Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 27 de janeiro de 2015
Conheça o trabalho de Mauro Cirino, um
combatente da péssima administração de Marília

Sem medo de cara feia, Cirino percorre as principais ruas com os Servidores para cobrar respeito e valorização

A Fesspmesp retoma o quadro de entrevistas com dirigentes sindicais de entidades filiadas. Aos poucos vamos conhecer melhor os companheiros e vivenciar uma troca de experiência muito proveitosa. Fica o aprendizado para os novos dirigentes: com muita luta é possível fazer a diferença.

ENTREVISTADO - Mauro Cirino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar), será o entrevistado da semana. O companheiro tem 43 anos e é pai de três filhos. Seu cargo efetivo na prefeitura é Auxiliar de Topografia do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem). Está à frente da entidade desde 2005.

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA E DIVULGUE:

1) Qual foi sua motivação para entrar no sindicalismo?Em 2002 fui convidado pela então presidente Menadel Osório Rodrigues (uma das fundadoras do Sindimmar) e como tinha acabado de concluir o curso de Direito, a diretoria entendeu que seria de muita importância um diretor com conhecimento técnico para auxiliar o departamento Jurídico da entidade.

Mauro Cirino, 43 anos, sinidicalista há 13 anos

Embora tenha assumido como vice-presidente fui designado para atuar no departamento Jurídico, orientando Servidores e passando a ser responsável por todos os processos administrativos. Além da minha atuação, havia outros dois profissionais contratados pelo Sindicato. Nas questões judiciais, os advogados contratados eram os responsáveis, já nas questões administrativas eu era o responsável. Acredito que contribui muito neste departamento, onde permaneci de 2002 a 2005, ano em que assumi a presidência do Sindimmar.

2) Compartilhe conosco uma conquista do Sindicato que foi um divisor de águas para os Servidores de Marília?
Poderia citar várias, mas uma das mais importantes foi a data-base. Isso ajudou e muito não só os Servidores de Marília, mas os Servidores de muitas outras cidades do Brasil. Nós conseguimos a inclusão da data-base em 2007 e, em seguida, conseguimos a indexação do INPC.

É um ganho importante porque anualmente os Servidores têm a correção dos salários com base no INPC. Antes da data-base não tínhamos uma data-limite para encerrarmos as negociações salariais.


3) O Sindimmar é conhecido pela sua forte atuação e pressão que realiza na Câmara dos Vereadores. Isso é importante?
Sem dúvida. Esta luta é feita dentro da Câmara dos Vereadores porque sabemos que são os vereadores que possuem o maior contato com a administração e todos os projetos de lei passam pela aprovação da Câmara. Por esta razão, a nossa atuação tem sido muito forte. Em qualquer "dor de barriga" que aconteça, digamos assim, nós corremos para a Câmara para que consigamos solucionar os problemas dos companheiros.

4) Destaque alguma paralisação realizada durante a sua gestão.
Já realizamos várias paralisações de setores. Fizemos paralisações no setor de Limpeza, Saúde e Varrição. Muito embora não tenham sido paralisações gerais, e sim setoriais, os efeitos que elas desencadearam foram de modo amplo para os demais Servidores. Isso porque as administrações acabaram focando na solução daqueles problemas e evitando o surgimento de novos para que a paralisação não atingissem outros departamentos do município.

5) Temos acompanhado de perto a difícil relação com a administração. Qual o fator que colabora para que se chegue a essa situação?
É uma situação complicada. A administração em Marília é muito fechada. A gente tenta conversar e não surte efeito, tanto que já precisamos várias vezes da participação da nossa Federação, inclusive a última vez com a vinda de um caminhão de som para um grande movimento - saiba mais.

Já montamos barracas em frente à prefeitura para ver se o prefeito nos atendia. O que gera isso é a falta de capacidade administrativa. Um prefeito que saiba administrar e que tenha compromisso com a categoria dos Servidores. Acredito que se fosse assim, não existiria nenhum tipo de intransigência. Então, no nosso caso, é completamente diferente. O prefeito não está sabendo administrar, os que estão auxiliando não sabem para que vieram, creio que esta é a grande dificuldade: não entender as necessidades dos trabalhadores. Isso faz com que se achem 'donos' da cidade, quando, na verdade não é assim que tem que ser.



Mauro teve o apoio da Federação em diversas oportunidades. Estivemos nas principais mobilizações da entidade

6) Como funciona o trabalho de base do Sindimmar?
Temos procurado, dentro do possível, estar presente na base. Conversando com os Servidores, batendo papo, enviando mensagens através das redes sociais, temos o nosso informativo o 'Matraquinha' e outros materiais impressos. Durante a entrega dos boletins realizamos o corpo-a-corpo com os trabalhadores, quando passamos a saber de muitas informações que circulam entre os departamentos municipais.

Para este trabalho de base também contamos com o apoio até mesmo canais de televisão, como a TV TEM, afiliada da Rede Globo na região de Marília, de um canal a cabo o TV ZAN Canal 13 NET, de jornais impressos, como o Jornal da Manhã e o semanário Jornal Cidade. Conversamos muito com este pessoal, que tem entendido as nossas necessidades e nos auxiliado.

7) Quais diferenciais o Sindicato oferece aos sócios?
Dentro da nossa sede temos um departamento jurídico, que atende não só nas questões administrativas, mas também no Direito Familiar. Temos parcerias com Colônias de Férias, convênios médicos, odontológicos e farmácias, além de rede de lojas no comércio. Estamos para instalar um salão de cabeleireiro na sede do Sindicato e estamos pensando a possibilidade de adquirir um rancho de pesca para oferecer este lazer aos associados. Muitos Servidores de Marília adoram pescar e temos bons rios nas redondezas, com o próprio Tietê que está a poucos quilômetros de Marília ou o Paranapanema

"O prefeito não está sabendo administrar, os que estão auxiliando (secretários) não sabem para que vieram, creio que esta é a grande dificuldade: não entender as necessidades dos trabalhadores de Marília"

8) Como você avalia o ano de 2014?
Foi um ano complicado. Uma administração difícil, uma situação complicadíssima. Ainda temos pendências de 2013 e que não foram resolvidas em 2014. Não foi um ano fácil, pois conseguimos apenas a reposição inflacionária.

9) Quais os anseios para 2015?
Esperamos um melhor diálogo com a administração. Esperamos que nesta campanha salarial possamos contar com a participação efetiva dos Servidores para que conquistemos um ganho real. Estamos ansiosos neste sentido, já começamos as conversas com os Servidores sobre a política salarial e o que iremos reivindicar de melhorias para 2015. Esperamos que seja um ano bom, embora o quadro econômico não seja um dos melhores. Esperamos tirar leite de pedra.

10) Deixe uma mensagem para os companheiros da Federação!
Agradeço muito a atuação da nossa Federação e dos companheiros de outras cidades, que têm dado muito apoio. A troca de informações e experiência tem sido bom para todos. A entidade reúne companheiros que conhecem muito sobre a área pública. Companheiros que conhecem muito sobre a luta sindical. E eu me espelho nessas lideranças nas lutas aqui na cidade.

Espero que a Fesspmesp continue sempre sendo esta entidade combativa e representativa. Queremos ver e participar cada vez mais de seu crescimento. Em pouco mais de sete anos de vida já contamos com mais de 130 Sindicatos filiados. Espero que em 2015 este número aumente e que possamos chegar até os 200 Sindicatos, se Deus quiser!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

Continue bem informado. Saiba mais sobre a Fesspmesp por meio das redes sociais - Facebook, Instagram, Youtube, Flickr e Twitter.


Mauro Cirino em um 'acampamento' improvisado em frente à administração. Prefeito se recusa negociar!

Confira mais notícias

 
Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, concede entrevista para a TV Fesspmesp
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores