Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 16 de maio de 2017
ENTREVISTA - Gilson de Souza Carvalho, de Bariri:
"O serviço público é um grande aprendizado"

Presidente Gilson revolucionou a atuação do Sindicato no município de Bariri e melhorou a vida dos Servidores

Mais um dirigente sindical topou conversar com nossa equipe de comunicação e contar um pouco mais de sua história de vida e carreira em uma breve entrevista. Hoje, dia 16 de maio, vamos saber mais da trajetória de Gilson de Souza Carvalho, presidente do SSPMB (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bariri) e conhecido como grande defensor do funcionalismo na cidade.

Aos 39 anos de idade, Gilson já enfrentou diversos desafios em prol do Servidor público. O mais recente deles foi contra o presidente da Câmara Municipal e vereador Vagner Mateus Pereira, que agrediu o sindicalista de forma covarde (clique e veja a matéria). Nem por isso, Gilson deixou de trabalhar em prol da categoria e continua firme na luta por melhorias e direitos aos Servidores.

LEIA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO. ESTÁ IMPERDÍVEL!

Gilson de Souza Carvalho é presidente do
SSPMB (Sindicato dos Servidores de Bariri)
e atua fortemente em prol dos Servidores
1) Nos conte um pouco de sua história de vida durante a infância e sobre sua família.
Desde pequeno sempre tive uma vida muito simples. Meu pai era motorista e minha mãe faxineira. Fui criado ao lado de dois irmãos, uma menina e um menino. Mesmo com certas dificuldades financeiras, tivemos uma boa criação. Por conta da situação, logo cedo iniciei minha vida profissional para ajudar nas despesas do lar. Aos sete anos de idade atuava como engraxate.

2) Atualmente, como concilia a carreira sindical com os cuidados da família?
Não é uma tarefa fácil. Como representante de uma categoria tão grande como a de Servidor público, muitas vezes deixamos a família para nos dedicar aos trabalhos e ações do Sindicato em prol dos trabalhadores. Mesmo assim, minha esposa, Maria Helena, entende e me apoia inteiramente. Sempre que possível, aproveito ao máximo o tempo em casa com meu filho Mateus para suprir os dias que estou fora.

3) Quais profissões você exerceu antes de ingressar no setor público?
Como comentei no início da entrevista, desde os sete anos já estava trabalhando como engraxate. Mais tarde, aos onze anos, fui para a guarda-mirim da Prefeitura e lá passei por diversos setores, como a delegacia, departamento de água, área de patrimônio e, por fim, trabalhei no almoxarifado central.

4) Como foi sua percepção do funcionalismo e em qual setor ingressou?
Desde o serviço na guarda mirim eu fiquei apaixonado pelo serviço público. Mais tarde, prestei concurso e fui aprovado, assumindo o cargo de Agente de Manutenção e Construção. A percepção foi de uma área onde se aprende muito. A experiência adquirida no funcionalismo é completamente diferente de outros segmentos. Mesmo com dificuldades, o aprendizado vale muito a pena.


Gilson tem o apoio da categoria e exerce uma bela gestão à frente do Sindicato, dando suporte aos Servidores

5) Como iniciou sua trajetória no Sindicato e se tornou dirigente?
Com o passar do tempo, as dificuldades para o funcionalismo foram aumentando. O problema era que em Bariri o presidente do Sindicato era nomeado do prefeito e não atuava de maneira nenhuma em prol dos Servidores. Além disso, o presidente promoveu uma nova eleição no Sindicato e não permitiu a participação de nenhum concorrente. Estava estabelecida uma verdadeira ditadura ali.

6) E como combateu essa situação?
Cansado de ver um presidente que não trabalhava pelo setor e deixava o prefeito fazer o que bem queria com a categoria, entrei na Justiça para revogar a participação de uma chapa diferente nas eleições sindicais. Foi uma longa jornada de três anos. Mesmo com a demora, a Justiça deu um parecer favorável e criamos uma diretoria que participou e venceu a eleição seguinte no Sindicato.

7) Como é a relação com categoria e Administração?
Assim que assumimos a entidade, foi complicado nas duas esferas. Os Servidores não entendiam a verdadeira atuação sindical, pois nunca tinham vivenciado. Com o tempo fomos ganhando a confiança dos companheiros e fortalecendo nossa unidade e atuação. Com a Administração temos certa dificuldade, já que não abrem espaço para o diálogo. Nem por isso, deixamos de lutar.

8) Quais conquistas você destaca em sua gestão?
Sem dúvida foram os ganhos das duas últimas campanhas salariais. No ano passado, a Prefeitura oferecia apenas 5% e conseguimos reverter para 7%, além de 14,3% no vale-alimentação, e este ano era apenas 1% e conquistamos 6,5% nos salários e mais 5% no vale. Tudo isso graças ao apoio da Federação que compareceu em nossas negociações e fortaleceu a representatividade do setor.


Durante momento de turbulência e afrontas, Gilson recebeu o apoio total de dirigentes e membros da Fesspmesp

9) Como avalia o trabalho do presidente Aires?
Nosso presidente tem uma enorme competência em sua atuação, principalmente quando o assunto é atender os Sindicatos necessitados. Aires não mede esforços para comparecer pessoalmente para nos atender e, quando não é possível, sempre envia um representante competente a atencioso assim como ele. Temos orgulho de fazer parte de uma Federação presidida pelo companheiro.

10) Deixe uma palavra positiva para os Servidores de Bariri.
Digo aos funcionários públicos do município de Bariri que confiem no seu Sindicato. Temos cerca de 1.200 Servidores na cidade e juntos podemos conquistar inúmeros avanços e conquistas para o funcionalismo da cidade. Temos o suporte da maior Federação do Brasil e estaremos sempre lutando para melhorar a vida do Servidor. Contem com o Sindicato! Estamos sempre de portas abertas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Nosso presidente Aires Ribeiro diz palavras de apoio a Gilson durante protesto de repúdio à violência em Bariri

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada - As últimas semanas têm sido completamente agitadas por ações e mobilizações
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores