Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 17 de outubro de 2017
ENTREVISTA - André Luis Pereira, de Hortolândia:
"Para transformar a saúde é necessário mudar o Brasil"

André Luís, sua esposa Tereza Rodrigues e seus netos - os novos amores de sua vida. "Família é tudo", declara

Nossa equipe de comunicação divulga o bate-papo com um sindicalista da cidade de Hortolândia. André Luís Pereira é servidor público da área da Saúde e procurador-geral do STSPMH (Sindicato
dos Trabalhadores em Serviço Público Municipal de Hortolândia). O sindicalista conversou sobre
a sua visão referente ao atual cenário da Saúde no Brasil e como podemos mudar para melhor.

Para o dirigente, a união da sociedade para acabar com o descaso dos políticos é fundamental. Ele enfatiza que precisamos pensar melhor antes de votarmos. André é casado com Tereza Rodrigues Pereira e tem dois filhos: Carlos Eduardo Rodrigues Pereira e Gabriela Cristina Rodrigues Pereira.
A entrevista desta semana é dedicada ao Outubro Rosa. Vale a pena conferir o conteúdo completo.

VEJA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA


André Luis Pereira é o atual procurador-geral
e responsável pela área de Saúde do Sindicato
dos Servidores Municipais de Hortolândia
1) Como decidiu se tornar funcionário público?
Infelizmente acabei despedido do meu último trabalho
e fiquei cansado do medo do desemprego. Na época estava à procura de um novo emprego, e optei pela oportunidade de ingressar no serviço público. A estabilidade e os benefícios de ser funcionário municipal me chamaram a atenção e me deram ânimo para pleitear uma vaga. Estudei muito e consegui passar!

2) Por que escolheu a área da Saúde?
Fazer parte da área da Saúde não estava nos meus planos, mas quando percebi que poderia ajudar a cuidar de várias vidas ao lado de enfermeiras e médicos não deixei a oportunidade passar. Quando abriram as inscrições do concurso, aproveitei que estava aberto vagas para trabalhar nos postos de saúde e me inscrevi. Me orgulho muito de ter escolhido essa área.

3) Qual ação realizada pela Prefeitura em prol
da saúde dos Servidores você poderia citar?

A Administração da nossa cidade não tem feito nenhum movimento real que conscientize a importância de realizar exames e se consultar com o médico no tempo certo. Isso é um problema social grave. Vivemos em um País em que a população não tem o costume de cuidar da própria saúde, o que acarreta em doenças e mortes que poderiam ser prevenidas e cuidadas. Nosso Governo não desenvolve nenhuma campanha para mudar essa situação e melhorar a vida dos brasileiros.

4) O mês de outubro se tornou símbolo da prevenção do câncer de mama, e novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata. Qual a sua opinião sobre essas campanhas?

Dedicar um mês para cada uma dessas doenças é sensacional. Há três ou quatro anos muitas pessoas nem sabiam como eram feitos esses exames e como é alta a quantidade de pessoas que enfrentam essas doenças. Devido o aumento da divulgação, e adesão da campanha por grandes empresas e vários órgãos públicos, os cânceres de mama e de próstata se tornaram um assunto que pode ser debatido de forma clara. As campanhas atingem o mundo inteiro e podem transformar vidas.

5) Na sua opinião, quais são as maiores dificuldades enfrentadas na área da Saúde?

São diversos problemas que aumentam a sua gravidade a cada dia. É incrível como os profissionais precisam se desdobrar para atender a população. Durante todo o meu tempo como funcionário público eu ouço que é necessário ter amor pelo seu trabalho, e realmente é preciso amar muito para continuar com o sorriso no rosto enquanto enfrenta problemas como a falta de materiais básicos e de medicamentos essenciais. Além disso, o número de Servidores é muito pequeno para o tamanho da demanda de trabalho e como respostas aos esforços dos trabalhadores, que vivem atribulados, a Prefeitura oferece uma remuneração muito baixa e lutamos no Sindicato para que isso possa mudar.

6) A saúde do Brasil é considerada falha, como podemos mudar essa situação?

Infelizmente a população está condicionada a viver com o que os representantes do Governo proporcionam. Os brasileiros cometem um erro enorme na hora de depositar o voto em políticos sem escrúpulos. O resultado deste comportamento é: governantes que não se preocupam com o bem-estar de ninguém e acabam não investindo da forma correta na Saúde, Segurança e Educação do País. Para transformar a saúde é necessário mudar o Brasil por completo através de uma revolução. Neste momento estamos de mãos atadas, e os nossos políticos assistem às pessoas morrerem nas filas dos hospitais e não fazem absolutamente nada. A população precisa se unir e lutar contra isso.

André está disposto a lutar incansavelmente pelo funcionalismo e fazer a diferença na vida de muitas pessoas!

7) Na sua opinião, por que ainda existem mulheres que não fazem a mamografia todo ano?
Acredito que muita gente não tem acesso à informação. Não digo somente em áreas afastadas no Nordeste ou Norte do País. Em todo o Brasil existem pessoas que não se atentam aos problemas da sociedade e como é fácil prevenir muitos deles. Outra situação que se inclui nesta questão é que muitas senhoras param de se cuidar com a idade e ficam com a autoestima muito baixa. Envelhecer
é uma fase bela da vida que deve ser enfrentada com alegria, e não com desleixo. Os exames são ofertados nas redes públicas, então não há motivos para negligenciar a própria saúde e deixar de
se cuidar. É de suma importância ficar em dia com a saúde e com si mesma para o próprio bem.

8) Você considera importante investir na comunicação sobre o câncer de mama e de
próstata durante o ano inteiro, não apenas entre os meses de outubro e novembro?

Sim, os meses de outubro e novembro são apenas uma marcação para que a população fique atenta. O câncer é, infelizmente, uma doença cada vez mais comum que ainda é tratada com tabu. Alguns homens se envergonham de realizar o exame de próstata por causa de antigos mitos, e muitas mulheres não gostam de como a mamografia é realizada e acabam deixando de fazê-la. Isso não
pode acontecer! É necessário a divulgação dessas doenças para que as pessoas se conscientizem.

9) O Sindicato planeja alguma ação ou movimento de conscientização do Outubro Rosa?
Bom, no momento não tivemos tempo de organizar nenhuma ação significativa referente a prevenção do câncer. Planejamos para o próximo ano a intensificação da Campanha através dos meios de comunicação do Sindicato. Não deixaremos a data passar em branco para as mulheres da cidade, pois sabemos a importância de ressaltar como a doença é comum e pode afetar qualquer pessoa.

10) Deixe uma mensagem para todas as Servidoras que enfrentam o câncer de mama.
Nunca desanimem. É horrível passar por algo assim, mas em nossos corações encontramos a vontade de viver ao lado da esperança. Não deixem de realizar o tratamento corretamente, pois por mais doloroso que ele seja é a única forma de superar a doença. Todas as mulheres são guerreiras e carregam consigo uma força inimaginável, por isso nenhuma doença pode vencê-las.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

"É preciso ser bem articulado para fazer o melhor. Mesmo nas dificuldades é preciso crescer", afirma André

Confira mais notícias

 
F3 - Fesspmesp em 3 Minutos - Ações da Federação e filiados não param mesmo em meio ao feriado
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores