Dia Nacional dos Profissionais da Educação | Reforçamos o valor dos companheiros e o nosso compromisso contínuo
O Dia Nacional dos Profissionais da Educação, celebrado em 6 de agosto, é uma data significativa para homenagear trabalhadores essenciais no desenvolvimento humano e na construção do conhecimento no ambiente escolar. Esses profissionais, incluindo Auxiliares Administrativos, Merendeiras(os), Monitores, entre outros, são fundamentais para a Educação, que é a principal ferramenta de transformação social e desenvolvimento democrático.
ORIGEM
Em dezembro de 2014, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a Lei nº 13.054, a ser celebrada anualmente no dia 6 de agosto. A data escolhida refere-se à sanção da Lei nº 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Ou seja, é uma data recente no calendário de festividades, mas digna de nossa atenção e reflexão, pois jamais podemos nos esquecer do engajamento e responsabilidade de cada trabalhador que compõe a Educação de nosso País.
COMO SE APRIMORAR AINDA MAIS!
No cenário atual, marcado por problemas e desigualdades acentuadas pela pandemia, o papel dos trabalhadores e das entidades se intensifica, sendo essencial adaptar e reinventar os processos educacionais para garantir a continuidade de uma Educação de qualidade. Nesse contexto, também destacamos o Ministério da Educação (MEC), que, visando investir na valorização e qualificação efetiva dos profissionais da Educação, oferece, através da plataforma AVAMEC, um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem com mais de 200 cursos online e gratuitos.
CONCLUSÃO
Parabéns a todos os profissionais da Educação que, com dedicação e competência, transformam vidas e ajudam a construir um futuro melhor para o Brasil. Neste dia, reafirmamos nossa abertura a fim de diálogo e compromisso com a dignidade e os direitos de todos os trabalhadores do ambiente escolar.
Juntos, continuaremos a lutar por condições justas, reconhecimento e valorização, garantindo que cada profissional possa exercer sua função com respeito e segurança. Vamos construir, com união e perseverança, uma Educação inclusiva para todos!