Home Home Home Home Home Home Home

Notícias São Paulo, 8 de março de 2013
Marcha a Brasília reúne 50 mil pessoas para
reafirmar reivindicações trabalhistas e sociais

Movimento vibrante e hitórico mostra que o movimento sindical está unido e no caminho certo

Uma comitiva com mais de 100 Servidores marcou presença na 7ª Marcha da Classe Trabalhadora, que ocorreu dia 6 de março, em Brasília. O ato, definido como um movimento histórico e vibrante, reuniu mais de 50 mil manifestantes de todo o País ligado às Centrais Sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CGTB e Nova Central) e os movimentos sociais e estudantil.

Com o objetivo de reafirmar as reivindicações trabalhistas e sociais, a marcha apresentou uma pauta unitária com 12 reivindicações para o governo, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF). Todas as reivindicações são de interesse coletivo, pois defendem a ampliação de investimentos públicos (nos setores da educação, infraestrutura e social), contribuem no fortalecimento do mercado interno, impulsionam a distribuição de renda e contemplam Servidores públicos de todo o País.

Por volta das 10 horas, os manifestantes se concentraram em frente ao Estádio Mané Garrincha. Depois seguiram para a Esplanada dos Ministérios e ao Congresso Federal. Lideranças sindicais estiveram com o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente do STF, Joaquim Barbosa; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves; e a presidenta da República, Dilma Rousseff para entregar o documento com as reivindicações.

Durante a marcha, os manifestantes fizeram duas homenagens. A primeira foi para o presidente venezuelano Hugo Chávez, que faleceu dia 5 de março. E a outra foi para as centenas de mulheres presentes no ato. Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

 
Nosso presidente Aires hasteia a bandeira da Fesspmesp na luta permanente por melhorias para o funcionalismo
 
Aires - Nosso presidente Aires Ribeiro, presente na marcha, afirma: "O movimento sindical brasileiro está no caminho certo. Está na luta por direitos justos e coletivos. A 7ª Marcha foi bem organizada e mostrou a unidade dos trabalhadores por um Brasil mais desenvolvimento".

Confira o que cada presidente das Centrais falou sobre a marcha:

Vagner Freitas (CUT) - "A CUT afirma em alto e bom tom: a ação conjunta fortalece o nosso protagonismo. Hoje não vamos apenas entregar nossa pauta à presidenta Dilma, mas defender que se consolide um processo de negociação perene com o governo, como se fosse uma grande Campanha Nacional Unificada das Centrais."

Paulinho (Força Sindical) - "Muitas reivindicações da pauta trabalhista já estão em debate no Congresso como, por exemplo, a questão do fim das demissões imotivadas (convenção 158 da OIT), o fim do Fator Previdenciário e a redução da jornada."

Ricardo Patah (UGT) - "Este é um ato que mostra a energia e o comprometimento das Centrais e dos movimentos sociais para com a classe trabalhadora brasileira. 2013 será um ano que vamos conquistar os avanços esperados para que o Brasil continue no caminho do crescimento."

Wagner Gomes (CTB) - "A pauta da classe trabalhadora continua parada no Congresso. Esta marcha mostra que os trabalhadores do Brasil querem discutir e têm proposta para o desenvolvimento do País. Mais de 50 mil pessoas estão mostrando para o governo federal qual o rumo que a classe trabalhadora quer."

José Calixto Ramos (NCST) - "A marcha unificada das Centrais marca a unidade dos movimentos sociais em defesa da soberania nacional e do Brasil. Queremos que a presidenta Dilma receba nossa pauta de reivindicações diante deste colorido que desfila em Brasília e que mostra essa integração nacional da classe trabalhadora."

Ubiraci Dantas de Oliveira (CGTB) - "Defender o desenvolvimento é essencial agora. Vamos à presidenta Dilma reivindicar que o salário dos trabalhadores aumente, que o investimento público aumente, pra que o País volte a crescer. Só com essas medidas será possível melhorar a vida do povo. Arrochar o trabalhador só derruba o nosso crescimento".

Aires Ribeiro com o presidente da Força Sindical, Paulinho, na 7ª Marcha da Classe Trabalhadora

Confira mais notícias

 
Leia editorial do presidente Aires sobre a greve em Carapicuíba
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações

Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores