Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 20 de junho de 2017
ENTREVISTA - Gilson Santos, de Rancharia, nos
fala sobre os desafios que encontra na vida sindical

Presidente Gilson realiza um belo trabalho em prol do funcionalismo de Rancharia e tem aprovação da categoria

Uma nova entrevista está no ar no site da Fesspmesp. Hoje, dia 20 de junho, você confere o bate-papo que nossa equipe de comunicação teve com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rancharia, Gilson Santos. O companheiro se filiou recentemente à Fesspmesp e tem exercido um belo trabalho pelo funcionalismo do município de Rancharia no últimos anos de gestão.

Aos 47 anos de idade o sindicalista já superou diversos desafios e perseguições com muita vontade e garra. Gilson está sempre na luta por novas propostas para ajudar a categoria e acabar com o pouco caso que a Prefeitura tem com os Servidores públicos. O líder não suporta nenhum tipo de injustiça. Está sempre disposto a ajudar como puder os companheiros que passam pelo seu caminho.

CONFIRA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA!


Gilson Santos é presidente do Sindicato dos Servidores de Rancharia e agradece o apoio
da Fesspmesp nas lutas diárias na cidade
1) Que profissões exerceu antes do funcionalismo e com que idade começou a trabalhar?
Quando criança trabalhei na roça. Chegando em Rancharia, trabalhei nas lavouras do café. Era um trabalho árduo mas mesmo assim eu gostava e foi através dele que conquistei minha independência. Trabalhava durante o dia e estudava muito a noite.

2) Nos conte um pouco sobre suas origens.
Fui criado com meus avós paternos até os 16 anos, e nessa época uma tia me trouxe para Rancharia para eu ter um lugar para concluir meus estudos. Logo que cheguei comecei a procurar emprego, e me apaixonei pela cidade. Era simples porém muito acolhedora. Não tinha nenhum estudo naquela época então assim que pude ingressei no ensino. Sou nordestino de Itabaiana, Sergipe, lugar que tenho muito carinho. 

3) Como você se distrai em seu tempo livre?

Adoro poemas e sou poeta. Escrevo literatura de cordel com versos improvisados, rimas e desafio de pôr no papel o sotaque nordestino que tanto sou apaixonado. Estou fazendo uma obra, isto é, escrevendo um livro em poesias e versos, essa é uma forma que encontrei de deixar um pedaço de mim nas folhas desse mundo. Atualmente enfrento muitos problemas diários e ter como distrair é fundamental, ainda mais na miltância sindical em que a pressão é constante no trablaho com os Servidores e também na relação com a Prefeitura.

4) O que te motivou a se tornar Servidor?
Através de amigos que me contavam como era trabalhar para a Prefeitura, sobre a estabilidade que tinham. Entrei na Adminsitração no início da CLT, em junho de 1990. Logo após prestei concurso assumindo o posto de Guarda Municipal no regime estatutário. Foi a realização de um sonho ser GCM, pois sempre que via as injustiças nas ruas corria para a ajudar e prestar socorro ao povo.

5) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
O que me incentivou a entrar na vida sindical foi a própria Guarda. Sempre fui contra todo tipo de perseguição e ao crime organizado. Tudo isso fez com que eu passasse a ser um lutador em defesa do funcionalismo. Tinha orgulho em ser Servidor e queria que todos sentissem o mesmo que eu, mas sabia que isso seria impossível com tantas injustiças dos chefes com os trabalhadores. Então decidi que iria lutar em defesa do funcionalismo, por isso passei a fazer parte da vida do Sindicato.


Gilson participa efetivamente de ações da Federação e garante grande representatividade à cidade de Rancharia

6) Como se tornou dirigente no Sindicato?
Na década de 90 passei a participar efetivamente das açõs do Sindicato. Fui incluído em grupos de debates para tratar de melhorias no funcionalismo de Rancharia. Como passei a ficar bem envolvido com a causa, mais tarde, me tornei dirigente da entidade. Logo depois, o ex-presidente do Sindicato me convidou para compor uma chapa e concorrer no pleito. Fui, e me tornei presidente na eleição.

7) Como é sua relação com a categoia e Administração?
Priorizamos sempre o diálogo com a Prefeitura. Como antigamente não havia tanto reconhecimento com a entidade sindical, a Administração virava as costas para o funcionalismo. Agora, com apoio da Federação, temos maior representatividade. Com a categoria, conseguimos conquistar cada dia mais a confiança do Servidor e já aumentamos potencialmente o número de sócios. A luta continua.

8) Quais desafios enfrenta na militância atualmente e como tenta resolvê-los?
Nosso desafio atualmente é o plano de carreira que não sai do papel. Outros problemas graves que vemos são as jornadas de trabalho de algumas categorias que estão fora da lei e a insalubridade que não é paga para alguns Servidores mesmo tendo comprovação que eles merecem. Estamos entrando em contato com a Administração e tentando fazer acordos, mas não tivemos retorno.

9) Como conheceu a Fesspmesp?
Chegamos a conhecer a Fesspmesp através de contatos com a Regina dirigente sindical da cidade de Martinópolis. A princípio não conhecíamos nada sobre a Federação mas depois de algumas pesquisas percebemos como ela exercia um trabalho sério a favor dos Servidores públicos . E
hoje temos muito orgulho de participar de uma das maiores Federação do Estado de São Paulo.

10) O que um dirigente sindical precisa ter na sua opinião?
Um bom dirigente sindical deve: ler bastante jornal estar sempre bem informado sobre o município e seus Servidores. Atento a tudo e saber negociar na hora certa. Dar respostas certas a todos, e ter muita paciência porque infelizmente a Administração pode nos frustrar, mas saber contornar é a alma de ser um dirigente qualificado. Também devemos sempre estar dispostos a lutar por nossos direitos.


Com apoio da Regional Martinópolis, o dirigente desempenha uma ótima gestão em prol do funcionalismo local

11) Quais ações feitas atualmente do Sindicato você destaca?
Temos várias conquistas, entre elas a conquista do vale alimentação que em 2012 era de R$ 230.00 e hoje é de R$ 425.00. O aumento anual que vem sendo respeitado desde 2008, o regime especial de trabalho para os guardas municipais e os agentes de trânsito. Além de que conseguimos com muita luta que os Servidores que foram exonerados em uma ação de quase 20 anos retornassem aos seus cargos. O objetivo é incentivar os Servidores a conhecer os seus direitos.

12) Quais projetos futuros você pode destacar pelo Sindicato?
O plano de carreira a toda a categoria e um novo laudo da Prefeitura. Além disso, estamos atrás pra vermos quais os Servidores que possuem direito a insalubridade. Descobrimos há pouco tempo que alguns trabalhadores municipais que têm o direito a periculosidade não estão sendo respeitados e pretendemos acabar com essa injustiça, pois isso é um ultraje a toda a categoria.

13) Como avalia o trabalho do presidente Aires e da federação?
Aires na Federação é de suma importância. Não conhecia a sua capacidade, após passar a conhecer notei que ele defende os Sindicatos com unhas e dentes e que quer o bem para todos os Servidores. Diferente do que vemos no Brasil ele não está interessado apenas em si mesmo, mas com o bem estar de toda a categoria sindical. Posso dizer que Aires Ribeiro é grande homem, e um exemplo!

14) Deixe uma palavra positiva para os Servidores de Rancharia
Quero agradecer a todos os Servidores públicos municipais de Rancharia ativo e inativo que me deram mais essa chance de permanecer na presidência. Juntos com certeza faremos um trabalho melhor nesses próximos cinco anos. Não deixarei de lutar nenhum instante para o bem de todos os Servidores. Não me importo com o pouco caso que a Administração tem com as nossas propostas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Recentemente o presidente Aires Ribeiro foi até Rancharia e gravou mais uma edição do Presidente na Estrada

Confira mais notícias
 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Nova frota de veículos é entregue para as Regionais filiadas
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores