Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 12 de agosto de 2015
FESSPMESP ENTREVISTA - Presidente luta para
reduzir diferenças entre Servidor e trabalhador privado

Leonardo do Espírito Santo participa ativamente de manifestações e soma experiências há mais de vinte anos

Nós da Federação costumamos incentivar nossos filiados a se aprimorarem cada vez mais na prestação de serviços ao funcionalismo público e entendemos que quanto mais nossos dirigentes vivenciarem as ações Sindicalistas, mais preparados estarão para atender às necessidades da categoria como um todo.

Como exemplo de vivência e aprimoramento no âmbito Sindical, nosso entrevistado da semana é o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Avaré e Região, Leonardo do Espírito Santo. Um pai de família, respeitado não só pela esposa e por seus quatro filhos, mas também pelos servidores da região.

Durante a conversa com nossa equipe o dirigente contou sobre sua longa jornada frente aos movimentos trabalhistas, tanto no setor público quanto no privado.

Acompanhe a entrevista na íntegra!

Presidente do Sindicato de Avaré utiliza toda sua vivência no setor jurídico para aprimorar as estratégias de negociações com a prefeitura
1)Como se tornou funcionário público?
Eu trabalhava como motorista. Prestei concurso por volta de 2007 e dei início ao primeiro contrato na cidade de Avaré.

2) Como entrou no meio Sindical?
Eu comecei a atuar no meio Sindical desde a década de 80. Era funcionário de uma empresa privada e, como militante que sou, sempre me mantive informado e atuante nas decisões da entidade. Me tornei empresário e, devido a crise da época, tive que abandonar tudo e voltar a trabalhar no setor privado, porém sempre participei das ações dos companheiros sindicalistas. Por estar sempre presente, fui convidado para ser assessor jurídico do Sindicato dos Motoristas de Coleta de Lixo Industrial da cidade de São Paulo. Posteriormente fundamos o Sindicato para os mesmo servidores, abrangendo todas as cidades da Grande São Paulo.

3) Quando assumiu um cargo no Sindicato?
Quando trabalhava na diretoria do Sindicato dos Administradores de Sorocaba, fui convidado para a formação de mais uma equipe sindical. Após uma eleição onde concorriam duas chapas, fui eleito com a chapa 2 com a diferença de 28 votos. Assumi então no início de 2014 a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Avaré e Região e sigo com meu mandato em prol do funcionalismo.

4) O que foi mais difícil enfrentar nestes anos como sindicalista?
Na esfera privada você tem o patrão e lida com ele tendo o respaldo da vara trabalhista que atua utilizando leis mais precisas e fundamentadas. Nossas reivindicações eram aceitas com mais agilidade. Já no setor público há uma série de procedimentos que engessam nossas ações, pois, dependemos da justiça comum para obter êxito. Temos conhecimento profundo do que queremos e do que merecemos para a categoria, mas em nossa luta esbarramos diretamente com a própria legislação, que ainda é muito precária quando se trata do trabalhador público. Seguimos batendo de frente com um regime onde o poder público é defendido e não o servidor.

5) Quais são as mudanças concretas adquiridas em prol do Servidor?
Conseguimos criar uma Comissão de Negociações Permanentes para atuar diretamente na prefeitura e por meio dessas negociações conseguimos reparar inúmeros danos aos servidores. Eles são assistidos para que se resolvam mínimos detalhes referentes a custos e benefícios e com o tempo, percebemos o quão importantes essas pequenas ações se tornam. Reparamos, por exemplo, a diferenciação que era dada aos Servidores da Saúde. Era injusto somente uma parte destes trabalhadores receberem gratificações. Conseguimos ampliar esta gratificação para todos do setor e já estamos buscando abonos semelhantes para outras categorias.


Dirigente não mede esforços para fortalecer a classe, atuando em paralisações e auxiliando em negociações

6) Quais benefícios oferecidos aos sócios?
Oferecemos desconto com oftalmologista e odontologista, onde o trabalhador paga somente 50% dos tratamentos. Dispomos também de um cartão de crédito, que os servidores podem utilizar para fazer compras no comércio e parcelar o pagamento, com desconto mensal no salário, sem maiores descontos, indiferentemente se ele tiver restrições em seu nome.

7) Como é a relação com a prefeitura da cidade?

Posso dizer que nossa relação é equilibrada e que raramente entramos em atrito. Como Sindicalistas em defesa dos trabalhadores, nos mantemos informados de todas as finanças dos administradores e diante disso planejamos nossas reivindicações por melhorias para o Servidor. É óbvio que cobranças são desagradáveis, mas dentro do profissionalismo, a atual gestão nos recebe muito bem e permite a ocorrência de diversas negociações e parcerias. Mantemos a cordialidade, mas nos mantemos firmes para que seja feito o melhor ao Servidor. Cobramos os diretos que sabemos que temos, assim vamos conquistando tudo que o trabalhador merece.

8) O que pleiteia para o futuro do Sindicato?
A princípio estamos buscando a regularização de nossa Carta Sindical que foi perdida pela antiga administração da entidade. Porém, em longo prazo, meu verdadeiro objetivo é viabilizar a conquista de uma sede própria, que facilite nossa prestação de serviços. Queremos anexar a esta sede uma área de lazer que proporcione mais alegria aos nossos filiados e seus familiares. Por enquanto, nossas condições financeiras não permitem essa conquista, mas com o tempo, demonstramos cada vez mais nossa seriedade e estamos conseguindo ampliar nossa lista de associados. Tenho certeza que vamos conseguir.

Depoimento

Estou muito feliz com o apoio dos Servidores. Nossa equipe trabalha para melhorar a vida desses companheiros e ficamos lisonjeados com a confiança em nós depositada, por meio de cada nova filiação ao Sindicato. Quero dizer aos servidores que continuem nos procurando para esclarecimento de dúvidas e para sugestões de melhorias. Não vamos descansar enquanto as injustiças permanecerem no funcionalismo. Agradeço também aos parceiros da Federação que estão sempre à nossa disposição, seja para esclarecimento de dúvidas ou para os momentos de luta. A ajuda de vocês tem sido fundamental.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS


CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Fesspmesp pode contar com dedicação e presença do Presidente Leonardo em ações variadas

Confira mais notícias

 
Tadeu Cohen comenta sobre os ganhos conquistados na greve dos Servidores de Campinas
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores