Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 18 de agosto de 2015
ENTREVISTA - Desde 1977 no serviço público, Leme conta sua experiência como Servidor e dirigente

José Flamínio Leme é presidente do Sindicato dos Servidores de Itu e atua também como dirigente da Federação

O quadro da nossa Federação - Fesspmesp Entrevista - tem sido muito bem aceito e comentado entre os companheiros. Criado recentemente, tem por objetivo destacar AS COLUNAS INVISÍVEIS existentes dentro da nossa Federação. Todos os dirigentes apresentados até aqui vem tendo um papel importante na construção de um funcionalismo cada vez mais forte.

Para dar continuidade ao trabalho de apresentação e valorização do trabalho do dirigente da Fesspmesp, o entrevistado da semana é o nosso vice-presidente, José Flamínio Leme, que relembra os momentos tenebrosos enfrentados pelos Servidores de Itu. Leme, além de defender os interesses dos Servidores de todo o estado, é presidente do SISMI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itu).

A ENTREVISTA ESTÁ IMPERDÍVEL. VALE A PENA CONFERIR!!

Representante do funcionalismo há quase quarenta anos, Leme não poupa esforços para beneficiar a classe. Para ele, a luta está longe do fim
1) Como se tornou funcionário público?
Ingressei no serviço público em 1977, na área de recursos humanos, na cidade de Itu. Buscando estabilidade, prestei concurso em 1991 e passei. Apesar de concursado, tivemos leis que bloquearam nosso trabalho. Em 1993, por exemplo, fizemos uma greve que resultou em 40 meses de suspensão do serviço público. Passei então a lecionar Artes no estado, que era minha formação inicial, durante o afastamento. Até que uma lei aprovada na Câmara permitiu meu retorno em 1997. Estou em atividade até então, agora com minhas funções no Sindicato.

2) Como entrou no meio sindical?

Até 1991 nós funcionávamos somente como uma Associação de Servidores. A partir de dezembro 1992, com importantes mudanças na legislação nos transformamos em Sindicato. Eu já atuava como diretor-financeiro na associação e no Sindicato passei a atuar e como vice-presidente em 1997. Com o afastamento do nosso presidente na época virei presidente - onde só tenho agregado conhecimentos e satisfatórias experiências.

3) O que foi mais difícil enfrentar nestes anos como sindicalista?
Eu acredito que a pior fase foi a da suspensão que citei. Achei uma grande injustiça e foi uma fase de verdadeira precariedade no setor público, que revertemos com muita dificuldade. Tive que me manter com o trabalho no ensino e até trabalhando com publicidade, mas muitos companheiros enfrentaram desafios ainda maiores para se manterem. Claro que neste período nos movimentamos de certo modo para buscar recursos e respaldo jurídico - acredito que isso nos proporcionou aprimoramento e nos fez ainda mais fortes e preparados.

4) Comente sobre a obtenção de recursos. Como se mantiveram?
Nosso imposto sindical estava sendo desviado para Brasília e a prefeitura não reconhecia a entidade. Como nossa parte administrativa estava suspensa, eles fizeram de tudo para banir o Sindicato e tivemos que traçar inúmeras estratégias para nos reintegrarmos. Apesar destes desafios, fomos nos reestruturando e a categoria foi reconhecendo a necessidade de manter um Sindicato à frente das negociações.Aos poucos negociamos benfeitorias para a classe, adquirimos convênios e variados recursos, o que só aumentou a confiança dos Servidores e, por consequência, nossa lista de filiados.


O presidente está presente em ações de diversas entidades e acredita que a união da classe seja fundamental

5) Quais são as mudanças concretas adquiridas em prol do Servidor?
Além da nossa reintegração, diante da perseguição política, também destaco a obtenção do FGTS para mais de quatro mil Servidores, em 2010. Vejo como exemplo de vitória a construção da nossa sede administrativa, com área de lazer, e nosso setor voltado para serviço social. Também conseguimos a reintegração de aposentados que foram desligados arbitrariamente e tivemos ainda diversas vitórias judiciais, conquistadas individualmente.

6) Como é a relação com a prefeitura da cidade?
Hoje posso garantir que nossa relação é de respeito e de cordialidade. Temos participação ativa nos conselhos municipais. Conseguimos agendar reuniões, quando necessário, e eles são bem solícitos e atentos às nossas reivindicações e aos pedidos da categoria. Negociamos com muito profissionalismo e precisão e, eles nos respeitam por isso. Claro que o começo foi turbulento e só conseguíamos conquistas por meio judicial, mas os anos mudaram os processos de trabalho, tanto de nossa administração quanto da administração da prefeitura.

7) Como é contato do Sindicato com a base?
Considero bom, porque além de visitarmos os locais de trabalho, investimos recentemente no setor de comunicação do Sindicato. Criamos um novo site e incluímos a entidade nas principais redes sociais (flickr, youtube, facebook e twitter). Além disso, temos uma revista bimestral, que, aliás, é muito bem aceita pela categoria. A meta da atual diretoria é ampliar o trabalho de base e melhorar cada vez mais nosso setor de comunicação.


A Federação conta com o trabalho pontual de Leme, fortalecendo ações e parcerias entre companheiros filiados

8) O que pleiteia para o futuro do Sindicato?
De imediato quero viabilizar nosso projeto de moradia que vai beneficiar os Servidores, por meio da Caixa Econômica Federal. Também queremos fazer um clube social para os Servidores com recreação além do já oferecido por nossa área de lazer - queremos oferecer recursos de qualidade para os momentos de descanso dos nossos colaboradores. Também pretendemos garantir atendimento psicológico e dispor de mais ações de assistência social que beneficiem o funcionalismo. Nossas reuniões de diretoria já estão resultando em vários projetos que em breve vamos executar.

9) Deixe uma mensagem para os companheiros da Fesspmesp.
Quero dizer aos companheiros da Federação que nosso trabalho só tem progredido desde que começamos a trabalhar unidos. Os Servidores do estado de São Paulo têm se beneficiado muito com essa parceria e cada conquista fortalece ainda mais nossas entidades. Todos estão de parabéns pelo empenho e tenho a convicção de que estamos no caminho certo.

10) Quais benefícios oferecidos aos sócios?

Oferecemos corte de cabelo gratuito mensal aos associados e dependentes até 14 anos, assessoria jurídica sem custo, área de lazer com quiosques, churrasqueiras, freezer, mesas e cadeiras, estacionamento, campo futebol, playground, quadra de areia, área verde e amplo estacionamento. Possuímos sistema próprio de gestão de convênios de produtos e serviços com aproximadamente 200 lojistas de diversos segmentos (combustível, medicamentos, lazer e vestuário). Também dispomos de convênio com colônias de férias em todo Brasil, além de convênios médicos e odontológicos e planos com escolas e faculdades com preços diferenciados para associados.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com

Leme participa de projetos de aprimoramento e capacitação de dirigentes Sindicais e auxilia as Macrorregiões

Confira mais notícias

 
Toninho do Diap palestra para representantes de mais de 70 Sindicatos do setor público
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores