|
Entrevista |
São Paulo, 7 de junho de 2016 |
ENTREVISTA - Antonio Florêncio Neto, de Santana: "Iremos fortalecer a nossa base acima de tudo" |
Presidente Aires Ribeiro esteve visitando o companheiro há poucos meses para conhecer melhor sua atuação |
Iniciamos as entrevistas do mês de junho com um diretor extremamente simpático e combativo. Sempre de bom humor, está há muito tempo na vida sindical e luta permanentemente por avanços para o funcionalismo. Estamos falando de Antonio Florêncio Neto, mais conhecido como "Toninho da Água", presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santana de Parnaíba (Parnasind).
Toninho tem vasta experiência no funcionalismo e, desde o início de sua carreira como Servidor, se mostra disposto a fazer o melhor para sua categoria. Além disso, a simplicidade alinhada ao forte empenho, garante um título de grande liderança à frente da entidade que comanda. Um pouco da trajetória, conquistas e diversas lutas do companheiro você confere na entrevista a seguir.
|
Antonio Florêncio Neto é um Servidor com
experiência e um dirigente sindical altamente
preparado. Seu anseio é lutar cada vez mais! |
1) O que fazia antes do funcionalismo?
Minha base de estudo foi até o 2º grau completo. Mesmo sem me especializar em nenhuma profissão tinha sempre força de vontade e facilidade em aprender de tudo um pouco. Com isso, adquiri conhecimento e comecei a trabalhar como Encanador e, tempos depois, como Balconista em uma loja de refrigeração.
2) Como cogitou virar funcionário público?
No ano de 1997 me mudei para a o município de Santana de Parnaíba, onde comecei a trabalhar na barragem Edgar de Souza. Neste trabalho passei a cogitar a possibilidade de me tornar Servidor e, em 2002, decidi concretizar esse pensamento. No ano seguinte, fui chamado e continuo neste caminho.
3) Qual sua perspectiva sobre o funcionalismo?
Inicialmente iniciei com Auxiliar de Serviços Gerais e juntamente com meus companheiros frequentávamos diversas praças e ruas realizando nosso serviço e desde o começo as necessidades eram muitas, desde as mais pequenas, como ter um local para almoçar, até o reajuste salarial e as condições de trabalho.
4) Quais suas atribuições iniciais neste cargo?
Eu trabalhava nas primeiras praças da cidade, sempre junto com alguns companheiros. Fazíamos nosso melhor, mesmo com tempos ruins e sem um local fixo para comer, pois o Sindicato não possuía um refeitório.
Contudo, sempre com esforço e muito suor, procurava desempenhar o melhor serviço, mesmo com condições desfavoráveis. Valeu a pena, pois sem isso não teria como chegar aonde cheguei.
|
|
|
"A parceria da Federação é nítida. Nós do Sindicato estamos altamente satisfeitos com tudo", afirma Antonio |
5) Como iniciou o processo de sua participação na vida do Sindicato?
Após três meses de trabalho como Servidor, uma amiga me fez o convite para conhecer e me filiar ao Sindicato. Primeiramente analisei as condições e me filiei pensando sempre em contribuir da melhor forma para meus companheiros e mostrar meu serviço.
6) Como era o Sindicato antes de sua participação? Era bom, ruim, o que faziam?
Não era dos piores, mas necessitava de reformas na gestão para ganhar força nas ações em prol dos trabalhadores, além de maior intensidade nas negociações salariais que não agradavam grande parte da categoria. Faltava determinação e acredito estar superando isso no meu mandato, mas claro que sempre temos algo a melhorar e é isso que buscamos pelos nossos sete mil Servidores.
7) E como chegou à diretoria do Sindicato?
Sempre via as necessidades da categoria e queria estar ajudar desde o começo. Tempos depois de estar como Auxiliar fui transferido para o setor de água, onde tive voz ativa para contribuir. Assim tornei-me Encarregado do setor e ajudei meus companheiros, onde passei a atuar na diretoria e posteriormente me tornei presidente, cargo que exerço com total afinco pelo trabalhador.
8) Encontrou alguma dificuldade no trajeto? Se sim, quais?
Para mim a maior dificuldade foi quando algumas pessoas queriam impedir minha filiação ao Sindicato. Foi um período difícil porque eram pessoas próximas, no entanto não voltei atrás na minha decisão de estar em uma entidade e poder ajudar a categoria da qual faço parte com maior orgulho.
9) Qual era a situação da entidade quando assumiu?
Exigia mudanças em todos os setores, principalmente era preciso uma entidade mais representativa para a categoria ter segurança e poder confiar. Não aceitamos injustiças e falta de respeito com o Servidor que merece ser tratado com total dignidade pelo trabalho feito com esforço e dedicação. |
|
|
Sua forte liderança assegura um mandato cheio de conquistas para os trabalhadores de Santana de Parnaíba |
10) Fale um pouco dos planos futuros para a entidade.
Temos inúmeros pedidos feitos pela categoria, que sempre anseia por condições melhores. Claro que a principal reivindicação é pelo ganho na Campanha Salarial, mas, além disso, destaco o andamento da criação da Mesa Permanente de Negociação (MPN), o que na prática seria um canal fixo para, pelo menos, darmos voz ás nossas ações diretamente com a Administração Municipal.
11) Como está sendo a Campanha Salarial?
Tem sido um forte combate em razão da existência de um impasse na comunicação com a Administração, sempre se esquivando das nossas tentativas de negociação e reivindicações. No entanto, não vamos desistir, vamos à luta e a categoria não aceita descasos, estamos com toda força possível e sabemos que podemos contar com a Fesspmesp e seu apoio irrestrito.
12) Fale um pouco sobre sua ótica da Federação, importância, trabalho, etc.
É de suma importância para nossa entidade, principalmente para dar consciência ao Servidor de que está sendo representado e amparado sempre que necessário por uma forte Federação e também traz motivação para nossa diretoria em desempenhar o melhor papel em favor do funcionalismo na cidade, contando sempre com o suporte do presidente Aires e os coordenadores regionais.
13) Deixe uma mensagem para o Servidor de Santana de Parnaíba.
Nossa rotina é de lutas e o lema é fortalecer a base acima de tudo. Sabemos que o processo é desgastante em busca de melhorias para o funcionalismo, porém peço o apoio e a união de todos os companheiros. Lutem, apoiem e estejam ao lado do Sindicato. Estamos sempre de portas abertas para qualquer trabalhador e vamos buscar as melhores soluções para todos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com |
|
MARÇO/2016 - Na ocasião da visita de Aires Ribeiro, a equipe gravou uma edição do Presidente na Estrada |
|
|