Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 4 de agosto de 2015
FESSPMESP ENTREVISTA - Nosso tesoureiro Ted relembra sua história de desafios, lutas e conquistas

Ted entrega jornal do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Suzano em evento da Fesspmesp

É de extrema importância para uma entidade sindical ter em sua gestão pessoas que se concentrem na administração financeira e na obtenção de recursos orçamentários. Para frisar esse trabalho difícil, porém satisfatório, escolhemos para entrevistado da semana o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Suzano e o tesoureiro da nossa Federação, Cláudio Aparecidos dos Santos (Ted).

Durante a entrevista, Ted nos contou sobre as dificuldades para obtenção de recursos em toda sua carreira e relembrou vitórias importantes adquiridas durante sua vida sindical. Pai de três filhos, e avô dedicado, Ted se desdobra e soma importantes funções em benefício do serviço público.

Conheça mais sobre sua trajetória, na entrevista abaixo!

Ted é uma liderança muito querida e respeitada pela família Fesspmesp. Desempenha um papel fundamental na diretoria da entidade
1)Como se tornou funcionário público?
Iniciei meus trabalhos na área pública em 1983. A fase era dura e eles sequer obrigavam a realização de concursos. Havia me desligado de um serviço de motorista e um amigo me disse para me cadastrar na prefeitura. Fui chamado para trabalhar logo em seguida. Aos poucos me aprofundei mais no funcionamento da administração pública e comecei a atuar em prol dos Servidores.

2) Como entrou no meio Sindical?
Desde quando entrei na área pública me envolvi com os movimentos trabalhistas que estavam em desdobramento inicial. Nos unimos para criar uma associação, o que na época parecia impossível, e aos poucos conseguimos nos consolidar como entidade e lutar com maior precisão pela classe.

3) Quando assumiu um cargo no Sindicato?

Assim que começamos a nos mobilizar para conquistar benefícios trabalhistas, em 1983, já assumi a área da tesouraria. A Constituição Federal de 1988 nos garantiu não só a estabilidade, mas também o direito de organização por meio da criação de Sindicatos. Pedimos autorização junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), criamos o Sindicato dos Servidores e assim demos início ao árduo trabalho. Batalhamos muito para sermos reconhecidos e também para conquistar o apoio dos trabalhadores.

4) O que foi mais difícil enfrentar nestes anos como sindicalista?
O começo foi terrível. Para você ter ideia, começamos a trabalhar com um orçamento zero. Tivemos que elaborar inúmeras estratégias para obter recursos, montar uma associação e então começar a prestar serviços aos companheiros da classe. Os administradores nos perseguiram e vários trabalhadores foram demitidos até que a lei fosse modificada em 1988. O medo pairava no ar e nos reuníamos escondidos, além de colocarmos dinheiro do bolso, fazendo "vaquinhas".


Sempre presente em eleições, assembleias, manifestações, entre outros, Ted se destaca pela dedicação

5) Quais são as mudanças concretas adquiridas em prol do Servidor?
Tivemos que lutar muito para conquistar reais mudanças. Foram necessárias diversas paralisações para que nossas reivindicações fossem ouvidas. Hoje destaco como principais vitórias o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a mudança de celetistas para estatutários, criamos o Estatuto do Servidor, o regime jurídico único e o próprio direito de mobilização, que só quem acompanhou o início da criação dos Sindicatos, entende o quão difícil foi cada conquista.

6) Como é a relação com a prefeitura da cidade?
Nossa relação não é a melhor do mundo, mas não posso dizer que seja tumultuada ou desrespeitosa. Atualmente conseguimos dialogar com a administração e aos poucos acordar inúmeras melhorias para o Servidor público. Eles nos recebem gentilmente e por meio de reuniões estamos conseguindo chegar a um entendimento satisfatório.

7) Quais benefícios são oferecidos aos sócios?

Temos plano de saúde e odontológico para nossos filiados. Também oferecemos descontos em farmácias e em comércio regional. Em nossa sede, os filiados podem encontrar auxílio jurídico para casos trabalhistas e todas as denúncias são analisadas por nossa equipe. Para o lazer, dispomos de convênio com clubes, colônias e com academias, para que todos tenham melhor qualidade de vida.


Ted em vários momentos: em Brasília, em Praia Grande, em Caraguatatuba. E tudo em prol do setor público

8) O que pleiteia para o futuro do Sindicato?
Eu já encarei um Sindicato com um orçamento totalmente desfalcado, por outra administração. Tínhamos dívidas exorbitantes e com muito trabalho, consegui reestabelecer nossas finanças e recuperar nossos filiados. Nós não paramos por aí e, por termos uma visão mais ampla, passamos a nos organizar junto às outras entidades, criando assim a Fesspmesp (Federação dos Servidores) e a CSPM (Confederação dos Servidores).

Tenho orgulho de cada passo dado rumo à vitória e certamente não vou parar por aqui. Eu já atuo pensando em um trabalho que refletirá em um futuro bem melhor para a classe. Mantenho o foco na evolução e ultrapasso qualquer barreira que surge. Vou continuar assim enquanto estiver aqui.

9) Deixe uma mensagem para os Servidores de Suzano e para a família Fesspmesp.

Para os Servidores de Suzano, reforço que o Ted estará sempre à disposição para atendê-los. Nunca medi esforços para defender a categoria e vou permanecer atuante em prol de cada trabalhador, que confiou em meu trabalho junto à minha equipe. Por mais que a situação do país esteja problemática, não vou descansar enquanto as injustiças estiverem ocorrendo com nossos trabalhadores. Aos colegas da Fesspmesp ressalto a gratidão pelo apoio encontrado em todas as ações. Vejo todos como minha família e assim como já venho fazendo, estou inteiramente disponível para auxiliá-los, seja em eleições ou em situações caóticas. Acredito em nossa união e sei que o trabalho alinhado de nossas entidades vai continuar rendendo bons frutos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Nosso tesoureiro com outras lideranças da Federação. Ted sempre defende a unidade da família Fesspmesp

Confira mais notícias

 
Tadeu Cohen comenta sobre os ganhos conquistados na greve dos Servidores de Campinas
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores