Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 5 de julho de 2017
ENTREVISTA - Paulo Sérgio Muniz, de Guareí:
"Um sonho sonhado juntos torna-se realidade"

Presidente Paulo Sérgio realiza um belo trabalho em prol do funcionalismo de Guareí e tem apoio do coletivo

Um dos dirigentes recém-filiados à Fesspmesp (clique e veja matéria) concede entrevista para nossa equipe de comunicação. Estamos falando do companheiro Paulo Sérgio Muniz de Aguiar, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guareí com bases também em Porangabá e Torre de Pedra. O dirigente já traz na bagagem 17 anos de experiência na militância sindical na cidade.

Casado com Geronice há 21 anos e pai de 3 filhos, Queit Escarlat, Paulo Júnior e Maria Aparecida, Paulo, também conhecido como Paulão na base, preza pelo bem do Servidor que representa. Além de ser o atual presidente do Sindicato, o companheiro também fez parte da fundação da entidade e é reconhecido por sua atuação em prol do funcionalismo na cidade. Vale a pena conferir a entrevista!

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA!


Paulo Sérgio é um ícone de força, perseverança
e fibra do funcionalismo de Guareí , onde
atua como presidente do Sindicato da região
1) Nos conte sobre suas origens, infância, etc.
Sou natural de Angatuba/SP, cidade onde minha mãe também nasceu. Meu pai, no entanto, vinha de Montes Claros em Minas Gerais. Quando criança, fui criado em fazendas de gado, corte ou leite. Com isso, aprendi muito sobre o trabalho braçal e a vida rural nesses locais. Uma infância simples, mas de orgulho, sempre com dedicação dos pais para me criar.

2) Que profissões exerceu antes do funcionalismo e com que idade começou a trabalhar?
Comecei a trabalhar muito jovem na região onde morava, mas só com 14 anos recebi meu primeiro registro em Carteira. Comecei trabalhando nas fazendas vizinhas e mais tarde fui contratado em uma empresa de reflorestamento. Quando fiz 18 anos, saí de casa e fui morar sozinho em Itapetininga, local onde comecei a exercer as funções de vendedor e açougueiro. Ao ficar desempregado novamente comecei a trabalhar em uma padaria. Somente aos 23 anos me mudei para Guareí e conheci mais sobre o serviço público.

3) O que o motivou a se tornar Servidor?
Fiquei exausto por não ter estabilidade. Foi então que fiquei sabendo do concurso na Prefeitura e decidi participar para o cargo de Operador de Máquinas Pesadas, função que eu já conhecia da época de fazenda e também havia exercido a profissão. Fiz o concurso, passei e já estou há 17 anos como Servidor.

4) Ao assumir, qual foi sua percepção na prática do funcionalismo?
Ao assumir o cargo de funcionário público percebi que o poder executivo não respeitava os direitos dos trabalhadores. Era muito difícil conseguir retorno da Administração quando precisávamos. Não tinha ninguém para nos auxiliar dentro da Prefeitura. Passei a entender os problemas do setor e a pensar em formas de combater o assédio moral, descasos e muitas outras afrontas ao Servidor.


O Sindicalista está sempre ativo e buscando por melhorias nas cidades de Guareí, Porangaba e Torre de Pedra

5) Como iniciou sua trajetória no Sindicato?
Através de conversas entre alguns funcionários que eram contra o sistema começamos a idealizar em criar uma entidade para defender os direitos da categoria. O sonho tornou-se realidade e fundamos o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guareí, em 2006. No ano de 2011 conquistamos nossa Certidão Sindical e, em 2015, estendemos a base para Porangabá e Torre de Pedra.

6) Como se tornou dirigente no Sindicato?
Desde que começou a ideia de criar o Sindicato meu nome foi o mais indicado para liderar à frente da entidade por eu bater de frente com o sistema e não aceitar fazer nada contra a lei, sempre exigindo os nossos direitos sem ter medo de perseguição. Percebi que eu podia representar muito bem os companheiros. Não é uma tarefa fácil, porém sempre é gratificante lutar pelos Servidores.

7) Como é sua relação com a categoria e Administração?
Minha relação com a categoria é boa. Infelizmente muitos têm medo de se filiar ao Sindicato e sofrer perseguição, contudo realizamos vários trabalhos e ações para findar com qualquer receio do Servidor. Quanto à Administração, não temos um bom relacionamento, pois eles nos veem como uma pedra no sapato. Priorizamos o diálogo sempre, mas se necessário vamos à luta pela categoria.

8) Quais ações feitas atualmente você destaca?
As últimas ações que se destacam são a criação da data-base, que ficou definido para o mês de março, a criação do cartão alimentação e esse ano conseguimos um aumento de 7%. Todo esse ganho se deve ao trabalho efetivo de toda a diretoria. Conseguimos avançar na Campanha Salarial e garantir ganhos concretos ao Servidor. Estou muito feliz com os avanços que temos conquistados.


Paulo Sérgio sempre lutou pelos seus ideais de forma clara e justa dentro do funcionalismo de Guareí e região

9) Quais projetos futuros você pode destacar?
Nosso projeto futuro é conseguir construir nossa sede própria. Com um lugar apropriado para ter reuniões e atender os Servidores poderemos ampliar os trabalhos em prol do funcionalismo e, futuramente, criar novas subsedes nas cidade de Porangaba e também em Torre de Pedra. Espero conseguir realizar esse sonho logo, pois podemos avançar ainda mais com a nossa "casa".

10) Como conheceu a Fesspmesp?
Através do meu amigo e assessor da Federação, Joselito Mansinho. Ele me mostrou como a Fesspmesp pode ajudar e apoiar o Sindicato nos momentos mais difíceis. É uma entidade que não desampara os Sindicatos filiados, não importa se é grande ou pequeno. Faz pouco tempo que nos filiamos, mas sei que não vou me arrepender, pois só ouço ótimas notícias sobre a Federação.

11) Deixe uma palavra positiva para os Servidores de Guareí e região.

Aos servidores de Guareí eu deixo uma frase que acho que todo sindicalista deveria usar: "Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, mas um sonho sonhado juntos torna-se realidade". Precisamos de todos os Servidores do nosso lado para que nossos sonhos se tornem realidade e possamos fazer com que nossa categoria seja forte. Acreditem em nosso trabalho, Servidores!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Paulo em reunião para debater melhorias em prol dos trabalhadores que o apoiam e confiam na sua liderança

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Destaca preparação da Federação para a greve geral, dia 30 de junho
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores