|
Entrevista |
São Paulo, 6 de setembro de 2016 |
ENTREVISTA - Fátima Regina Ayres, de Itaquá:
"Me orgulho da gestão ética e eficiente do Sinseri"
|
Fátima Regina Ayres é Servidora desde 1988 e faz parte do Sindicato dos Servidores de Itaquá há sete anos |
A entrevistada dessa semana é uma Servidora guerreira. Está há quase 30 anos no funcionalismo e há exatos sete anos como dirigente sindical. Fátima Regina Ayres é Professora da rede municipal de ensino e tesoureira do Sinseri - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba. Ela é uma pessoa sorridente, de bem com a vida e sempre disposta a ajudar quem precisa de apoio.
Fátima é um dos braços direitos da presidente da entidade Clícia Mara Silva Damaceno, também dirigente da Federação. Juntas, elas lutam pela valorização do Servidor e por melhores condições de trabalho para o funcionalismo. Em termos financeiros, o Sinseri fez uma revolução e pagou todas as dívidas de gestões passadas e conseguiu montar uma equipe forte e altamente comprometida.
CONFIRA O BATE-PAPO NA ÍNTEGRA:
|
Fátima é tesoureira do Sinseri. Sua gestão de
custos garantiu grandes avanços para toda
categoria e vantagens para os associados |
1) Sente orgulho em ser Servidora?
Muito. Sofremos muito na mão de diversas Administrações que muitas vezes não estão ligando nem um pouco para os trabalhadores, mas não deixamos de amar nossa profissão. O funcionalismo é o coração do município, do Estado, enfim, de todo País. Somos responsáveis pelo bom andamento de serviços essenciais à população, como Saúde, Educação e atenção básica à higiene (coletores de lixo, por exemplo). Entrei no serviço público ciente da importância do meu papel para Itaquaquecetuba.
2) O que te motivou a ingressar no funcionalismo?
A carreira pública me atraiu por conta da estabilidade e pelas oportunidades que encontrei nela. Entrei na Prefeitura em 1988 como Agente Administrativo. Passei pelos cargos de Chefe de Seção, Diretora de Divisão, Diretora de Departamento, Supervisora de Ensino, ingressando, posteriormente, via concurso, no cargo de Professora. Cada progressão me estimulou a me aperfeiçoar cada vez mais através dos estudos e buscar formas de crescer e me realizar na profissão.
3) Quais as dificuldades enfrentadas pela classe?
Independente da esfera (municipal ou estadual), o Professor é muito desvalorizado. Somos um dos setores com o menor salário dentro do funcionalismo. Uma injustiça combatida pelo Sinseri com unhas e dentes. A idealização do Plano de Carreira da Educação, feito pelo Sindicato em conjunto com os Professores, é um exemplo de ação eficiente. Ele foi aprovado recentemente e hoje é um fator transformador na vida de muitos. Temos muito para avançar. Aqui te falo apenas dos Educadores, mas os demais setores da Administração também são vítimas de baixos salários e descaso.
4) Foi isso que te motivou a entrar no Sinseri?
Sem dúvida. Eu era suplente e em 2007 tive o convite para ingressar como tesoureira. Foi um desafio, pois a entidade tinha dívidas e precisava recuperar o crédito na praça. Os Servidores também sofriam com a falta de representatividade do Sindicato em prol de ganhos para o setor. Felizmente o quadro foi alterado. Hoje o Sinseri tem crédito e é referência em gestão eficiente. |
|
|
Sempre presente em mobilizações está na linha de frente de importantes ações em Itaquá e cidades vizinhas! |
5) Nos conte sobre essas mudanças e as ações para realizá-las.
Foi preciso muito estudo. Meu objetivo sempre foi oferecer o melhor. Negociamos as dívidas e pagamos todas elas. Também asseguramos a ampliação dos benefícios aos sócios. Conseguimos ampliar nosso alcance e hoje temos uma gama completa de vantagens, graças a muito diálogo e coragem para mudar. Fomos para o enfrentamento com a Prefeitura e asseguramos muitos ganhos.
6) Destaque alguns ganhos atuais da diretoria.
Conseguimos reajuste salarial todos os anos. Este é um grande avanço, pois em 2016, por exemplo, a Prefeitura queria dar ZERO de reajuste. Fomos pra cima e mudamos o quadro. Garantimos a ampliação da licença-maternidade para 180 dias, um item antigo em nossa pauta de reivindicações e recentemente conseguimos a instauração da CIPA, em processo de escolha de seus membros.
7) O que um tesoureiro de Sindicato faz?
Basicamente cuidamos das finanças da entidade. Meu trabalho é garantir que a casa esteja em ordem. O tesoureiro deve assinar os cheques da entidade e fiscalizar entradas e saídas financeiras. Com o apoio da presidente devo realizar pagamentos aos fornecedores e parceiros e negociar vantagens para os sócios, como por exemplo o corte de cabelo grátis, conquistado recentemente. |
|
|
Graças ao empenho do Sindicato foi possível ampliar a Festa do Dia do Servidor e fazer novas ações especiais |
8) E os eventos do Sindicato, como são organizados?
Temos alguns realizados todo ano, como a Feira de Roupas e a Festa do Servidor. Existe toda uma programação para acontecerem na melhor data para atender o maior número de sócios possível. Pensamos em ações que aproximem o trabalhador do Sinseri, para verem quem os representa frente a Prefeitura e negocia ganhos para a categoria. Me orgulho de termos o apoio dos companheiros.
9) Quanto aos planos para o futuro, o que a entidade planeja?
Nosso foco é ampliar as vantagens para a categoria. Também temos planos de ter nossa sede própria. A que estamos hoje é um local muito bom, mas ainda não é nosso. Queremos um lugar amplo para poder garantir a permanência de serviços ao Servidor como médico, dentista ou qualquer outro que consigamos firmar parceria. Também permaneceremos firmes para conquistas salariais.
10) Deixe uma mensagem para todos.
Sou imensamente feliz por fazer parte do movimento sindical. Somos responsáveis por transformar a vida do funcionalismo para melhorar. Sinto isso como uma missão de vida - garantir maior força para a categoria e fortalecer a luta por salários e benefícios justos. Os Servidores podem ter certeza de que continuarei firme no propósito de assegurar cada vez mais conquistas para todos os setores.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS
CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça também a TV Fesspmesp, nosso canal oficial no You Tube.
Fale com a Federação no telefone (19) 3621.7519 ou pelo e-mail contato@fesspmesp.com.br |
|
Fátima Regina, Ana Lúcia e Clícia Mara - tesoureira, vice-presidente e presidente do Sinseri respectivamente |
|
|