Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 10 de fevereiro de 2015
"Nunca desista de suas convicções"- Cláudio Fernandes, de Itapevi, segue esse lema

Cláudio, presidente do Sindicato dos Servidores de Itapevi, concede entrevista para a equipe da Fesspmesp

O entrevistado da semana é Cláudio Fernandes Beserra, 43 anos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapevi. Seu cargo na administração é Agente Administrativo. O companheiro completa em 2015 dez anos de militância sindical e 11 de serviço público. É pai de Bruna, Karoline e Franciele. Também já é avô de Maria Clara e Marina.

Ele conversou com nossa equipe de comunicação sobre seu trabalho, dificuldades e ainda revelou o que espera para este ano. O leitor do site terá oportunidade de conhecer melhor a vida de um combatente das más ações da administração e as atitudes de guerreiro que possui no DNA o desejo de realizar mudanças na vida do Servidor de sua cidade.

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA E DIVULGUE:

1) Conte um pouco sobre a sua trajetória no serviço público e a entrada na militância.
Prestei concurso em 2003 e comecei minhas atividades como Servidor em janeiro de 2004. São onze anos em que acompanho as dificuldades dos companheiros, seus anseios e o quanto é difícil fazer parte do serviço público. Falta valorização, respeito por parte das administrações, enfim, muito descaso para uma categoria fundamental e principal responsável pelo crescimento das cidades. A partir da minha insatisfação com a situação me associei ao Sintrasp (Sindicato dos Servidores de Osasco e Região) do qual Itapevi era base na época e sempre participei das assembleias e acompanhava todas as mobilizações em prol de melhorias. Em 2009,entrei para a diretoria da entidade e pude iniciar um processo de luta pela valorização do funcionalismo.

Companheiro tem 43 anos e 10 de militância
2) E como surgiu o Sindiservita?
Eu sempre fui o responsável pela região enquanto parte do Sintrasp. Em conversa com o presidente da entidade, Jessé Castro Moraes, acordamos que Itapevi estava em demasiado crescimento e que dentro do Sintrasp não daria para dar a atenção necessária. Isso por conta da alta demanda que Osasco, Jandira e Cotia estavam naquele momento. Era necessário a separação da base. Foi então que ele abriu mão da base, montei uma chapa com Servidores concursados e os trabalhadores nos deram seu apoio para criação do Sindicato. A partir de então nós pudemos trabalhar exclusivamente para os mais de cinco mil Servidores com o objetivo de ampliar as ações por melhores salários e benefícios. Não vou dizer que foi fácil. Foi e continua sendo muito difícil. Porém, hoje, conquistamos a confiança do funcionalismo e a administração nos reconhece como legítimos representantes da categoria, mesmo que a contragosto em algumas vezes.

3) E quais foram as primeiras ações da entidade?

De imediato denunciamos a ilegalidade de diversos processos administrativos. Conseguimos mudar muito e em pouco tempo a adoção de práticas de coação aos Servidores que vieram até nós denunciar assédio moral. Mostramos que a justiça está do lado do trabalhador e que o Sindicato estará sempre em cima.

Desde o primeiro dia reivindicamos o vale-transporte que finalmente conquistamos em 2013, além do reajuste no vale-alimentação, que em cinco anos mais do que dobrou de valor. Antes, era R$ 74,00. Atualmente, o valor é de R$ 200,00. Apesar dos avanços, queremos muito mais.

4) E como tem sido o diálogo com a administração?

Até 2013 era bom. Aliás, do último ano pra cá, é que começamos a ter problemas. A falta de diálogo e o descaso com situações urgentes dos companheiros fizeram com que fossemos pra rua protestar pelos nossos direitos. Mas posso dizer num geral que é boa.

5) Compartilhe conosco algumas mobilizações organizadas pelo Sindiservita.
Desde 2009 realizamos três mobilizações - uma exclusiva para os Professores (a Federação esteve lá, clique aqui e saiba mais) e duas gerais. Todas tiveram duração de um dia e fomos firmes no nosso propósito: combater más ações da prefeitura e mostrar que nosso trabalho é sério e que a pressão é forte quando o trabalhador tem sua dignidade ferida. Conseguimos reverter todas as situações por meio do diálogo e a prefeitura nos recebeu para conversar. Conseguimos chegar a acordos aceitos pela categoria. Como parte deste acordo, nenhum centavo foi descontado dos companheiros que cruzaram os braços nas duas primeira mobilizações. Ou seja, nossa voz foi ouvida por toda Itapevi e com a justiça do nosso lado conseguimos manter os vencimentos da categoria.

6) Como funciona o trabalho de base do Sindicato?
Infelizmente não é do jeito que gostaríamos que fosse. Meu desejo e o da nossa diretoria é percorrer quase que diariamente os postos de trabalho para ouvir o Servidor. Isso é muito complicado, pois não temos um veículo da entidade e temos de fazer as visitas com veículo particular dos diretores. Temos orientado os companheiros a entrarem em contato conosco por telefone e caso tenham alguma denúncia iremos aos postos de trabalho. Sabemos que não é o ideal, mas na medida do possível temos atendido toda demanda.




Desde que Cláudio assumiu o Sindicato dos Servidores de Itapevi muitos ganhos foram conquistados

7) Isso se deve a dificuldade financeira em Itapevi?
Com certeza. O Sindicato sobrevive exclusivamente da arrecadação mensal dos sócios. A prefeitura não repassa a contribuição sindical que todos os anos pode ser descontada dos Servidores. Isso faz com que nossa verba seja muito reduzida e muito do que almejamos fazer tornar-se algo quase impossível. Já entramos na Justiça há algum tempo para que a situação mude, mas até o momento não tivemos parecer favorável. Lutamos para fazer um funcionalismo melhor para todos.

8) Quais os benefícios que o Sindicato oferece aos seus sócios?
Temos descontos em assistência médica e odontológica. O associado também conta com uma parceria entre nós e o Sintrasp com descontos especiais em Colônia de Férias, além de diversos descontos em convênios locais.
"Muitos tentaram me derrubar. Queriam que eu fosse pelo caminho mais fácil, mas não me intimidei. Tenho certeza de que na Fesspmesp encontrei companheiros que possuem um ideal em comum: valorizar a categoria em todo o estado"
Queremos muito ampliar os benefícios, mas aí entra a questão do Jurídico da prefeitura, que impede o Sindicato de lançar desconto em folha de itens que não sejam assistência médica e odontológica. A nosso ver, a medida prejudica e muito os Servidores, que deixam de contar com outras facilidades que poderíamos oferecer. Temos ido atrás, mas até agora o departamento da administração não nos deu permissão.

9) Quais são os anseios para 2015?
Este ano temos a expectativa de aumentar os salários dos companheiros e garantir maiores ganhos nos benefícios. Faremos de tudo para ampliar as parcerias e garantir mais vantagens aos sócios. Também estamos reestruturando nosso departamento de comunicação para estarmos mais próximos do Servidor.Queremos que 2015 seja o ano do fortalecimento maciço do setor. Temos o apoio da Federação (Fesspmesp) e agora da Confederação (CSPM) e temos certeza que agregará muitos ganhos para o setor

10) Deixe uma mensagem para os leitores do site!
Aos meus parceiros de luta da Federação digo que nunca desistam de seus ideais. Suas convicções são o que norteiam sua vida. Portanto, não abram mão disso. Esse é o meu lema. Muitos tentaram me derrubar. Queriam que eu fosse pelo caminho mais fácil, mas não me intimidei. Tenho certeza de que na Fesspmesp encontrei companheiros que possuem um ideal em comum: valorizar a categoria em todo o estado. Que 2015 seja um ano de muito mais crescimento para a Federação e de muitas conquistas para todo o funcionalismo. Forte abraço, amigos! .

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

Continue bem informado. Saiba mais sobre a Fesspmesp por meio das redes sociais - Facebook, Instagram, Youtube, Flickr e Twitter.

Dirigentes da Fesspmesp e de Sindicatos filiados à Federação fortalecem mobilização dos Servidores de Itapevi

Confira mais notícias

 
Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, concede entrevista para a TV Fesspmesp
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores