Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 21 de julho de 2015
ENTREVISTA - Nascimento relembra trajetória,
destaca ganhos e defende unidade do setor

Companheiro José Nascimento sempre ativo em manifestações por melhorias aos Servidores de Cosmópolis

Sabemos que o sucesso no âmbito sindical só é possível através de um árduo trabalho e de intensa dedicação dos dirigentes regionais. A Fesspmesp tem a honra de contar com membros capacitados e de notável empenho quando o assunto é melhoria e defesa dos direitos dos trabalhadores. Um dos destaques de nossos filiados, líder do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Cosmópolis, foi o escolhido para ser o entrevistado da semana.

José Nascimento dos Santos tem 53 anos e atua no setor público há mais de 23. Pai de dois filhos e avô duas vezes, Nascimento contou em entrevista que pretende realizar muitas mudanças até o término de seu mandato, que ocorrerá em 2018. O respeitado presidente reafirmou que não vai medir esforços para colocar seu planejamento em prática e para obter ganhos para a classe.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:

1) Como se tornou funcionário público?
Através de concurso público que realizei no dia 22 de novembro de 1992. Não me esqueço dessa fase e de toda a dedicação que empreguei para passar e me manter. Na época trabalhei como Motorista no setor de limpeza urbana, e, independentemente de meu cargo, desde o início me mantive engajado em conquistar melhorias para mim e minha classe. Não dava para ignorar o que acontecia ao meu redor.

Nascimento luta pelo bem dos Servidores de Cosmópolis e de todo o estado. É um homem batalhador com grandes conquistas!
2) Como entrou no meio Sindical?
Sempre participei de paralisações. Até que, em uma dessas manifestações, me apossei do microfone para animar meus companheiros - eu queria justiça e venci a timidez para lutar por algo maior. Logo após esse episódio me chamaram para participar de uma chapa em formação. Com ela, fui eleito e me tornei diretor de base. Desde então, assumi o cargo com os meus companheiros e aqui estou.

3) Em que ano assumiu um cargo no Sindicato?
Em 1993 assumi como diretor de base. Depois disso fui galgando meu espaço e mostrando meu comprometimento. Como meu perfil é de foco e de extrema dedicação, fui indicado por minha equipe para o cargo da presidência. Assumi em 2013 e permanecerei com meu mandato até 2018. Tenho muitos planos e, com organização, vou realizar o que for necessário até seu vencimento.

4) O que foi mais difícil enfrentar nestes anos?
Foi reestruturar o Sindicato que vinha de uma administração precária. A equipe antiga ficou no poder por 16 anos, e, ainda assim, não contribuiu o suficiente com o crescimento do Servidor e muito menos do Sindicato. Também nos deparamos com a complicada situação econômica do País, que tem nos deixado de cabelo em pé.

Nossa maior preocupação são os cortes de Servidores que vêm ocorrendo nas cidades vizinhas - por aqui temo que a situação chegue logo. Nosso maior desafio é crescer, apesar dos problemas econômicos que o País enfrenta.



Nascimento junto aos companheiros da Federação em momentos de lutas e grandes conquistas para o Servidor

5) Quais são as mudanças concretas adquiridas em prol do Servidor?
Conseguimos o cartão-alimentação, convênio odontológico, cesta de natal e agora estamos trabalhando em função do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Convênio e alimentação foram só o começo: vamos partir para cima do patrão para modificar tantas injustiças!

É inaceitável o Servidor seguir anos - por muitas vezes décadas - de serviço voltado ao público sem quaisquer opções de crescimento no ambiente de trabalho. Vamos melhorar as condições dos companheiros e incentivar sua valorização e capacitação.

6) Como é a relação com a prefeitura da cidade?
É razoável, mas ainda não está totalmente dentro do que esperamos e queremos. Digamos que de 100%, a prefeitura deixa a desejar 40%. Apesar disso temos abertura para dialogar e negociar melhorias para o setor, o que é extremamente importante para obter resultados em nosso trabalho. A prefeitura senta conosco, apresenta os dados e mostra o que é possível e o que não é possível ser feito para o Servidor. Também apresentamos propostas de novos projetos periodicamente e, por muitas vezes, nos entendemos de maneira produtiva.

7) O que pleiteia para o futuro do Sindicato?
Eu quero conquistar a construção da nossa sede o mais breve possível. Nós já adquirimos grande espaço e agora só nos resta conseguir verba para construir. Depois do prédio pronto, desejamos oferecer aos trabalhadores: dentistas, cabeleireiros, cursos de capacitação e diversos benefícios.

A assistência jurídica e a prestação de serviços serão facilitadas quando começarmos a atuar em um espaço razoavelmente digno. Tenho feito de tudo para viabilizar isso e não vou descansar enquanto não realizar esse sonho.



Manifestação, greves, cursos de formação e muito mais: Nascimento sempre marca presença e se destaca

8) Deixe uma mensagem para os Servidores de Cosmópolis!
Eu gostaria de agradecer aos Servidores pelo apoio e confiança em nossa gestão. Sabemos que não somos perfeitos e que ainda há muito para ser feito. Mas podem ter certeza de que lutamos incansavelmente por você, companheiro. Aproveito para deixar um convite: caso queira nos visitar, estamos de portas abertas. Se associe, e junte-se a nós! Unidos enfrentaremos as batalhas da vida com muito mais força.

9) Como avalia o trabalho da Fesspmesp?
Quero aproveitar essa pergunta para demonstrar a minha imensa gratidão por todo apoio da Fesspmesp e reafirmar que estou engajado em trabalhar por nós e também pela Confederação dos Servidores Públicos Municipais (CSPM). Quero agradecer também a equipe da Agência Grita São Paulo que tem feito um belo trabalho, com competência e seriedade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com


Nascimento participa de Curso de Capacitação sobre Seguridade com outros dirigentes da Fesspmesp

Confira mais notícias

 
Pontal - Sindicato dos Servidores tem o seu primeiro informativo com o apoio da Fesspmesp
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores