|
Entrevista |
São Paulo,1º de março de 2016 |
ENTREVISTA - Ana Lúcia Arcanjo, de Itaquá
"Estar próxima da categoria é minha alegria" |
Durante visitas na base para colher os anseios e levar informações, a dirigente é bem recebida por todos |
Neste mês de março, o quadro de entrevistas da Federação está com a proposta de conhecer melhor os vice-presidentes das entidades filiadas. Eles são o braço direito das lideranças máximas dos Sindicatos e estão sempre ao lado dos Servidores na base, nas manifestações e cuidando de processos administrativos. Com esta ação, nós queremos mostrar quais são os desafios enfrentados e qual o trabalho desempenhado por estes companheiros.
Começamos pela cidade de Itaquaquecetuba, onde o Sinseri (Sindicato da categoria) tem como vice-presidente Ana Lúcia Brunaikovcs Arcanjo. Professora de Educação Infantil há 24 anos, é apaixonada pelo seu trabalho. Comunicativa e carismática, ela conversou com nossa equipe, onde falou sobre os desafios como sindicalista, mulher e trabalhadora.
Vale a pena conferir a entrevista na íntegra!
|
Ana Lúcia Brunaikovcs é Servidora há
mais de 20 anos e está sempre na luta pela
valorização do funcionalismo público de Itaquá |
1) Ana conte-nos sobre você. Como se define?
Bom, auto definições são difíceis, mas posso afirmar que sou uma pessoa de bem com a vida. Gosto do que faço e tenho satisfação em trabalhar. Antes de ser Servidora eu atuava na área de vendas, por conta da facilidade que tinha em me relacionar com as pessoas. Isso garantiu que o trabalho de visitas à base se tornasse o que eu mais gosto de fazer como sindicalista. Em resumo, me defino uma mulher que busca sempre fazer o melhor por todos.
2) Como se tornou sindicalista?
Tive o convite da presidente Clícia Mara Silva Damaceno para fazer parte da diretoria do Sinseri no início de 2013, ano em que completei 20 anos de funcionalismo. Já há muito tempo queria poder lutar mais pelos meus companheiros de setor. Não só das unidades de ensino onde trabalhei, mas também para aqueles que assim como nós do Magistério éramos injustiçados por uma Administração que não nos valorizava. Poder lutar com representatividade e negociar ganhos concretos diretamente com o prefeito foi a minha maior motivação para iniciar este trabalho.
3) O que motivou essa aproximação com a base?
Como falei eu gosto de conversar e conhecer melhor as pessoas. Ao me relacionar com os Servidores dos mais diferentes setores, identifiquei que a reclamação de todos era um tema em comum: salários e benefícios. Tinha que me mexer. Ficar parada não iria resolver nada. A confiança que meus colegas depositam em mim desde que comecei a atuar como funcionária pública é algo que valorizo muito.
4) Hoje, como vice-presidente do Sindicato, isso mudou?
Pelo contrário. Só fortaleceu. Não deixei de visitar os setores quando pude um dia sequer. Claro que como sindicalista existem questões administrativas internas e de negociação com as pastas que exigem minha participação constante, mas faço questão de visitar toda semana os locais de trabalho. Sou muito bem recebida, assim como era antes de ser diretora do Sinseri. Falo de igual para igual, pois entendo que o Sindicato nada mais é que uma extensão do funcionalismo. Temos responsabilidades diferentes, mas um mesmo anseio: melhoras concretas para todo setor. |
|
|
Atuante e engajada em prol da categoria, Ana divide seu tempo entre ser chefe de família, Servidora e dirigente |
5) Qual conquista desde o início de suas atividades no Sinseri você destaca?
Cada conquista precisa muito ser comemorada, pois foi obtida através de muito suor. Fico feliz a cada nova vitória e motivada a buscar ainda mais ganhos a cada dificuldade enfrentada. Destaco o Plano de Carreira do Magistério que lutávamos desde o início da nossa gestão. Em dezembro de 2014, finalmente, alcançamos a aprovação por unanimidade na Câmara, e isso mudou a vida de centenas de Servidores.
6) O que um vice-presidente faz?
A princípio, como já é sabido por todos, tenho de estar sempre pronta para substituir a presidente Clícia Damaceno quando necessário, seja por qual motivo for: viagens, negociação ou férias. Fora isso, também preciso, junto com toda diretoria, apurar denúncias, levantar os anseios da categoria, preparar relatórios para debate com a Prefeitura e em suma, tenho de "fazer de tudo um muito".
7) O que você acredita que mais mudou no Sindicato?
Posso parecer repetitiva, mas vou insistir: aproximação com a base. Investimos em uma comunicação eficiente através de informativos, site dinâmico e redes sociais. O Sindicato sozinho não é nada, apenas uma construção. Com os Servidores ao nosso lado passamos a ser fortes e representativos. Estamos sempre de portas abertas para denúncias, críticas e para bater um papo sobre qualquer tema. Em 25 anos de Sinseri nunca fomos uma entidade tão aberta a participação dos companheiros como agora, o que pra mim é motivo de muito orgulho.
8) Qual a atual luta do Sindicato?
Estamos em plena Campanha Salarial. Lutamos por um reajuste satisfatório e outros importantes, como PCCS para todo o funcionalismo; Plano de Carreira dos Guardas (GCMs); aumento de 50% no vale alimentação; vales refeição e alimentação escalonado (ano a ano); seguro de vida para os GCMs; adicional de periculosidade para os Vigias, entre outras questões. |
|
|
Todos os dias, a dirigente enfrenta novos desafios em busca de conhecimento e conquistas para o funcionalismo |
9) Como concilia vida profissional e pessoal?
Separo bem o tempo para minha família. Apesar de grande parte da minha vida estar concentrada no Sindicato, os momentos com as pessoas queridas do nosso convívio precisam ser preservados. Concilio da melhor forma para um nunca superar o outro. Aqueles que estão ao meu lado sabem o quanto me esforço para ser mil e uma utilidades (risos).
10) Deixe uma mensagem para os Servidores de Itaquá.
Amigos, saibam que mexer com vocês é mexer comigo. A alegria da categoria é a minha alegria. Não há nada melhor do que estar próxima da categoria e ver o fortalecimento da nossa luta por valorização. Contem comigo sempre que precisarem e venham até o Sinseri bater um papo. Venha tomar um café e apresentar suas ideias para melhorar nosso trabalho. Conto com este apoio.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com |
|
União da diretoria do Sinseri representa o fortalecimento e superação de todos desafios na luta diária |
|
|