Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 10 de março de 2015
Elisabete Spinelli, de Espiríto Santo do Pinhal:
"Erre por tentar, mas não por se omitir"

Elisabete é forte liderança em sua cidade. Tem o respeito, carinho e admiração dos Servidores municipais

Neste mês de março dedicamos o espaço Fesspmesp Entrevista para as mulheres da nossa Federação. Elas que são parte indispensável na luta permanente em prol do Servidor merecem ser reconhecidas. Começamos com Claudete de Oliveira, de Itirapina (leia na íntegra), e hoje, dia 10 de março, trazemos a história de luta da companheira Elisabete Spinelli, que nos contou sobre seu trabalho de mais de oito anos no meio sindical.

Elisabete Spinelli tem 53 anos e é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Espírito Santo do Pinhal e Santo Antonio do Jardim. A companheira tem três filhos, que são o orgulho e grande motivação para vencer os desafios proporcionados pela vida. Em um bate-papo com nossa equipe, ela revela suas aspirações e divide conosco um pouco de sua história.

1) O que motivou a sua entrada no meio sindical?
Sou filha de sindicalista. Meu pai Getúlio Spinelli foi o fundador do Sindicato dos Metalúrgicos de nossa cidade. Como funcionária pública municipal eu estava descontente com a política praticada pelo Sindicato, porque favorecia a administração e deixava o trabalhador à deriva, sem contar com a má administração das gestões anteriores.

Acredito que os dois fatores me motivaram a sair da zona de conforto e assumir uma entidade até então falida, tanto na área financeira como na sua política de proteção ao trabalhador.

Já são mais de oito anos como militante
sindical. A luta é árdua, mas ela não desiste

2) Nos conte sobre o trabalho de reconstrução do Sindicato dos Servidores de Espírito Santo?
Foi árduo. Eu e a diretoria não descansamos até reerguer o Sindicato. Lutamos para trazer o Servidor de volta. Conquistar a confiança daqueles que há tanto tempo estavam desamparados não foi fácil, mas mostramos que o trabalho sério pode fazer a diferença.

Hoje, temos a confiança do trabalhador e, mesmo que tenhamos alguns enfretamentos, o reconhecimento de entidade legítima do funcionalismo por parte da administração. Mostramos dia após dia que não estamos só de passagem e lutamos por um serviço público forte com bons salários e benefícios.

3) Quais experiências ficaram mais marcadas?
Primeiramente, tive que aprender muito e continuo aprendendo até hoje. Bastante coisa aconteceu durante esses anos que me ajudaram a amadurecer. Procuro participar, dentro do possivel, dos compromissos junto à Federação. Mas uma experiência que posso passar para meus colegas é saber ouvir todas as partes envolvidas, saber ponderar para depois agir.

Nestes anos vi que a voz da razão pode não estar apenas do seu lado e, por isso, é preciso reconhecer erros e, desse modo, encontrar soluções. Isso vale não só para vida pessoal, mas profissional e dentro do nosso meio. O aprendizado é contínuo e a partir disso é possível construir fortes elos.

4) O Sindicato aumentou sua base. Conte pra nós um pouco sobre o novo desafio.
Estendemos nossa base para a cidede vizinha de Santo Antonio do Jardim em 2009. Por motivos financeiros não estávamos atuando efetivamente naquela cidade. No final do ano passado, após varias negociações, ganhamos um espaço na Câmara para começar nossas atividades.

Por se tratar de uma cidade pequena, impera ali o coronelismo. Sinto que os Servidores têm medo de nos procurar. E os que nos procuram é porque não suportam mais os desmandos. Estamos fazendo um trabalho de conscientização e até aqui o resultado tem sido positivo.

5) As mulheres têm aumentado muito sua participação na política. Por quê demorou tanto?
Hoje, as mulheres representam aproximadamente 52% da população brasileira e atuam em todas as esferas da sociedade. Isso não acontecia antigamente por conta de práticas patriarcais seculares enraizadas nas relações sociais e nas diversas institucionalidades do Estado.

Hoje em dia, temos participação efetiva na sociedade e temos tido alguns avanços com movimentos feministas e sociais para reverem lógicas desiguais presentes há séculos em nossa sociedade.

6) O cenário político atual no País é de intensa desconfiança. Qual a sua avaliação?
A maioria das pessoas tem a péssima mania de generalizar: se há um político corrupto, logo acham que todos os demais são corruptos ou corruptíveis. Não devemos fazer disso uma regra geral. Do mesmo modo que existem entidades sérias existem aquelas que não são. Acredito que só o tempo e as atitudes vão atestar a idoneidade. Por isso, procuro agir de maneira clara e transparente.




Elisabete Spinelli está sempre à disposição da Fesspmesp. Participa de protestos, eleições, eventos, cursos...

7) A família lida bem com a sua agenda tumultuada?
Para mim, a família é tudo. É a base de minha estrutura. Como disse, sou filha de sindicalista, então minha família lida com isso com tranquilidade, respeitando meus compromissos e me apoiando, sempre. Apoio este que agradeço de coração. Sei que sem isso seria complicado, pois esta atividade consome uma parcela muito grande do meu tempo.

8) Já teve oportunidade de atuar pela Federação em outras cidades? Como vê o trabalho?
Sim, já atuei em algumas eleições, manifestações, entre outros. É um trabalho sério e de muita responsabilidade. No início deste ano, a pedido do presidente da Federação, Aires Ribeiro, estive em Aparecida dando apoio aos companheiros que estavam sofrendo uma tentativa de invasão de base. Gosto muito desse trabalho e quero contribuir cada vez mais com a Fesspmesp para fortalecer nosso grupo que cresce de maneira ordeira e responsável.

9) Compartilhe conosco como funciona o trabalho de base na sua entidade.
Procuro sempre ouvir o Servidor, pois gosto de estar presente sempre. Realizo reuniões periódicas com os diretores que estão diretamente na base, praticamente todos os dias, para me inteirar das reivindicações da categoria. Com isso, garanto que os temas mais urgentes sejam sanados de imediato e que possamos colocar em debate os anseios para apresentar a administração.

10) Qual a principal reivindicação do Sindicato em 2015?
Ja iniciamos nossa Campanha Salarial. Colocamos urnas em todos os setores da prefeitura para que os Servidores depositassem ali suas reivindicações. Depois, juntamente com a diretoria, montamos uma pauta de reivindicações que foi encaminhada ao prefeito. Vieram solicitações muito oportunas como: um terço da jornada do Professor para hora-atividade; prêmio de assiduídade em dinheiro; cartão alimentação para complementar a cesta básica, entre outros.

11) Deixe uma mensagem para os companheiros da Fesspmesp.
Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor errar por tentar do que errar por se omitir!

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

Continue bem informado. Saiba mais sobre a Fesspmesp por meio das redes sociais - Facebook, Instagram, Youtube, Flickr e Twitter. Sua participação é fundamental para divulgarmos nosso trabalho em todo o País. Contamos com o seu apoio!

A mulher conquista cada vez mais seu espaço na sociedade: Elisabete é uma delas há quase 10 anos

Confira mais notícias

 
Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, concede entrevista para a TV Fesspmesp
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores