Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 18 de julho de 2017
ENTREVISTA - Dimas, de Cordeirópolis:
"Construímos um Sindicato forte e atuante"

Aires Ribeiro cumprimenta Dimas Tocchio durante gravações de uma edição recente do Presidente na Estrada

Dimas Moisés Tocchio, presidente do SSPMC - Sindicato dos Servidores Públicos de Cordeirópolis, é
o protagonista nesta semana do quadro Fesspmesp Entrevista. Aniversariante deste mês de julho, o companheiro completará 49 anos de idade no dia 27. Dimas é uma pessoa tranquila, transmite calma
e sabedoria e ano a ano, junto à diretoria do SSPMC, tem construído uma entidade forte e atuante.

É Servidor público desde 19 de abril de 1988. Está lotado como Oficial Administrativo. Audacioso,
foi o fundador da entidade em 2006. Criou o Sindicato porque um dia necessitou do suporte de uma entidade representativa que defendia os Servidores e não teve respaldo. Colocou dinheiro do bolso, “gastou o que não tinha” e avançou. Enfrentou várias dificuldades. Pensou em desistir, mas venceu.

Conhece a garra de nosso entrevistado Dimas, AGORA:


Dimas Moisés Tocchio é presidente do SSPMC - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
de Cordeirópolis e é Servidor desde 1988
1) Por que ser um dirigente sindical?
O interesse surgiu após eu precisar do apoio do Sindicato. Infelizmente, Cordeirópolis não tinha uma entidade representativa que defendesse os direitos
dos Servidores. Aqui, o prefeito fazia o que queria.
Sem apoio, o trabalhador ficava à mercê e sofria com
os mandos e desmandos do patrão. Até que um dia eu
me comprometi em dar um basta nisso. Não foi fácil, mas em 2006 criamos o SSPMC - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cordeirópolis.

2) Quais as principais dificuldades no começo?
Sem dúvida alguma foi o Servidor aceitar a entidade sindical. Até então era algo novo e não era bem visto. Mas realizamos um trabalho de formiguinha. Fácil? Nada! Foi muito difícil mesmo. Hoje, a mentalidade já é diferente em razão de um intenso trabalho executado pela atual diretoria. Ainda existe resistência porque algumas pessoas não acreditavam que iríamos chegar tão longe. Quando digo chegar tão longe é conquistar a Certidão Sindical e se tornar o legítimo representante dos Servidores municipais de Cordeirópolis.

3) Quando foi a conquista da Certidão Sindical?
Em janeiro de 2016, recebemos a Certidão Sindical do presidente da Fesspmesp, Aires Ribeiro. Foi um dia de grande alegria, porque só eu sei como foi difícil obter essa Certidão. A Federação, a qual temos orgulho de fazer parte hoje, nos ajudou muito a esse feito histórico. O SSPMC desde que foi amparado pela Fesspmesp, com o apoio do presidente Aires e do vice Araken, passamos a ter mais musculatura para seguir em frente. Foi um divisor de águas. Com a experiência desses companheiros tivemos uma elevação ainda maior em nossa representatividade.

4) As conquistas efetivas para os Servidores já aconteceram?
Em 2017, temos grandes conquistas. Por exemplo, o vale-alimentação subiu 27%, ou seja, tivemos uma elevação de R$ 65,00 no benefício. Mais de 1.400 Servidores foram contemplados, inclusive os Servidores inativos. Na prática, injetaremos na economia da cidade, em um ano, mais de UM MILHÃO DE REAIS. Já o reajuste salarial foi acima da inflação: 5,54%, o que representa 1,07% de ganho real. Entretanto, estamos felizes sim, porque em um momento crítico vivido pelo País, conseguimos evoluir.


Companheiro é ativo na vida do Sindicato e garante ampliação do conhecimento através de diversas formações

5) Quais são as metas do Sindicato daqui em diante?
O Servidor de Cordeirópolis anseia por um plano de saúde subsidiado pela Prefeitura, além do Plano
de Carreira geral. Também reivindica bons salários, melhores condições de trabalho em todos os
setores. Se essas são as principais necessidades dos Servidores, é uma obrigação do Sindicato lutar por todas elas. E isso temos feito. Temos nos organizado com os companheiros e colhido cada solicitação com muita presteza. Em breve, sentaremos com os representantes do Governo Municipal. Algumas discussões, como o Plano de Carreira e melhores condições de trabalho estão avançadas. 

6) O que representa para esta diretoria ser reeleita com 100% dos votos válidos?
É uma sensação de dever cumprido. Em dezembro de 2016, os Servidores foram às urnas e deram mais uma vez seu voto de confiança ao nosso trabalho. É uma satisfação imensa e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para não desapontar nenhum companheiro. Mesmo com a Certidão Sindical, sede mais estruturada e outros avanços, ainda enfrentamos dificuldades e grupos ligados a partidos políticos que só atrapalham em vez de ajudar. Mas estamos no caminho certo. No caminho
da humildade, com trabalho e dedicação todos os dias sem desfalecer e perder o foco da trilha.

7) Como avalia a conquista de equiparação para as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil?
As ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) começaram o mês de junho com mais dinheiro no bolso. Graças à ação efetiva do Sindicato na Justiça, obtivemos a equiparação salarial das companheiras. Este ganho representa para muitos quase 20% a mais nos vencimentos. O ganho é resultado da ação coletiva impetrada pela nossa entidade em 2016 e que finalmente foi julgada com esse ganho inédito para o setor. São 62 Servidoras, ao todo, beneficiadas. Faço uma avaliação positiva, resultado de um grande empenho de nosso Departamento Jurídico em todo esse período.


Diretoria do Sindicato foi reeleita recentemente e realiza um excelente trabalho a favor dos Servidores da cidade

8) Como está o trabalho de divulgação das conquistas na base?
Recentemente produzimos um informativo de quatro páginas muito bem aceito pelos Servidores. Percebemos na entrega que eles ficaram satisfeitos por saber que o Sindicato tem obtido sucesso em muitas frentes e conquistado importantes vantagens que contemplam todos os 1.200 ativos. Mas não paramos por aí. Vamos investir ainda mais em comunicação, porque não adianta apenas vencer, precisamos divulgar todas essas vitórias. Serão diversas as formas de fazer isso e muito em breve!

9) O Brasil tem saída em meio à corrupção avassaladora?
Na minha vida aprendi a sempre ter esperança. E não acreditar no Brasil seria aceitar tudo o que está aí. Sem dúvida que o País precisa ser passado a limpo. E a hora certa de fazer isso é nas eleições de 2018. A primeira coisa a ser feita é não eleger os parlamentares que votaram contra os nossos direitos. Se cada um fizer isso, iniciaremos um processo de mudança jamais vista. A política brasileira precisa de renovação. E essa renovação só poderá ser feita por meio do voto consciente. Não existe outro caminho sem ser a política para assegurar os direitos dos trabalhadores e conquistar novos avanços.

10) Deixe uma mensagem para a família Fesspmesp.
Desejo que a direção da Fesspmesp continue empenhada na organização e fortalecimento das entidades do setor municipal em todo o Estado de São Paulo. Em um dos momentos mais difíceis
eles apareceram aqui em Cordeirópolis e nos deram novo ânimo. Fazer parte da família Fesspmesp, como já disse, é uma grande satisfação. Esse trabalho extraordinário precisa continuar, porque eles não ajudam apenas dirigentes e entidades sindicais. A atuação efetiva da Federação fortalece vidas, pais de famílias e garante o pão de cada dia na mesa dos Servidores. Muito obrigado pela entrevista
e conte sempre com o apoio do Sindicato dos Servidores de Cordeirópolis em qualquer situação. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br

Um dos investimentos do sindicalista é em uma comunicação forte e bem próxima do Servidor de Cordeirópolis

Confira mais notícias

 
Na Estrada - Aires Ribeiro visita o líder Arnaldo da Silva, da entidade de Presidente Venceslau. Confira!
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores