Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 2 de Julho de 2015
CRUZEIRO - Presidente Gilmar "mata um
leão" por dia para manter o Sindicato de pé

Gilmar, presidente do Sindicato dos Servidores de Cruzeiro, lidera movimento por reconhecimento e valorização

O entrevistado da semana é o companheiro Gilmar de Abreu Alves. Ele tem 52 anos e é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cruzeiro. Desde que assumiu a entidade enfrenta várias dificuldades, inclusive para quitar dívidas deixadas por antigas administrações.

O grande desafio tem sido manter a entidade de pé e pagar aos poucos todos os débitos adquiridos por direções irresponsáveis que utilizavam o dinheiro do Servidor em prol de benefícios próprios. Além disso, a entrevista conta um pouco da trajetória do dirigente. Vale a pena conferir!

LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA. CURTA E COMPARTILHE!

1) Como entrou no meio Sindical?
Entrei por meio do convite de um grupo de companheiros que na época queriam melhorias para nós, Servidores públicos. Entrei em uma chapa e logo na primeira eleição sai como presidente. Fui escolhido para ocupar o cargo em razão da minha popularidade e confiança das pessoas em minha pessoa. Disputamos a eleição e vencemos com 90% dos votos válidos. Grande e inesquecível vitória.

Gilma de Abreu é presidente do Sindicato
desde 2008. Tem o desafio de manter
a entidade de pé, firme e atuante

2) Conte-nos mais sobre o processo.
Assumi o Sindicato em agosto de 2008. Logo no início do meu mandato descobrimos que a entidade era de fachada e a antiga administração deixou uma grande dívida. Porém, com muito esforço, conseguimos regularizar nossa situação e negociar a dívida. Infelizmente, devido ao pequeno número de associados que temos, nossas contas ainda não fecham.

3) A dívida deixada por antigas direções foi o maior desafio até aqui?
Sem dúvida alguma. Em razão da dívida, nosso Sindicato sofre as consequências até hoje. Quem já pegou uma entidade endividada sabe o que estou falando. Sabe muito bem dos desafios que enfrentamos para limpar o nome da entidade e conseguir crédito novamente na praça. Apesar de muitos problemas, conseguimos importantes avanços, como a aquisição de nossa Certidão Sindical. Hoje, o maior desafio é administrar uma entidade com pouco recurso.

4) Além das dívidas, qual a principal dificuldade enfrentada?
A organização dos Servidores. Infelizmente, muitos companheiros têm medo de represália. Muitos companheiros generalizam e colocam todos os dirigentes sindicais "no mesmo saco". Hoje temos o desafio de resgatar a credibilidade do Sindicato junto à categoria. Sem a presença dos Servidores, o engajamento coletivo do funcionalismo e a forte disposição de luta não avançaremos. O caminho é longo, mas acredito na vitória.

5) Qual o segredo para vencer os obstáculos?
Temos tido muito apoio. E sem dúvida alguma a sustentação de pessoas do bem tem sido fundamental para continuarmos na peleja. A Fesspmesp, por meio do Aires, além dos dirigentes da entidade e alguns Servidores são nossos fortes aliados. O desânimo faz parte de nossa vida, porém jamais podemos nos deixar vencer por ele. É nosso dever nos apegarmos em coisas boas.



Apesar das dificuldades enfrentadas, Gilmar tem caracterizado sua administração como verdadeiro combatente

6) Como é a relação do Sindicato e a atual administração?
Sabemos que negociar com a administração nunca foi fácil e jamais será. Muitas vezes, as relações ficam abaladas porque dizemos que eles podem conceder melhores vantagens e eles dizem que não. O desgaste é natural. Ao contrário de antigas direções do Sindicato não batemos na porta da prefeitura apenas em período de dissídio. Cobramos constantemente melhorias para a categoria.

Em razão disso, passamos a incomodar. O problema é o número de Servidores filiados. Tenho poucos trabalhadores que se unem ao Sindicato no momento de reivindicar que é de direito. Como disse, alguns tem medo de represália e outros não entendem o poder da participação política.

7) Quais são os planos para o futuro?
Queremos regularizar a situação financeira da entidade. Isso é urgente e precisa ser resolvido. Ninguém vive sem dinheiro e sabemos que o dinheiro além de garantir estrutura, nos dará melhores condições para ampliar o trabalho em prol da categoria. Vislumbro um prédio para a entidade com muitas vantagens e benefícios para o Servidor. Esse é o meu sonho e tenho lutado por ele.

8) E qual mensagem o senhor deixa para os Servidores?
Primeiramente gostaria de dizer a todos os Servidores, em especial os de Cruzeiro, que se associem ao Sindicato. Ainda existem pessoas do bem que trabalham seriamente em prol do fortalecimento da categoria. E quando um trabalhador fica sócio, ele dá condições para a entidade se manter e lutar por mais avanços.

Toda prefeitura, eu disse toda a prefeitura, tem medo de um Sindicato forte e atuante. E muitas vezes algumas administrações colocam pânico no trabalhador para evitar que ele participe da vida da entidade. Servidor: saiba que junto somos mais fortes. E a distância entre Sindicato e trabalhador interessa somente ao patrão. Vamos à luta, com união, participação e muita disposição.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com


Gilmar defende o diálogo e sempre se coloca à disposição da categoria para auxiliar no que for preciso

Confira mais notícias

 
Ciranda Sindical pela Educação reúne representantes de 25 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores