Fórum das Centrais no Dieese | Federação articula defesa da carreira dos Servidores com sindicalistas de todo o País
Ouça a matéria!
Em um cenário de crescente precarização do serviço público, a Fesspmesp participou ativamente do Fórum das Centrais Sindicais organizado pelo Dieese, realizado na última terça, 21 de janeiro. Fomos representados por José Eduardo Ayres (secretário de imprensa, comunicação e divulgação) e Daniel Lucas Oliveira (assessor de imprensa da Federação). O evento debateu estratégias de defesa da carreira pública e a implantação de ações para combater notícias falsas.
Com a coordenação de Adriana Marcolino, diretora-técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a reunião contou com a participação híbrida de mais de 90 pessoas. Tivemos representantes das Centrais sindicais: CSB; CUT; Força; UGT; Conlutas; Pública; Intersindical da Central da Classe Trabalhadora; CTB; NCST; Intersindical; e CESP.
📊 PANORAMA DO SERVIÇO PÚBLICO
Os especialistas do Dieese apresentaram dados preocupantes sobre a redução no número de profissionais concursados nos setores de Saúde e Educação. No estado de São Paulo, por exemplo, o número de Servidores na Saúde caiu de mais de 56 mil em 2013 para menos de 33 mil em 2023.
PARTICIPAÇÃO DA FESSPMESP
Certamente, a Fesspmesp destaca a necessidade de união e mobilização dos Servidores para enfrentar os desafios impostos pela tentativa de privatização do serviço público. A Federação reforça a importância de proteger o papel do Estado em garantir serviços de qualidade à população. Ficou aprovada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de comunicação com representação de dirigentes das entidades sindicais para o próximo dia 28, com foco neste eixo exclusivamente. Teremos representação através da CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais).
O próximo encontro está agendado para o dia 28 de janeiro e irão participar apenas os representantes indicados pelas entidades. Nosso diretor de comunicação Eduardo Aires irá representar a CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais), e o jornalista da Federação, Daniel, também estará presente como interlocutor da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).
📝REGULAMENTAÇÃO DA NORMA 151 DA OIT
Outro ponto crucial debatido foi a necessidade de regulamentação da norma 151 da OIT, que assegura a liberdade sindical aos Servidores públicos. Afinal, a falta de implementação desta norma permite que prefeitos e governadores adotem práticas antissindicais, dificultando a atuação dos servidores em seus Sindicatos.
AÇÃO E MOBILIZAÇÃO
“Estamos em um momento crítico para o serviço público brasileiro. As recentes decisões judiciais colocam em risco não apenas a carreira dos Servidores, mas também a qualidade dos serviços prestados à população. É fundamental estarmos unidos e mobilizados para resistir a esses ataques. Nossa participação no Fórum das Centrais Sindicais reforça a determinação em lutar contra a privatização e em proteger a função pública”, comenta José Eduardo Ayres.