Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 2 de dezembro de 2014
Entrevista - Cidinho Boava acredita que o verdadeiro revolucionário é guiado por sentimentos de amor

Companheiro Cidinho Boava encara com seriedade o seu papel como ator político na defesa de famílias

Continuamos nossa série de entrevistas com os sindicalistas que compõe a base de filiados da Fesspmesp. Já falamos com Rodrigo Peretto (Mococa), Antonio Rodrigues (Osasco) e Cristina Gomes (Itapira). Nosso intuito é conhecer melhor a vida dos companheiros e, por meio de suas histórias e lutas sindicais, extrair aprendizado para as novas lideranças.

BOAVA - E o entrevistado da semana é Aparecido Ferreira, mais conhecido como Cidinho Boava, que é presidente do Sindicato dos Servidores de Tambaú e coordenador regional da Fesspmesp. O companheiro é casado e pai de dois filhos, Amanda de 12 anos e Lucas de 19. Seu cargo efetivo na prefeitura é Auxiliar de Serviços Gerais. Está à frente da entidade desde 2009.

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Como iniciou sua trajetória no serviço público?
Fiz concurso público em 2004 e tomei posse no mesmo ano. Meu conhecimento em administração fez com que eu assumisse o comando do Setor de Limpeza Pública, local que fiquei durante dois anos. Nesse período, fiz muitas amizades, conheci os problemas simples e graves dos setores da administração e queria fazer algo para reverter tantos problemas.

Fale sobre os maiores desafios enfrentados na administração passada?
Olha, um dos maiores desafios foi enfrentar a truculência da administração municipal. Nunca aceitaram sentar para negociar com o Sindicato em uma clara atitude antissindical. Eu e a diretoria enfrentamos perseguições e ataques covardes em rádios e no jornal local da cidade, que tinha o objetivo de atingir a honra do nosso Sindicato e da atual diretoria. Mas sempre respondíamos todas as afrontas com mais trabalho.

Cidinho Boava é sindicalista, casado e pai de dois filhos. Forte liderança da Fesspmesp

Quais conquistas da sua gestão que você destaca?
Uma das maiores conquistas foi a aposentadoria especial que conseguimos no início de 2012, por meio de um mandado de injunção no Supremo Tribunal Federal (STF). Também tivemos muitas outras, como redução da carga horária dos Assistentes Sociais e muito mais...

Como é o relacionamento do Sindicato com a atual administração?
Hoje, o relacionamento com a atual administração é boa. O prefeito Roni Astorfo tem o Sindicato como parceiro de sua gestão e não como inimigo, atitude completamente contrário a da antiga administração. A parceria tem dado certo e quem acaba ganhando é o Servidor. Os ganhos nos últimos anos são concretos e faço questão de relacioná-los:

1) Mudança da cesta-básica para cartão alimentação em 2013 e reajuste de 11% em 2014;
2) Reajuste salarial de 7,22% em 2013, o maior dos últimos oito anos e de 5,61%, em 2014;
3) Ampliação da licença para 180 dias, em 2013;
4) Criação do vale gás para quem recebe salários abaixo de R$ 1.000,00 por mês em 2013, e, em 2014, este benefício foi estendido para mais de 200 Servidores;
5) Antecipação da concessão dos créditos do cartão alimentação do dia 20 para todo dia 15;
6) Implantação do Geep (Gratificação de 50%) para as ADI's que prestam serviço na Casa Abrigo Municipal;
7) Palestras motivacionais para todos os Servidores;
8) Fornecimento de Epi's para os Servidores que trabalham em setores insalubres;
9) Criação e implantação de plano odontológico pela São Francisco Odontologia para todos;
10) E ainda este ano está quase acertada a capacitação das ADI's em pedagogia sem custo.

Como avalia o trabalho de base?
Avalio de maneira muito positiva, pois a grande maioria dos Servidores aprova. Sabemos que muito ainda tem que ser feito, mas com o apoio e o reconhecimento dos companheiros fica tudo mais fácil. Somos bem recebidos e isto é um ótimo indicador para sabermos que estamos no caminho certo.

Quais diferenciais são oferecidos pelo Sindicato aos associados?
O Sindicato ainda está em reestruturação, mas já contamos com alguns benefícios reais. Temos médico oftalmologista que atende sem custos aos sócios e dependentes. Também oferecemos convênios com ótimos descontos, como ótica, farmácia e parque aquático. Estamos em fase de negociação com Colônias de Férias e hotéis. E não posso deixar de destacar trabalho do nosso departamento Jurídico, que tem feito um trabalho diferenciado na defesa dos Servidores.

"E a mensagem que deixo para todos é: "Deixe-me dizer-lhe, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos
de amor", Che Guevara

Quais são os planos para o futuro? Quais as próximas lutas?
Para um futuro não muito distante, nosso plano é conseguir ter uma sede própria. Nossas próximas lutas são várias, mas gostaria de destacar a capacitação em pedagogia para todas as ADI's, pois com esta capacitação quem ganha é o município que vai contar com mais de 60 profissionais ainda mais preparadas para atender nossas crianças. Atendendo a uma reivindicação do Sindicato, a prefeitura está dando curso de Pós-Graduação sem nenhum custo para os Professores da rede. Isso é pensar no futuro dos Servidores. Isso é pensar no crescimento vertiginoso de nossa cidade e da população.

Qual a diferença entre o movimento sindical de quando você entrou para o de hoje?
Eu posso relatar que encontrei um movimento sindical morto e não atuante em minha cidade. Mas com a renovação de todo o quadro do Sindicato foi possível sair deste estado de dormência e comodismo em que se encontrava nossa entidade. Conseguimos resgatar a confiança de muitos. Mas, segundo minha avaliação, o movimento sindical tem recuperado o protagonismo. Porque, além das vitórias no terreno econômico, o sindicalismo brasileiro tem adotado uma pauta ampla. Exemplos disso são a luta pela mudança da política econômica e a campanha pela destinação de mais recursos à educação. Tal atuação vem contribuindo para melhorias nos direitos dos trabalhadores.

Como você enxerga o papel da Fesspmesp na luta pelos direitos do Servidor?
A Fesspmesp para mim é sinônimo de apoio, luta, determinação, garantias quebra de barreiras, crescimento e muito mais. A Fesspmesp tem demonstrado que a categoria do serviço municipal agora tem quem os represente. Antes, não tínhamos uma Federação representativa e combativa.

Deixe uma mensagem para os leitores do nosso site!
Em primeiro lugar gostaria de agradecer este espaço e o apoio que tenho recebido da diretoria Fesspmesp. Acima de tudo, agradeço o apoio indescritível que tenho de minha esposa Ana Paula, da minha filha Amanda e de meu filho Lucas, que sempre estão ao meu lado nas decisões e ações tomadas à frente do Sindicato dos Servidores Municipais de Tambaú e da Fesspmesp, por meio da Regional Ribeirão Preto, a qual sou o coordenador. Família é tudo na vida e temos que valorizar.

E a mensagem que deixo para todos é: "Deixe-me dizer-lhe, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor", Che Guevara.

Mais informações, acesse www.sindicatoservidortambau.blogspot.com.br

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


Aires Ribeiro e Cidinho com o presidente do Sindicato de Pontal, Donizete, e o diretor Rafael durante filiação

Confira mais notícias

 
Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, concede entrevista para a TV Fesspmesp
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores