Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 13 de dezembro de 2017
AMERICANA - Prefeitura é obrigada a rever
conduta após SSPMA denunciar retaliações

O direito à greve dos trabalhadores é assegurado no artigo 9º da Constituição Federal do ano de 1988. Ancorado nessa afirmativa, o SSPMA (Sindicato dos Servidores Municipais de Americana) denunciou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) as retaliações e ameaças sofridas por parte da Prefeitura durante movimento dos Servidores que reivindicava o pagamento dos salários atrasados da categoria.

Dia 11 de dezembro, o MPT e a Administração de Americana firmaram um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) em que o Executivo se compromete a garantir o livre exercício do direito de greve e de livre participação e manifestações de seus Servidores em todas as atividades sindicais, como preescrito na lei. Caso descumpra a palavra, a Prefeitura terá uma multa imediata como pena de R$ 50 mil.

ENTENDA O CASO -
A promotora Clarissa Ribeiro Schinestsck instaurou um inquérito após denúncia do Sindicato. De acordo com o documento, os Servidores da Secretaria de Obras tiveram os dias descontados em seus salários e, se não bastasse, a Secretaria da Educação teria enviado um comunicado para os funcionários alertando que se aderissem ao movimento seriam punidos.

AVALIAÇÃO - O presidente do SSPMA, Antônio Bassan Forti (Toninho Forti), declara: "Foram denúncias que nós fizemos de assédio e de cerceamento do direito do Servidor de se manifestar. Eu avalio positivamente o TAC. Todas as manifestações organizadas pelo Sindicato não são com o objetivo de prejudicar A ou B, mas sim lutar pelos direitos de todos os Servidores. Trabalhar e não receber já não dá. Agora ser punido por lutar pelos nossos direitos: é inaceitável".

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no YouTube
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br


Confira mais notícias

 
Fesspmesp comemora 11 anos com presenças ilustres e reafirmação de compromissos
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores