Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 21 de novembro de 2017
ENTREVISTA - Edílson Humberto Lopes, conhecido como Ditinho: "O Servidor é a mão que move o Brasil"

Ditinho é um homem que acredita na força dos trabalhadores e luta diariamente em prol do serviço público

A entrevista desta semana é com o Edilson Humberto Lopes, conhecido como Ditinho. O dirigente conversou com a nossa equipe sobre a sua trajetória. O sindicalista é militante há mais de dez anos e, hoje, atua como presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Boituva (STSPMB) desde sua fundação, em 2006. O companheiro deposita esperança no futuro do Brasil.

O sindicalista é pai da Ellen e da Camila, duas meninas que são o orgulho e a inspiração da sua vida. Para o dirigente, é fundamental a união do funcionalismo para acabar com as injustiças que rodeiam a Administração da cidade de Boituva. Ele enfatiza que precisamos pensar melhor antes de votarmos e que o Brasil tem solução se acreditarmos que é possível transformar o Congresso Nacional.

CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Edilson Humberto Lopes líder do STSPMB
(Sindicato dos Servidores de Boituva) e um
dos sindicalistas fundadores da entidade
1) Como andam os novos trabalhos, perspectivas e projetos da atual diretoria do Sindicato?
Os diretores são extremamente participativos. Temos desenvolvido diversos projetos que levam os nossos dirigentes a participarem de forma efetiva das atividades diárias dos Servidores nas bases. Além disso, a vistoria na infraestrutura no ambiente de trabalho da categoria, que a nossa equipe realiza, é bastante rígida e conta com a ajuda dos Servidores para denunciar as irregularidades da rede. Em geral estamos ativos nas bases graças ao comprometimento dos dirigentes.

2) Quais as metas do Sindicato para 2018?
No momento estamos investindo em novos projetos que visam o atendimento e a busca por parcerias especiais para os nossos associados. Também queremos atrair mais companheiros para lutar ao nosso lado e fortalecer o sindicalismo da cidade de Boituva. Vimos que a categoria tem muitas reivindicações a fazer, mas para que ocorra melhorias significativas é necessário a união do funcionalismo, e estamos trabalhando para isso.

3) Qual sua avaliação sobre a política do País?
É bem difícil avaliar algo que está tão defasado. Michel Temer é o pior presidente que o Brasil já teve, isso se podemos chamá-lo assim, já que ele tomou posse por meio de um impeachment. O Brasil está perdendo muito com toda a corrupção política. A Câmara dos Deputados e o Senado estão visivelmente comprados, e a grande mídia parece tentar apoiar os caprichos desses corruptos, mentindo para o povo ao dizer que a inflação e o desemprego estão em queda. Sabemos que a verdade é outra e que o poder dos ladrões do Congresso aumenta a cada dia. O povo precisa se unir para acabar com isso! O Brasil já passou por momentos muito difíceis, como o Golpe Militar e a fase Color, mas graças ao empenho e a força de vontade da população foi possível dar a volta por cima, e desta vez não será diferente.


Ditinho e toda a diretoria do STSPMB priorizam o Servidor como a essência de todo Sindicato combativo

4) Como o Servidor pode contribuir para o fortalecimento da entidade?
O fortalecimento só é possível com a unidade do funcionalismo. Muitos trabalhadores ainda não sabem a verdadeira função de uma entidade sindical e acabam não se associando ao seu Sindicato. Procuramos instruir e mostrar que nossa instituição existe para batalhar em prol dos direitos e de melhorias para toda a categoria. O Servidor deve andar de mãos dadas com o Sindicato, para que juntos possamos lutar a favor do funcionalismo e fortalecer a classe trabalhista de nosso País.

5) Na sua opinião, qual é o papel do dirigente sindical?
O dirigente sindical tem a obrigação de orientar os associados sobre seus direitos e deveres, motivá-los a procurarem o Sindicato quando estiverem com problemas no trabalho, para que a diretoria da entidade possa tomar ciência da situação e através do Jurídico resolver os problemas de cada Servidor, evitando que sofram injustiças. É preciso ter muita força de vontade para superar todos os desafios que são impostos pela Administração. E, acima de tudo, um bom dirigente precisa ouvir as reivindicações dos Servidores, estabelecer um diálogo com a categoria e lutar por uma realidade melhor.

6) Como o Brasil pode superar essa corrupção avassaladora?

Os brasileiros devem votar com consciência na hora de eleger um novo presidente da República. Precisamos renovar também os deputados e senadores, pois se continuarem os mesmos, vão acabar com nossos direitos. Infelizmente, muitas pessoas não possuem acesso à educação de qualidade, deficiência que afeta diretamente o senso crítico dos cidadãos, os quais perdem a vontade de procurar e se informar sobre a política do nosso País e acabam se conformando. O resultado destas ações são catastróficas, como podemos ver na nossa realidade. Precisamos nos informar antes de votar.


Ditinho compõem a equipe de eleições da Fesspmesp e está sempre disposto a contribuir nos pleitos sindicais

7) A união do setor público contribui para o desenvolvimento do País? Por quê?
O setor público é a maior área de trabalhadores do Brasil. Estamos por toda a parte e somos nós que fazemos os municípios funcionarem. Ensinamos as crianças, cuidamos dos patrimônios públicos e zelamos pela qualidade de vida da população. Apesar de não recebermos a valorização correta por nossos serviços, sei que sem o Servidor o Brasil estaria estagnado. Somos a mão que move o País!

8) Como vê o Brasil nos próximos 10 anos?

Acredito que esse momento caótico de injustiça e corrupção vai passar e ficará para trás em nossa história. Temos que focar em trocar os parlamentares e nos conscientizar mais sobre a importância de votar em quem realmente nos representa. A elite dominou o Congresso Nacional. Vamos mudar essa situação e pôr no poder gente que conheça as dificuldades reais dos trabalhadores brasileiros.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

No aniversário de 11 anos da Fesspmesp, Ditinho e parte da diretoria do Sindicato tiram foto com Ciro Gomes

Confira mais notícias

 
Presidente na Estrada - Visita ao Sindicato de Porto Feliz renova alianças de suporte da Federação
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores