|
Entrevista |
São Paulo, 14 de junho de 2016 |
ENTREVISTA - Sandra da Silva, de Ubatuba:
luta
por reconhecimento e condições mais favoráveis |
Ao lado do nosso tesoureiro Cláudio Aparecido (Ted), Sandra luta em prol da categoria através da Fesspmesp |
Comprometida com o funcionalismo e empenhada em melhorar a qualidade da vida do Servidor, nossa entrevistada Sandra da Silva, presidente do Sindtapu (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba) nos conta um pouco sobre sua trajetória de lutas e conquistas.
No comando de um Sindicato onde a maior parte da diretoria é composta por mulheres, a presidente Sandra tem o desafio diário de combater injustiças e avançar na luta permanente por melhores salários, benefícios e boas condições de trabalho para todo o funcionalismo de Ubatuba.
|
Sandra não se intimida por ser mulher; está constantemente no combate de injustiças e sempre na luta por ganhos concretos |
1) O que fazia antes de se tornar Servidora?
Já tive muitas profissões. Sempre fui muito batalhadora e corri atrás dos meus sonhos. Mas já trabalhei como vendedora, zeladora de condomínio e secretária. Essa última me ajuda muito até hoje na condução do Sindtapu, pois exige muita atenção e organização.
2) Possui alguma formação universitária?
Sim, a área da Educação sempre me atraiu. Por conta disso e da vontade de participar do processo de construção para uma sociedade melhor, resolvi cursar Pedagogia. Foi uma escolha certa e hoje acredito que o caminho tinha que ter sido realmente esse. Acredito na vida como um processo de evolução de aprendizado.
3) Como cogitou virar funcionária pública?
A ideia surgiu em sala de aula junto com outras colegas de turma. Naquela época estávamos concluindo o curso de Magistério e o percurso natural era quase sempre esse. Mantive a ideia e pouco tempo depois concretizei esse desejo. Em 1989, prestei concurso para Auxiliar de Serviços Infantis, passei e até hoje vivo tenho orgulho.
4) Como era seu trabalho na prática?
O principal objetivo da função era cuidar de crianças e implantar o trabalho pedagógico. No início tudo é sempre mais complicado, porém nunca tive medo de desafios, principalmente quando se trata das minhas escolhas. Agarrei a profissão e dediquei-me muito.
|
|
|
"É sempre um prazer saber que meu trabalho ajuda, de alguma forma, a vida dos trabalhadores", afirma Sandra |
5) Como foi seu início no movimento sindical?
Outro grande desafio. Sempre tive o lado humanitário muito valente de não tolerar injustiças e me preocupar com o próximo. Por isso, desde sempre procurava saber sobre a entidade que me representava, tanto nas ações como na conduta do Sindicato. Uma ex-colega de curso foi me introduzindo nessa área e quando percebi já tinha me envolvido.
6) Qual seu primeiro cargo na diretoria?
Foi como suplente do Conselho Fiscal. Mesmo na suplência sempre me mantive na ativa e continuei participativa. Mais que isso, me envolvi demais e passei a me inteirar de todos os assuntos do Sindicato. Fui aprendendo na prática como as coisas funcionavam e isso me estimulou a crescer dentro da instituição. Tempo depois acabei chegando à presidência e tenho orgulho dessa trajetória.
7) Como estava o Sindicato na época?
Até que a situação era razoável, mas muita coisa precisava ser melhorada. Uma das primeiras situações para avançar era alcançar a responsabilidade na condução da relação de respeito entre Administração, entidade sindical e Servidor. Depois, trazer a categoria para perto, a fim de participar da vida do Sindicato e fortalecer a base com uma categoria mobilizada por avanços.
8) Quais foram os principais desafios?
O primeiro foi de conquistar a confiança dos Servidores. Aqui em Ubatuba o funcionalismo gira em torno de 2.300 trabalhadores. Tivemos de traçar algumas estratégias, entre elas o trabalho de base, para quebrar a barreira que existia. Não foi uma tarefa fácil, mas com muita seriedade e competência conseguimos demonstrar o comprometimento da diretoria na entidade.
Outro grande desafio era retomar os diálogos com a Administração e conquistar direitos e benefícios os quais os companheiros precisavam com máxima urgência. Nesse quesito, fomos bem-sucedidos e, hoje, apesar de muitos pontos a melhorar, o funcionalismo tem uma condição mais favorável em vários aspectos. Tudo por conta do diálogo conquistado com a Prefeitura. |
|
|
O comprometimento com a base e a determinação em cada ação realizada fazem parte da trajetória de Sandra |
9) Fale um pouco sobre as conquistas à frente da entidade.
Hoje, o Servidor possui seu Estatuto, conquistamos cesta básica, conseguimos implantar a data-base, lutamos e garantimos a carga horária de seis horas para os Servidores da Saúde, Auxiliares de Serviços Infantis, entre outros. Também proporcionamos ao trabalhador momentos de lazer através de atividades como festas, excursões e os deixamos informados de todas as ações sindicais por meio de informativos trimestrais e outros meios de comunicação.
10) Quais os planos futuros para o Sindicato?
Temos o anseio de ampliar nossa sede para melhorar os serviços e também implantar cursos diferenciados para os Servidores aposentados e ativos. Estamos buscando também parcerias com o comércio e escolas para atender ainda melhor os Servidores e familiares.
11) Deixe uma mensagem para o Servidor.
Vamos sonhar juntos e alcançar conquistas para o funcionalismo de Ubatuba. Precisamos fortalecer nossa união para obter mais ganhos concretos. O Sindtapu está sempre de portas abertas para dialogar, ouvir suas denúncias, anseios e lutar pela valorização e reconhecimento da categoria. Contamos sempre com essa parceria. Juntem-se a nós, trabalhador!
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no Youtube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail fesspmesp@hotmail.com |
|
Sandra da Silva e parte da diretoria do Sindicato recebe Certidão Sindical do presidente da Fesspmesp, Aires |
|
|