Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 25 de abril de 2017
ENTREVISTA - Alex Rodrigues, de Santa Rosa de Viterbo: "Seriedade e engajamento são essenciais"

Alex Rodrigues é presidente do Sindicato e trabalha em prol da defesa dos Servidores de Santa Rosa de Viterbo

Mais um de nossos companheiros filiados à Federação nos concede uma entrevista em que conta detalhes sobre sua vida pessoal e carreira sindical. Hoje, dia 25 de abril, vamos até a cidade de Santa Rosa de Viterbo para conversar com o presidente do Sindicato dos Servidores do município, Alex Rodrigues. Desde 2015 à frente da entidade, o dirigente exerce uma gestão vitoriosa no local.

Um sindicalista jovem, com 35 anos, Alex é concursado como Motorista, cargo o qual concedeu ao companheiro a militância na vida sindical. Desde então, concilia o trabalho com os cuidados a sua esposa, Maria Cristina. A categoria de Santa Rosa optou pela mudança no momento em que elegeu a diretoria comandada por Alex e, pelo trabalho exercido, não se arrepende da escolha feita.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Alex Rodrigues é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santa Rosa de Viterbo
desde 2015 e Servidor há mais de 10 anos
1) Conte um pouco de sua família e infância.
Venho de uma família bem humilde. Sou o caçula, tendo dois irmãos mais velhos. No geral, tivemos uma infância com certas dificuldades, devido à falta de recursos e tempos difíceis no País. Além disso, quando eu tinha 12 anos, meus pais se divorciaram e foi mais uma questão que pra mim era complicado, pois não entendia o porquê. Neste momento, passei a trabalhar na lavoura colhendo algodão e laranja em conjunto com outros serviços da roça. Tudo isso para ajudar dentro de casa com as despesas. Foi um tempo de muita aprendizagem e de criação do caráter.

2) Quais serviços exerceu antes de ser Servidor?

Primeiramente foi na lavoura como disse anteriormente. Depois disso, fui trabalhar como servente de pedreiro, já que conseguia uma renda um pouco maior para auxiliar dentro de casa. Neste momento eu estava fora da escola e decidi voltar aos estudos para me qualificar. Fiz um telecurso, encerrei o 1º grau e ingressei numa fábrica de papel. Lá tive muitas oportunidades de crescimento. Foi então que continuei a me capacitar e iniciei a busca por um emprego mais estável. Fiquei sabendo do concurso público em Santa Rosa de Viterbo e decidi participar. Primeiro, eu passei na prova para Agente Comunitário de Saúde, mas não assumi o cargo pelo baixo salário. Fiz um novo concurso para Motorista e consegui a vaga. Fiquei muito feliz pela profissão, pois foi o mesmo cargo que meu pai exercia.

3) Qual foi sua impressão quando assumiu?
Assim como o setor da Saúde, o qual não ingressei mesmo conquistando a vaga, via os demais setores da base com defasagem e condições precárias para exercer a função. Também não via muita oportunidade de crescimento. Não bastasse isso, o Sindicato não era tão atuante nem se interessava pela luta. Mesmo assim, sabia que uma entidade representativa poderia mudar o quadro.

4) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Vi que o Servidor de Santa Rosa necessitava de amparo. Somente o Sindicato poderia fazer isso. Então, passei, efetivamente, a conhecer as ações de uma entidade sindical em prol do Servidor. Infelizmente a diretoria da época não era atuante e deixava a categoria na mão do Governo. Com isso, eu e alguns companheiros de serviço decidimos reivindicar o Sindicato participando da eleição.


Alex Rodrigues sempre está presente nas ações pelo funcionalismo no município para defender os Servidores

5) Como se tornou dirigente?
A categoria reconhecia que o Sindicato da época não era nem um pouco interessado em auxiliar o Servidor. Então, montamos uma Chapa de oposição para retirar dirigentes que não se importavam com o Servidor. Quando souberam que iríamos nos candidatar, os dirigentes tentaram impedir nossa Chapa de participar do pleito. Contudo, por meio da Justiça, concorremos e saímos vitoriosos .

6) Como é a relação com os Servidores e a Administração?

O Servidor é sempre bem atendido e tem uma relação bem próxima da entidade que o representa. Mesmo os trabalhadores mais "difíceis" tem o mesmo tratamento de qualquer outro companheiro. Com a Administração atual, até o momento, temos uma relação de diálogo aberto. Isso é muito benéfico, visto que o Governo anterior não se mostrava nem um pouco interessado em nos atender.

7) O que um dirigente sindical precisa ter na sua opinião?
Como uma frase bem conhecida, digo que o bom sindicalista deve ter foco, força e fé. Nossa luta não é apenas em momentos de Campanha Salarial ou greve, mas sim todos os dias de trabalho com um trabalhador que vem à sede pedir auxílio, entregando materiais na base ou qualquer outro serviço. Em cada ação, o dirigente sindical deve saber que trabalha pelos outros e não por si mesmo.

8) Como conheceu a Fesspmesp?
Foi exatamente no momento em que decidimos concorrer no pleito sindical para assumir o Sindicato. Quando a diretoria que estava no cargo tentou nos impedir de participar da eleição, tivemos contato com o presidente Aires Ribeiro que nos ajudou na luta para tomar as decisões certas e também na campanha para divulgar à categoria. Desde então, trabalhamos em conjunto com a Fesspmesp.


Alex conta com o total apoio da diretoria, dos Servidores e da Federação nas ações pelo setor público da cidade

9) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
Vejo que o presidente Aires está sempre disposto a ajudar, até mesmo Sindicatos ou dirigentes que não são filiados. Sabendo disso, nem é preciso dizer que ele atende muito bem as entidades que representa. Aqui mesmo em Santa Rosa sempre tivemos o apoio quando foi necessário. Sabemos que a Federação é uma entidade séria e que exerce muito bem a função de defesa do funcionalismo.

10) Deixe uma mensagem para os Servidores de Santa Rosa de Viterbo.
Servidores Públicos Municipais: A luta por melhor condição de trabalho e direitos garantidos continua. Nossa entidade está sempre disposta a auxiliar, apoiar e orientar a categoria em seus anseios e suas demandas. Saibam que aqui temos pessoas que trabalham com seriedade e engajamento na defesa do funcionalismo. Agradeço a confiança depositada em mim e na atual diretoria do Sindicato.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Presidente Alex Rodrigues fala aos Servidores durante assembleia com a categoria de Santa Rosa de Viterbo

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada - É a vez
de Americana. Equipe registra
o encontro com o SSPMA
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores