Teve palestras, música boa, tratamento de beleza, dança e muita diversão. Em breve teremos mais novidades.

9) Como conheceu a Fesspmesp?
Através dos companheiros Ted, tesoureiro da Federação, o Claudinho, assessor, e o Denilson Bandeira, diretor de imprensa. O presidente Adalberto viu que o trabalho era sério pelo funcionalismo e nos tornamos filiados. Hoje eu também faço parte da equipe de eleições que realiza os pleitos sindicais nas entidades filiadas. Sempre que sou convocada exerço a função de mesária.


Na base do município a dirigente é reconhecida pelo bom trabalho que desempenha em prol do serviço público

10) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
É muito fácil falar do companheiro Aires. Com um trabalho muito autêntico, ele exerce a função de líder muito bem. Não é á toa que a Fesspmesp é a maior Federação de Servidores Públicos do Brasil. O presidente é capacitado e sabe a hora certa para atuar. O diferencial, sem dúvida nenhuma, é o trabalho de visitas aos filiados sempre levando suporte. Tenho grande respeito pelo seu trabalho.

11) Deixe uma mensagem para os Servidores de Itapecerica.
Digo aos companheiros que o Sindicato está aqui para um único propósito: defender os seus direitos. Isso acarreta lutar pela permanência do que já foi conquistado e avançar para novas conquistas. Saibam que essa é nossa meta principal. Nunca parem de lutar! Não se conformem até que o que está bom seja melhor e aquilo que for melhor seja excelente! Unidos nós podemos vencer.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Recentemente o SFPMIS organizou o Primeiro Encontro de Mulheres Servidoras e Vera foi uma das idealizadoras

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Ressalta o 2º Seminário de Negociações e Greves
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores