|
Entrevista |
São Paulo, 2 de maio de 2017 |
ENTREVISTA - Rosana Brito, de Itapecerica da Serra: "Minha luta foi, é e sempre será pelos Servidores" |
Rosana Brito tem 27 anos de experiência no funcionalismo e usa o conhecimento adquirido nas ações do setor |
Iniciamos o quadro de entrevistas no mês de maio com uma conversa muito agradável realizada com uma dirigente engajada na defesa do Servidores e, em especial, das mulheres Servidoras públicas. Nossa equipe de comunicação entrevistou a sindicalista Rosana Brito da Silva Alves Moreira, diretora da Pasta da Mulher do SFPMIS (Sindicato dos Funcionários Públicos de Itapecerica da Serra).
Com 27 anos de experiência no funcionalismo, Rosana atua fortemente no Sindicato para auxiliar o presidente Adalberto Félix Rocha nas demandas relacionadas com a mulher. Casada com Marcelo e mãe de quatro filhos, Fábio, Michele, Anderson e André, a dirigente concilia a militância sindical com os cuidados da família e é reconhecida tanto pelo bom trabalho no SFPMIS como na vida familiar.
LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!
|
Rosana Brito da Silva Alves Moreira é Diretora
da Pasta da Mulher no SFPMIS (Sindicato dos
Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica) |
1) Conte um pouco de sua família e infância.
Sou baiana, mais precisamente da cidade de Itambé. Venho de uma família pobre onde meus pais passaram por muitas dificuldades para sustentar a casa. Desde cedo eu já comecei a trabaçhar para ajudar nas despesas de casa, tendo até que encerrar meus estudos na fase do ensino fundamental. Na busca de novas oportunidades para mudar de vida e melhorar as condições financeiras em casa, nossa família veio para São Paulo quando eu tinha sete anos de idade e fomos morar na cidade de Osasco onde trabalhei muito até me tornar Servidora em Itapecerica da Serra.
2) Quais serviços exerceu antes de ser Servidora?
Já aos oito anos eu trabalhava como babá. Como disse anteriormente, tive que deixar a escola para auxiliar nas despesas do lar. Com o passar do tempo foram vários empregos posteriores como empregada doméstica, auxiliar de costura, organizadora de motel, auxiliar de cozinha e recepcionista. Cada experiência foi um grande aprendizado para mim, pois agregou muitas coisas que posso usar atualmente para ajudar os Servidores que o Sindicato representa. Depois disso, no ano de 1991, fiquei sabendo do concurso público em Itapecerica da Serra. Decidi participar da prova e consegui a vaga como Zeladora na Prefeitura da cidade assumindo no mesmo ano. Desde então atuo no funcionalismo com muito orgulho e disposição de luta.
3) Qual foi sua impressão quando assumiu?
No ano que ingressei no serviço público, 27 anos atrás, as coisas eram muito diferentes do que conhecemos hoje em dia. Pela economia daquele momento, o salário era muito bom, as condições de trabalho eram agradáveis e a estabilidade era garantida. Por tudo isso, minha percepção e dos demais companheiros foi ótima, ainda mais pelos trabalhos que já havia exercido anteriormente.
4) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Sempre gostei da política e procurava estar por dentro de todos os acontecimentos do funcionalismo da cidade mesmo quando eu era Servidora. Por isso, passei a andar lado a lado com o Sindicato e também com o presidente Adalberto, opinando nas decisões importantes e procurando conscientizar os companheiros de trabalho sobre a luta contínua da entidade em prol da nossa categoria.
|
|
|
Rosana desempenha uma ótima gestão na Pasta da Mulher e se destaca pela dedicação intensa ao trabalho |
5) Como se tornou dirigente?
Depois de um tempo em que passei a estar efetivamente por dentro da vida do Sindicato, o presidente Adalberto me convidou para fazer parte do corpo de dirigentes. Aceitei no mesmo instante. Inicialmente eu alternava meu horário fora do serviço para divulgar os trabalhos do SFPMIS e dos diretores. Hoje sou diretora da Pasta da Mulher e também recepcionista na sede da entidade.
6) Quais os principais desafios que enfrenta atualmente?
Creio que além das atuais decisões arbitrárias do Governo Federal contra o funcionalismo, alguns Servidores são descrentes da luta sindical e não acreditam no nosso trabalho. Junto aos demais diretores, tenho feito uma ampla divulgação dos benefícios conquistados para a categoria e da importância da unidade dos trabalhadores. Com paciência, acredito que podemos mudar o cenário.
7) Quais ações feitas no Sindicato você destaca?
A principal aquisição recente com certeza é o nosso clube que possui piscina e área de lazer para os trabalhadores passarem bons momentos com suas famílias. Além disso, procuramos estreitar a relação com a base através de datas comemorativas como dia da criança, dia do Servidor público, dia da mulher, dia do trabalhador e muitos outros. Também estamos em processo para que os trabalhadores que receberam o pagamento incorreto das férias recebam o valor integral.
8) E os projetos futuros da entidade?
Temos conquistado muitas parcerias e terão muito mais no decorrer do ano como implementação de cursos de formação política sindical para trabalhadores que queiram. Também temos um projeto de adquirir uma sede na praia de Peruíbe para lazer dos Servidores no litoral. Esse último é um sonho antigo do presidente Adalberto e creio que poderemos sim concretizar o mesmo em breve. |
|
|
Ações pelo funcionalismo de Itapecerica sempre contam com a presença da dirigente, não importa dia nem hora |
9) Como avalia o trabalho do presidente Aires e da Federação?
Ao meu ver, tanto o presidente Aires como toda a diretoria da Federação só nos trazem coisas positivas. O trabalho feito com os filiados é excelente e estamos em contato permanente para toda necessidade. Isso mostra a dedicação e empenho de todos da entidade por um funcionalismo mais justo e com direitos garantidos aos trabalhadores e condições de luta aos Sindicatos.
10) Deixe uma mensagem para os Servidores de Santa Rosa de Viterbo.
Apesar do momento difícil que os funcionários públicos enfrentam atualmente, apenas a unidade da categoria e a luta das entidades sindicais representativas serão capazes de manter direitos adquiridos ao longo dos anos. Devemos procurar manter uma boa relação entre Servidor e órgãos públicos. Juntem-se ao Sindicato, companheiros, pois nossa luta foi, é sempre será por vocês!
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br |
|
O Sindicato de Itapecerica está bem representado pela diretora Rosana e demais dirigentes da Pasta da Mulher |
|
|